Notação Musical: O que é Isso?
A notação musical se refere a um grupo de sistemas de escrita com os quais uma ampla gama de músicas pode ser visualmente codificado para que os músicos possam executá-lo posteriormente.
Notas: as notas são marcações na pauta que indicam o tom e a duração da música
Pauta: um grupo de 5 linhas nas quais as notas são colocadas com base em seu tom.
Clave: a clave é a chave de onde estão os arremessos na pauta.
Termos Relacionados ao tempo:
Comumente em italiano do século 17 ao 18, e cada vez mais em outras línguas vernáculas largo, lento, adagio, andante, moderato, allegretto, allegro, presto, prestissimo e termos de qualificação: meno (menos), più (mais), molto (muito ou muito) poco a poco (pouco a pouco), assai (muito)mosso (movimento), sostenuto (sustentado), non troppo (não muito)20 símbolos musicais para dinâmica, andamento e articulação
- ○ p para piano
- ○ f para forte
- ○ mp para mezzo piano
- ○ mf para mezzo forte
- ○ pp para pianíssimo
- ○ ff para fortíssimo
- ○ crescente ou <para crescente
- ○ decres ou > para decrescendo
- ○ escurecer para diminuir
- ○ acelerando
- ○ ritardando
- ○ allegro
- ○ moderato
- ○ andante
- ○ largo
- ○ a tempo
- ○ accent
- ○ fermata
- ○ staccato
- ○ Legato
p = piano - suave
f = forte - forte (ou alto)
Mezzo- = médio ou meio
-issimo = muito
pp = pianíssimo
p = piano
mp = mezzo-piano
mf = mezzo-forte
f = forte
ff = fortíssimo
f = forte - forte (ou alto)
Mezzo- = médio ou meio
-issimo = muito
pp = pianíssimo
p = piano
mp = mezzo-piano
mf = mezzo-forte
f = forte
ff = fortíssimo
Outros termos relacionados à música
- Frequência - número de vibrações por segundo
- Afinação - a avaliação da frequência pelo ouvinte
- Tom - um som que dura o tempo suficiente e é estável o suficiente para ter tom, qualidade e volume
- Oitava - mesma nota (tom), frequência dobrada
- Escala - o padrão usado para percorrer uma oitava.
- Amplitude - distância entre max e min
- Comprimento de onda - distância percorrida em um ciclo
- Período - tempo para concluir um comprimento de onda
- Loudness - avaliação da amplitude pelo ouvinte
- Tom puro - frequência e amplitude constantes (cria a onda senoidal)
Além da pauta outros termos são interessantes.
Você já cantou a Capella?
Cantando sozinho ou desacompanhado, literalmente em estilo de capela, ou seja, vocal música sem acompanhamento instrumental. Este pode ser outro bom estilo ema paleta de cores do cantor.O que é um Arranjo?
Uma interpretação musical completamente original de uma música elaborada e estruturada para um ou mais peças de uma banda.
Já tocou uma escala diatônica?
Escala Diatônica - Simplificando, a escala comum que reconhecemos como "Do, re, mi, fa,sol, la, ti, do. "Os Termos Italianos e o Ritmo na Notação Musical
Tempo (latim: tempus - "tempo") é a taxa (ou velocidade relativa) na qual o pulso flui através do tempo. Isso é determinado por vários métodos.Basicamente, o Tempo na música é a taxa na qual nós percebemos o pulso a tempo.
Ele é indicado pelo metrônomo com marcações, valor de pulso e termos.
Metronomo - by Pixabay |
Por volta do século XVII (aproximadamente!), Termos italianos passaram a ser usados para indicar o ritmo. Esses termos eram descritivos e, portanto, bastante interpretado livremente quanto ao andamento exato.
Esses termos indicam uma estreita “Faixa” de velocidades metronômicas. Por exemplo, o termo Andante significa "Indo" ou "um ritmo de caminhada". Isso geralmente equivale a cerca de 76 batidas por minuto, mas pode ser interpretado em um pouco mais rápido ou um pouco ritmo mais lento.
Na tentativa de refinar esses termos, para torná-los mais precisos, diminutivos foram adicionados: Andantino indica um ritmo ligeiramente mais rápido do que Andante.
Outros modificadores também entraram na prática comum. Para, Por exemplo, Andante con moto (“indo, com movimento”) é autoexplicativo.
A partir do século XIX, os compositores costumavam usar tempo equivalente e descrições de desempenho em seus idiomas nativos, ou mistos Termos italianizados e termos vernáculos na mesma peça.
É importante entender que o uso destes termos ultrapassou meras indicações de velocidade relativa.
Muitas vezes, eles também carregam a conotação de estilo ou prática de desempenho. Por exemplo, Allegro conbrio ("animado, com fogo ou brilho") implica uma forma estilística de desempenho, não apenas uma taxa na qual o pulso progride através do Tempo.
Existe música sem Ritmo?
Ritmo, melodia, harmonia são os aspectos essenciais de uma performance musical. Eles são freqüentemente chamados de elementos básicos da música.
O principal objetivo da teoria musical é descrever várias peças musicais em termos de suas semelhanças e diferenças nesses elementos, e a música geralmente é agrupada em gêneros com base nas semelhanças em todos ou na maioria dos elementos.
Será útil, portanto, estar familiarizado com os termos comumente usados para descrever cada elemento.
A música não precisa ter harmonia, e algumas músicas nem mesmo têm melodia.
Acredito que a música não pode acontecer sem tempo.
A colocação dos sons no tempo é o ritmo de uma peça da música.
Como a música deve ser ouvida ao longo de um período de tempo, o ritmo é um dos elementos mais básicos de música.
Em algumas peças musicais, o ritmo é simplesmente um "posicionamento no tempo" que não pode ser atribuído a uma batida ou metro, mas a maioria dos termos de ritmo diz respeito a tipos mais familiares de música com uma batida constante.
Existe música sem Ritmo?
Termos de ritmo
• Ritmo - O termo "ritmo" tem mais de um significado. Pode significar o pulso básico e repetitivo da música, ou um padrão rítmico que é repetido ao longo da música (como em "sinta o ritmo"). isto
também pode se referir ao padrão no tempo de um único pequeno grupo de notas (como em "toque este ritmo para mim").
• Batida - Batida também tem mais de um significado, mas sempre se refere à música com pulso constante. Pode consultar o próprio pulso (como em "toque esta nota na segunda batida do compasso"). Na batida ou no tempo forte refere-se ao momento em que o pulso é mais forte. Fora do ritmo está entre os pulsos, e a batida é exatamente a meio caminho entre os pulsos. A batida também pode se referir a um rítmico repetitivo específico padrão que mantém o pulso (como em "tem batimento latino"). Observe que uma vez uma forte sensação de ter uma batida é estabelecida, não é necessário que algo aconteça a cada batida; uma batida ainda pode ser "sentido" mesmo que não seja especificamente ouvido.
• Compasso - as batidas são agrupadas em medidas ou barras. A primeira batida geralmente é a mais forte, e na maioria das músicas, a maioria dos compassos tem o mesmo número de batidas. Isso configura uma base.
Padrão no pulso da música: por exemplo, forte-fraco-forte-fraco-forte-fraco ou forte-fraco
fraco-forte-fraco-fraco.
A seção rítmica quase sempre inclui um percussionista (geralmente
em uma bateria) e um baixista (geralmente tocando algum tipo de baixo de cordas dedilhadas). Também pode incluem um piano e / ou outros tecladistas, mais percussionistas e um ou mais guitarristas ou outras cordas dedilhadas ou dedilhadas. Vocalistas, instrumentos de sopro e cordas em arco geralmente não são parte da seção de ritmo.
• Síncopa ocorre quando uma nota forte ocorre em uma batida fraca ou fora da batida.
As indicações de andamento devem ajudar o artista a saber qual tempo escolher ao interpretar e executar uma pontuação musical.
Veja também
O que é tempo musical?
Para Simon Dix Quando se fala em andamento, deve-se primeiro definir o que tempo é realmente. A definição comum especifica o andamento como o número de eventos igualmente espaçados (batidas) por unidade de tempo(minuto). A batida é geralmente definida pelo denominador da assinatura do tempo de uma partitura musical.
tempos musicais
Presto
muito rápido (168–200 bpm)
Allegro
rápido e brilhante (120–168 bpm)
Allegretto
moderadamente rápido
Moderato
moderadamente (108-120 bpm)
Andante
em ritmo de caminhada (76-108 bpm)
Adagio
lento e imponente (66–76 bpm)
Grave
lento e solene
Lento
muito lento (40–60 bpm)
Qual é a diferença entre Consonância vs Dissonância
Estes são termos complicados e culturalmente influenciados
Vagamente significa "agradável ao ouvido" e "não agradável ao ouvido"
Pode se referir a vários parâmetros musicais
Por enquanto, aplicaremos esses termos a intervalos
Intervalos consoantes são intervalos perfeitos (o quarto é um caso especial) e o terceiro e o sexto maior e menor
Intervalos dissonantes são 2s, 7s e tritones (às vezes considerados neutros)
P4ths são considerados dissonantes se o quarto estiver acima da nota de baixo - mais tarde
Descrever intervalos como dissonantes não significa que eles soam mal - eles são considerados harmonicamente instáveis neste sistema
A resolução de dissonância em consonância é um processo fundamental na música tonal
Os benefícios de se tornar musicalmente alfabetizado são vastos.
1. Ter uma melhor compreensão, bem como uma melhor apreciação de música.
2. Ser capaz de compreender e comunicar através da linguagem da música, sua habilidade de tocar e expressão vai melhorar.
Alfabetização musical não significa necessariamente conhecer suas escalas, regras padrão para harmônicos progressão, convenções formais e todos os outros assuntos técnicos que encontramos em livros teóricos que são usados para levar os alunos ao padrão do exame. Embora parte desse conhecimento possa ser útil e de alguma relevância em certos tipos de música, geralmente se aplica mais a trabalhos escolares e livros de exercícios do que para desenvolver habilidades de escuta.
O auge da alfabetização musical também se expressa na composição.
É um patamar que tende a ser mais focado na leitura de música e habilidades para ler o que está passando na pauta, mas menos foco na criação, escrita e composição.
Tal como acontece com o modelo comum de alfabetização, a alfabetização musical é atribuída a uma pessoa que pode ler ou escrever notação musical para desempenho ou avaliação musical.
Você sabia que desde o primeiro desenvolvimento da música da Europa Ocidental em suas igrejas, a notação musical documentou a música tocada nos templos?
Como acontece com a alfabetização comum, a capacidade de ler e interpretar música criou classes de pessoas, aqueles que podiam e detinham. Até a invenção da imprensa em 1400 e o desenvolvimento da notação musical nos anos 1500, apenas o clero instruído e rico era o literato musical, a classe privilegiada. Foi o período do Renascimento da Europa Ocidental que anunciou a disseminação da linguagem escrita e da música para pessoas mais comuns e aumento da alfabetização nesta classe de pessoas (2)
O que é Alfabetização Musical?
4 formas de ter sucesso na alfabetização musical
• Parceria - O músico estuda em um dueto onde cada um oferece capacidades que se combinam em um conhecimento musical.
• Familiaridade - Assim como um instrumento, a prática diária é crucial. Leva tempo para aprender o que você pode fazer musicalmente e tempo para ouvir como outros músicos o usam.
• Desafio - Quando há um equilíbrio entre habilidades e desafios, há um envolvimento profundo.Conforme as habilidades aumentam, novos desafios surgirão para manter o músico totalmente engajado.
Fontes:
Refências
https://florida.theorangegrove.org/og/file/65ef05ea-3a3f-15c2-f75b-57cab0d3c427/1/music.pdf
http://cnx.org/content/m11646/1.4/>
https://math.rice.edu/~nsfmli/presentations/math and music folder/Math and music.ppt
https://www.potsdam.edu/sites/default/files/documents/academics/Crane/MusicTheory/MH-Musical-Terms-and-Concepts.pdf
https://www.potsdam.edu/sites/default/files/documents/academics/Crane/MusicTheory/MH-Musical-Terms-and-Concepts.pdf
https://www.janvriend.co.uk/wp-content/uploads/2010/06/Musical-Literacy.pdf
https://encompass.eku.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=1660&context=honors_theses
http://ufdcimages.uflib.ufl.edu/AA/00/06/16/19/00001/Anderson_Wayne_final_.pdf
https://www.janvriend.co.uk/wp-content/uploads/2010/06/Musical-Literacy.pdf
Adquira o Livro Português Esquematizado Gramática, Interpretação de Texto, Redação Oficial e Redação Discursiva. O candidato tem diante de si todo o arsenal de Língua Portuguesa. Clique aqui e confira!
Compartilhe em sua s Redes Sociais!
0 comentários:
Postar um comentário