História do Ballet
A arte do balé pode traçar suas origens no início do século XVII, quando os dançarinos se apresentavam para entreter o público entre as cenas de uma ópera.
Essas danças curtas cresceram em popularidade e importância até se tornarem uma forma de teatro por direito próprio, acompanhadas por uma padronização de movimentos e definição de outras convenções estilísticas.
Rei Luís XIV, o Rei Sol
Em 1661, o rei Luís XIV da França fundou a Académie Royale de Musique et de Danse , estabelecendo Paris como o centro do balé acadêmico.
A Académie Royale de Musique et de Danse , ainda funciona hoje como o Ballet da Ópera de Paris
A maioria dos balés de corte franceses consistia em cenas de dança ligadas por um mínimo de enredo.
Por terem sido projetados principalmente para o entretenimento da aristocracia, ricos trajes, cenários e elaborados efeitos de palco foram enfatizados.
O palco do proscênio foi adotado pela primeira vez na França em meados dos anos 1600, e dançarinos profissionais fizeram sua primeira aparição, embora eles não tivessem permissão para dançar no grande balé que concluía a apresentação; isso ainda estava reservado para o rei e os cortesãos.
O balé da corte atingiu seu auge durante o reinado (1643-1715) de Luís XIV, cujo título de Rei Sol foi derivado de um papel que ele dançou em um balé.
Muitos dos balés apresentados em sua corte foram criados pelo compositor ítalo-francês Jean Baptiste Lully e pelo coreógrafo francês Pierre Beauchamp , que teria definido as cinco posições dos pés .
Também nessa época, o dramaturgo Molière inventou a comédia-ballet, em que interlúdios dançados alternavam com cenas faladas .
Luís XIV parou de dançar em 1670 e seus cortesãos seguiram seu exemplo.
A essa altura, o balé da corte já estava dando lugar à dança profissional. No início, todos os dançarinos eram homens, e os homens mascarados dançavam papéis femininos.
As primeiras dançarinas a se apresentar profissionalmente em uma produção teatral apareceram (1681) em um balé chamado Le Triomphe de l'Amour (O Triunfo do Amor).
Era da Reforma
Durante os anos 1700, o balé se reformou cada vez mais para o que o conhecemos como hoje.
Os coreógrafos queriam que os balés que criaram contivessem mais enredo e expressividade por meio da dança.
Ballet d 'action - Danças em que os movimentos dos dançarinos são projetados para expressar o personagem e auxiliar na narrativa, em vez de adereços e fantasias
Danças que contam uma história inteiramente por meio do movimento.
Mulheres se tornaram estrelas para igualar os homens.
Marie Salle
Marie Carmargo
Jean Claude Balon
Era romântica
A era começou com a estreia em 1827 em Paris da bailarina Marie Taglioni no balé La Sylphide ,A época marcou a ascensão da bailarina como parte central do balé.
Ela foi uma das bailarinas mais célebres do balé romântico.
Considerada a primeira dançarina a dançar en pointe.
Conhecida por encurtar a saia em La Sylphide , o que era considerado muito escandaloso na época.
Marie Taglioni em La Sylphide
Sapatos pontiagudos e tutus
Para melhorar a imagem do bailarino " ausência de peso s.
As bailarinas começaram a usar Pointe Shoes em meados de 1800, mas os sapatos não tinham suporte. As sapatilhas de ponta ficaram famosas pela bailarina Anna Pavlova nos anos 1900.
Tutu é uma saia feita de um tecido de rede chamado Tule. Isso permitiu ao dançarino mostrar suas pernas e pés no palco.
Tutu
Tutu é uma saia feita de um tecido de rede chamado Tule. Permitiu ao dançarino mostrar a técnica das pernas e pés no palco.
Bolshoi Ballet: Rússia
O Bolshoi Ballet é um balé de renome internacional. Fundado em 1776, o Bolshoi está entre o mundo ' s mais antigas companhias de balé.
Baseado no Teatro Bolshoi em Moscou, Rússia
Balé de teatro La Scala: Itália
Uma das mais antigas e renomadas companhias de balé do mundo
Fundado na inauguração do Teatro La Scala em 1778
Ballet Russe
Fundada em Paris em 1909 pelo benfeitor russo Serge Diaghilev , a empresa combinou as tradições russas e ocidentais com o modernismo.
Ele foi capaz de identificar e reunir os artistas mais criativos de sua época, Pablo Picasso, Henri Matisse e Marc Chagall para a cenografia. Compositores Igor Stravinsky, Sergie Prokofiev, Pyotr Tchaikovsky. Os figurinistas Erte e Coco Chanel.
Ballet Russe: O Ballet na França havia se tornado estagnado e previsível, com muitos clientes comparecendo simplesmente por hábito. Ballets Russes injetou no mundo do ballet uma vitalidade renovada, apresentando a forma, não como uma relíquia do passado, mas uma arte vibrante acontecendo no presente. Depois que a França liderou o balé por vários séculos, Ballets Russes agora apresentava um trabalho muito russo: música russa, assuntos e temas russos, designs visuais russos e, claro, dança russa.
Mikhail Fokine
Primeiro coreógrafo principal do Ballets Russes.
Sergei Diaghilev
(1872-1929)
Fundador e diretor do Ballets Russes
Anna Pavlova foi considerada uma das melhores dançarinas de balé clássico da história.
A primeira bailarina a dar a volta ao mundo.
Vaslav Nijinsky:
Dançarina e coreógrafa
Frequentemente citado como o maior dançarino masculino do século XX.
Royal Ballet: Grã-Bretanha
Ao longo do século 19, a Grã-Bretanha patrocinou o balé, mas não teve grande influência na sua criação, preferindo importar o melhor do outro lado do canal. No início do século 20, entretanto, isso começou a mudar constantemente.
Originalmente chamado de Sadler ' Wells Ballet s estabelecida 1931.
Renomeado Royal Ballet em 1949 por Frederick Ashton, que tinha sido o principal coreógrafo para Sadler ' Wells s.
Margot Fonteyn
Amplamente considerado como um dos maiores bailarinos clássicos de todos os tempos.
Prima Ballerina Assoluta do Royal Ballet, nomeada por Sua Majestade a Rainha Elizabeth II.
Rudolf Nureyev
Considerado um dos maiores dançarinos masculinos de todos os tempos
Dançarina Principal do Royal Ballet
Diretor do Ballet da Ópera de Paris (1983-1989)
Despedido da Rússia em 1961
em 1989 ele retornou à Rússia para dançar La Syphilde com o Ballet Kirov
Balé da cidade de Nova York
George Balanchine : Um dos maiores e mais prolíficos coreógrafos da história do balé. Dispensado do Ballet Russe e depois do Marinsky Ballet porque sua coreografia era muito polêmica, ele foi para Nova York.
Fundou a School of American Ballet em 1933 e a empresa em 1934.
Co-fundador e mestre de balé do New York City Ballet. Coreografou mais de 400 balés, 100 dos quais ainda hoje são executados.
George Balanchine
Balé da cidade de Nova York
Maria Tallchief
Bailarina do Balé da Cidade de Nova York
Primeira bailarina nativa americana
Suzanne Farrell
American Ballet Theatre
O American Ballet Theatre foi lançado em 1939, o objetivo era desenvolver um repertório dos melhores balés do passado e incentivar a criação de novas obras de jovens coreógrafos talentosos, onde quer que se encontrassem.
Membros do Comitê Artístico do Ballet Theatre em 1947: LR: Jerome Robbins, Lucia Chase, Agnes de Mille, Oliver Smith e Aaron Copland.
Mikhail Baryshnikov
Uma dançarina russa, coreógrafa citada ao lado de Nijinsky e Nureyev como uma das maiores bailarinas da história.
Começou no balé Kirov, ele desertou em 1974
Ingressou no American Ballet Theatre de NYCB
Tornou-se Diretor Artístico da ABT em 1980
Ballet Arizona
Fundada em 1986 como companhia de balé residente no Arizona
Dirigido por Jean-Paul Comelin, formalmente dançarino do Balé de Stuttgart.
Em 2000, Ib Anderson foi nomeado diretor artístico.
Como ex-dançarino do New York City Ballet montou muitas danças Balanchine na companhia.
A linguagem do balé
Durante o treinamento formal de um jovem bailarino, posições e técnicas como echappe ou arabesque tornam-se parte do ' vocabulário ' de um bailarino , permitindo que eles se comuniquem com outros bailarinos em uma linguagem comum de movimento.
Vocabulário de balé
Balé
O balé clássico é geralmente estruturado com um pretexto narrativo. É importante que o público tenha uma compreensão do enredo básico para entender completamente a combinação complexa de movimento, música e narrativa que compõe uma performance.
Alguns balés, como O Quebra-Nozes ou A Bela Adormecida, baseiam-se em histórias tradicionais conhecidas até hoje; outros são mais obscuros e requerem um esforço maior por parte dos bailarinos e do público para compreender plenamente o seu significado.
O quebra-nozes
Estreado em 1892
Coreografia de Mauris Petipa com música de Tchaikovsky
Bela adormecida
Apresentado originalmente em 1890
Coreografado por Mauris Petipa
Música de Tchaikovsky
Lago de cisnes
Executado pela primeira vez em 1877
Coreografado por Julius Reisinger com música de Tchaikovsky
Giselle
Estreado em 1841
Ballet du Theatre de l ' Academie Royal de Musique
Coreografia de Jean Coralli e Jules Perrot
Quatro temperamentos
Estreado em 1946
Coreografia de George Balanchine
Fonte: https://www.ccusd93.org/cms/lib/AZ02204140/Centricity/Domain/888/History%20of%20Ballet%20Advanced.ppt
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