Publicidade

Resumo sobre A crise das Tulipas Holandesas, 1636-37

 A crise das tulipas holandesas, 1636-37

As tulipas se popularizaram impulsionadas pela “ competição de prestígio ”     entre os membros da nobreza e a próxima elite  de cidadãos ricos pela posse das mais raras tulipas. 

Um vírus específico da tulipa, chamado "Tulip Breaking potyvirus",   causou novas variantes de tulipas, que se tornaram muito populares     e eram muito procurados , como a variante chamada

     “ Sempre Augusto ” . 

Em 1632 , um bulbo de uma famosa variedade de tulipas custava tão  tanto quanto 1000 florins holandeses (= 7 vezes a média  renda anual = 33 suínos gordos = 10 toneladas de manteiga) 

Em 1635 , uma venda de 40 lâmpadas foi registrada no valor de 2500 florins holandeses por uma lâmpada ( 16 vezes a renda anual média).

No auge da febre de 1637 , o preço recorde de 6.000 florins holandeses         ( 40 vezes a renda média anual) foi pago por uma lâmpada de “Sempre Augusto”.

Em 1636, as tulipas eram negociadas nas bolsas de valores de várias cidades e vilas holandesas.

Isso encorajou a “ febre das tulipas ” definitiva com o comércio de tulipas por todos os membros da sociedade , e muitas pessoas vendendo ou trocando seus outros bens (casas, fazendas ...) para especular no mercado de tulipas.

Os comerciantes vendiam bulbos de tulipas recém-plantados ou que pretendiam plantar ( contratos futuros ).

O comércio desses futuros acontecia principalmente nas tavernas e nos mercados, mesmo nas pequenas cidades.

Na primavera de 1637, a bolha estourou quando, em um leilão em Altmahr, um corretor de contratos futuros não encontrou demanda para seus contratos.

Resumo sobre A crise das Tulipas Holandesas, 1636-37



O resultado econômico da queda do preço das tulipas foi um declínio na atividade econômica , causado pela perda de riqueza de muitas famílias, que especularam com as tulipas.A notícia se espalhou muito rápido por vilas e cidades e o preço dos bulbos de tulipa caiu para menos de um centésimo dos preços de pico.

Dado o sólido contexto econômico da economia holandesa, a recessão foi apenas moderada e forte investimento em ações (empresas de comércio exterior) e projetos de construção (sistemas de drenagem, canais, etc.) logo retornou .

O impacto de longo prazo da tulipmania na economia holandesa foi certamente muito positivo : hoje, com mais de 2 bilhões de tulipas colhidas todos os anos, a Holanda é líder mundial no mercado de (mas não apenas) tulipas.

Fonte: Prof. Dr. Rainer Maurer


Adquira o Livro Português Esquematizado Gramática, Interpretação de Texto, Redação Oficial e Redação Discursiva. O candidato tem diante de si todo o arsenal de Língua Portuguesa. Clique aqui e confira!



Compartilhe Compartilhe Compartilhe
Compartilhe em sua s Redes Sociais!


0 comentários:

Tecnologia do Blogger.
 
Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

João 3 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.