Uso da Tecnologia na Educação
Informática na educação, tecnologia móvel nas salas de aula: o que funciona?
Aplicando a Tecnologia Móvel na Educação
O autor relata tipos de uso da tecnologia móvel que fazem mais sentido para salas de aula.
- • E-readers (E-Book) . Parte do problema com livros tradicionais é que eles são tão rapidamente ultrapassados, hoje há tantos assuntos a respeito e que informam melhores leitores online. E-books eliminam esse problema e permitem atualizações em tempo real que são úteis para estudantes e professores imediatamente, e não no próximo ano escolar quando o novo livro é escolhido. aprendizagem na nuvem. Usando a tecnologia móvel que está ligado a nuvem significa que os alunos podem fazer a transição do trabalho em sala de aula para concluir em casa - ou em qualquer outro lugar - com facilidade, enquanto eles têm acesso a um telefone, tablet ou computador. Isso economiza tempo e melhora a capacidade de organização para os alunos.
- • Módulos móveis individuais . Dentro de aplicativos e jogos educativos há opções para logins individuais do estudante. Isso dá aos alunos a oportunidade de trabalharem em seu próprio ritmo, tendo tempo extra nas áreas em que eles mais precisam.
- • Programas de mensagens instantâneas . Sites que permitem que os professores enviem trabalhos de casa ou teste perguntas para os alunos através de texto e, em seguida, pedir respostas, resultam em uma abordagem mais interativa para o aprendizado. A maioria dos programas que facilitam esta tecnologia permitem feedback em tempo real sobre as respostas, permitindo que os alunos aprendam com os erros e coloquem tudo no contexto no momento. O pesquisador descobriu que os adolescentes americanos enviam uma média de 60 mensagens de texto por dia , tornando esta uma forma eficaz de alcançar os estudantes em um meio que está perto de uso universal. O Projeto OneVille tem monitorado os professores e as suas experiências com mensagens de texto para alunos do ensino médio e descobriu que os alunos se tornam mais motivados para vir para a escolae para completar o trabalho no tempo quando eles têm acesso a mensagem enviadas por professores
A Tecnologia na educação é importante para trazer a:
- internet na educação
- educação atual
- inovação educacional
- educação hoje
- educação inovadora
- educação tecnológica
- inovação em educação
Escolas rotineiramente vem implantando quadros brancos interativo, projetores de dados e computadores em todas as salas de aula, mas eles também têm uma ampla gama de tecnologias "não-escolares" para como i-pods, telemóveis, PSPs e outros. Os consoles de jogos estão sendo trazidos para as escolas, juntamente com netbooks e notebooks que estão se tornando cada vez mais
PONTOS POSITIVOS DA TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO
- Encorajar as crianças e os jovens a reconhecerem os usos positivos tecnologia no desenvolvimento e melhoria da sua própria educação.
- Entender que a tecnologia se desenvolveu mais rápido do que qualquer um poderia ter imaginado nos últimos 10 anos.
- Da mesma forma, a maneira pela qual as crianças usam tecnologias mudou nos últimos anos. Web 2.0 significa que crianças e os jovens podem ser criadores de conteúdo em vez de simplesmente usuários dele.
- Refletir sobre maneiras em que moderno tecnologias que eles o uso poderia ser benéfico dentro da sala de aula.
Objetivos específicos:
Os alunos devem ser capazes de:a. usar o conhecimento e a compreensão para fazer escolhas informadas sobre segurança, saúde e
bem-estar
b. encontrar informações e apoio de uma variedade de fontes
c. avaliar e gerenciar o elemento de risco em escolhas e situações pessoais
d. aprender usar habilidades sociais para construir e manter uma série de relacionamentos positivos
e. usar as habilidades sociais de comunicação, negociação , assertividade e colaboração
f. valorizar as diferenças entre as pessoas e demonstrar empatia e disposição para aprender
sobre pessoas diferentes de si
g. comunicar e trocar informações (incluindo comunicação digital) de forma eficaz, segura e
com responsabilidade.
h. desenvolver uma compreensão de práticas e segui-los.
ABORDAGEM
1. Comece perguntando aos alunos o que é bom na internet?
- Para que eles usam isso?
- Como a tecnologia nos ajuda?
- Como melhorou as maneiras pelas quais vivemos nossas vidas?
- Quantas vezes a tecnologia desempenha um papel em um dia típico? Despertador, microondas, ônibus destinos exibidos no ponto de ônibus ..... etc. etc.
- O que os alunos mais sentiriam falta se tivessem que viver sem tecnologia por um dia?
- De que evolução eles ouviram falar sobre o futuro ou imaginam para o futuro?
- O que eles gostariam de ver no futuro?
- Eles podem pensar em maneiras pelas quais a tecnologia às vezes pode ser usada quando há talvez formas mais eficazes e eficientes (como usar um livro)?
- Como eles usariam a tecnologia para apoiar a aprendizagem na escola?
2. Peça aos alunos para criar uma apresentação de 5 minutos com melhor recurso ou aplicativo que eles usariam no ensino se fossem professores por um dia.
3. Defina o tema sobre o qual os alunos devem elaborar a apresentação
4. Incentive e dê liberdade para fazerem seu próprio projeto aqui usando novas tecnologias. Eles podem criar um blog, podcast, filme ou site / página da web, reportagem sobre tecnologia na educação
AVALIAÇÃO
Eles precisam ser capazes de explicar por que eles usaram isso e qual a vantagem sobre outras soluções que não dependem tecnologia.Este plano de aula pode ser aplicado para:
- Tecnologia de educação
- Uso de tecnologias na educação
- Aula com tecnologia
- Como usar a tecnologia na educação
- A tecnologia e a educação
- Uso das tecnologias em sala de aula
Qual é a importância da informática na educação?
Informática na Educação: Desafios tecnológicos.
Falando de informática na educação e tecnologia educativa.
Afinal, o que é informática educativa?
Há recursos e condições para uso de tecnologias em educação?
Tecnologia na escola
O uso das tecnologias disponíveis na escola é potencializado quando a equipe gestora está preparada para a utilização de um ambiente informatizado, incorporando-o ao trabalho de gestão esse tema já foi questionado em concursos para Administrador Escolar como na Prefeitura de Florianópolis que considerou:- Não basta conhecer e usar as novas tecnologias da informação e comunicação. É preciso que os gestores as incorporem às suas práticas, fazendo uso constante delas em seu ambiente de trabalho.
- Programas como o Urânia, FACE ou i-Educar são exemplos de softwares que potencializam importantes processos escolares como registro de notas, cadastro de alunos, montagem de horários de aulas ou gestão do acervo de bibliotecas escolares.
- A Plataforma Moodle, além de ser uma ferramenta pedagógico-educativa, voltada para a qualificação das relações de aprendizado, também pode ser um importante apoio para a atividade de registro cartorial e criação de cursos que possibilitem a interação entre os integrantes de uma comunidade educativa.
- O uso das tecnologias na gestão escolar revela novos papéis dos seus profissionais – como organizadores de informações, criadores de significados e líderes – na tomada compartilhada de decisões.
Laboratórios fornecidos pelo governo
- O governo não proporciona um ambiente favorável para a educação científica e tecnológica como prioridade, pois, deveria fornecer laboratórios funcionais que incentiva e motiva pesquisadores e estudantes por meio eficaz e coordenação.
- Os governos devem ser responsáveis pelo fornecimento de infra-estrutura adequada para as escolas e conclui que este deve assumir a responsabilidade de fornecer infra-estruturas básicas necessárias à aquisição de computadores e competências, o que deverá incluir o fornecimento dos espaços funcionais
- Os governos devem propor políticas de tecnologia para impulsionar o sistema estabelecido e também fornecer as infra-estruturas necessárias e Ambiente, não só para a redução evasão, mas também para servir como veículo
Inovação em Educação
Veja também
- Saiba Como Usar o Laboratório de Informática de forma Eficiente
- Qual é a importância da informática na educação?
- O Profissional Docente e o Cenário Pandêmico
A Qualidade do Sistema Educacional exige:
Acesso ilimitado no ensino primário e secundário
Acesso ilimitado no ensino pós-secundário
Desafios com professores certificados e de treinamento de professores
Desafios de infraestrutura física, gastos e tecnologia limitam o impacto no acesso educacional
Em geral, o sistema educacional atual, em diversos países, está debilitado pela baixa acessibilidade e baixos níveis de desempenho educacional, embora haja exceções. É necessária uma mudança radical em nossa abordagem educacional.
Alcançar uma Economia Baseada no Conhecimento o cultivo de pessoas criativas e inovadoras. Promova a criatividade natural e uma mentalidade para converter desafios em oportunidades, identificação de problemas e busca de soluções. Flexibilidade de ensino, positividade e o poder da perspectiva
Desenvolvendo Criatividade na Escola
A estrutura do sistema escolar atual é voltada para testes padronizados, seguindo um currículo restrito que não se destina a explorar a imaginação e talentos latentes. Devemos repensar os princípios que regem o sistema educacional atual.Eduque para inovar
O sistema educacional precisa estar mais focado no desenvolvimento de atitudes que podem levar a ideias inovadoras. Idealmente, o sistema educacional deve promover a inovação, a criatividade e o empreendedorismo.Ao aprimorar os talentos dos alunos e canalizar sua criatividade, atitudes empreendedoras podem ser estimuladas. A educação para o empreendedorismo deve ser integrada em todos os níveis educacionais dos currículos.
Os alunos precisam deixar de ser candidatos a empregos, mas sim pensadores críticos, criadores de negócios e inovadores.
As condições para estimular a criatividade
- Auto confiança
- Pensamento crítico
- Engajamento colaborativo
- Equipes de trabalho multidisciplinares e multi-talentosas
Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais : ciências naturais / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília : MEC/SEF, 1997.
BRASIL. Ministério da Educação - MEC Portal do Professor Disponível em <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/. >
Adquira o Livro Português Esquematizado Gramática, Interpretação de Texto, Redação Oficial e Redação Discursiva. O candidato tem diante de si todo o arsenal de Língua Portuguesa. Clique aqui e confira!
Compartilhe em sua s Redes Sociais!
0 comentários:
Postar um comentário