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20 questões sobre Educação Inclusiva, com gabarito

20 questões de múltipla escolha sobre Educação Inclusiva, seguidas do gabarito


 Questões:

1. O que é educação inclusiva?

a) Um modelo educacional voltado apenas para alunos com deficiência

b) Um sistema que visa atender a diversidade de todos os alunos, garantindo acesso e permanência na escola

c) Um programa específico para alunos com dificuldades de aprendizagem

d) Um método de ensino aplicado apenas em escolas especiais


2. Qual documento internacional mais influenciou a educação inclusiva?

a) Declaração de Salamanca (1994)

b) Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948)

c) Convenção de Viena (1989)

d) Protocolo de Kyoto (1997)


3. Segundo a Declaração de Salamanca, o princípio fundamental da educação inclusiva é:

a) Separar os alunos com deficiência para melhor desenvolvimento

b) Garantir que todas as crianças, independentemente de suas características, aprendam juntas

c) Criar escolas especializadas para alunos com necessidades especiais

d) Permitir que os pais escolham se seus filhos estudarão em classes comuns ou separadas


4. Qual lei brasileira estabelece diretrizes para a educação inclusiva?

a) Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) – Lei nº 9.394/1996

b) Código de Defesa do Consumidor – Lei nº 8.078/1990

c) Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) – Lei nº 8.069/1990

d) Constituição Federal de 1988


5. O Atendimento Educacional Especializado (AEE) tem como principal objetivo:

a) Substituir o ensino regular para alunos com deficiência

b) Reforçar conteúdos tradicionais para alunos com dificuldades

c) Complementar e apoiar o processo de inclusão, fornecendo recursos e estratégias específicas

d) Criar turmas separadas para alunos com necessidades especiais


6. O que é o desenho universal para a aprendizagem (DUA)?

a) Um método de ensino exclusivo para alunos com deficiência

b) Uma abordagem que visa tornar o currículo acessível a todos os alunos

c) Um conjunto de regras para adaptar materiais escolares

d) Um programa de ensino à distância


7. Qual das opções abaixo é uma barreira para a inclusão escolar?

a) Uso de tecnologias assistivas

b) Formação continuada de professores

c) Falta de acessibilidade e preconceito

d) Apoio pedagógico especializado


8. As tecnologias assistivas são utilizadas para:

a) Criar materiais didáticos digitais

b) Melhorar a acessibilidade e a participação dos alunos com deficiência

c) Avaliar o desempenho acadêmico dos alunos

d) Aumentar a carga horária dos alunos com necessidades especiais


9. Qual das alternativas abaixo representa um exemplo de prática inclusiva?

a) Separar os alunos com deficiência em turmas específicas

b) Criar materiais didáticos adaptados e acessíveis para todos os alunos

c) Focar apenas no desempenho acadêmico dos alunos sem deficiência

d) Evitar a interação entre alunos com e sem deficiência para evitar conflitos


10. A educação inclusiva beneficia:

a) Apenas os alunos com deficiência

b) Apenas os professores que atuam na área

c) Todos os alunos, promovendo diversidade e equidade

d) Apenas os gestores escolares


11. O que significa a sigla PCD?

a) Pessoas com Dificuldades

b) Pessoas com Deficiência

c) Programa de Capacitação Docente

d) Plano de Convivência Democrática


12. Qual é o papel do professor na educação inclusiva?

a) Apenas ensinar conteúdos formais

b) Excluir alunos com dificuldades para manter o ritmo da turma

c) Adaptar o ensino para garantir a participação de todos os alunos

d) Direcionar os alunos com deficiência para escolas especializadas


13. A Língua Brasileira de Sinais (Libras) é reconhecida no Brasil como:

a) Um método auxiliar de comunicação

b) A segunda língua oficial do país

c) Uma linguagem gestual sem reconhecimento formal

d) Uma disciplina opcional nas escolas


14. A inclusão escolar deve ser promovida em quais etapas da educação?

a) Apenas na educação infantil

b) Apenas no ensino fundamental

c) Em todas as etapas da educação, do infantil ao superior

d) Apenas no ensino superior


15. O princípio da equidade na educação inclusiva significa:

a) Tratar todos os alunos de forma idêntica

b) Oferecer oportunidades iguais, respeitando as diferenças e necessidades individuais

c) Separar os alunos de acordo com suas dificuldades

d) Criar disciplinas específicas para alunos com deficiência


16. Qual é a função do mediador ou auxiliar escolar na inclusão?

a) Substituir o professor na sala de aula

b) Auxiliar no processo de aprendizagem e participação do aluno com deficiência

c) Avaliar o desempenho dos alunos com dificuldades

d) Criar turmas separadas para alunos com deficiência


17. O Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei Brasileira de Inclusão) foi instituído em:

a) 1988

b) 1996

c) 2015

d) 2020


18. A acessibilidade na escola envolve:

a) Apenas a adaptação dos materiais didáticos

b) Apenas a construção de rampas e banheiros acessíveis

c) Adaptações físicas, pedagógicas e tecnológicas para garantir a participação de todos

d) A exclusão de alunos com deficiência das atividades físicas


19. O ensino bilíngue para surdos prevê:

a) O uso exclusivo da língua portuguesa

b) O ensino em Libras como primeira língua e português como segunda

c) Apenas o uso da escrita para facilitar o aprendizado

d) A separação dos alunos surdos em escolas especiais


20. Qual dos princípios abaixo NÃO está relacionado à educação inclusiva?

a) Participação e igualdade de oportunidades

b) Preconceito e segregação

c) Adaptação e acessibilidade

d) Respeito à diversidade

20 questões sobre Educação Inclusiva, com gabarito

Veja também

Gabarito:

  1. b
  2. a
  3. b
  4. a
  5. c
  6. b
  7. c
  8. b
  9. b
  10. c
  11. b
  12. c
  13. b
  14. c
  15. b
  16. b
  17. c
  18. c
  19. b
  20. b


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