50 Exercícios de Teoria Musical, com Gabarito
1) Na clave de fá, a nota ré corresponde à seguinte linha (de baixo para cima):
(A) 1ª
(B) 2ª
(C) 3ª
(D) 4ª
2) O acorde dominante corresponde ao seguinte grau da escala:
(A) I;
(B) III;
(C) IV;
(D) V.
3) Quantas quiálteras de 3 cabem num compasso quaternário, tendo a semínima como unidade de tempo?
(A) 6;
(B) 1;
(C) 4;
(D) 3.
4) A duração da mínima é:
(A) o dobro da semínima;
(B) metade da semínima;
(C) o dobro da semibreve;
(D) metade da breve.
5) Quantos semitons formam um intervalo de terça menor?
(A) 4;
(B) 5;
(C) 6;
(D) 3.
6) Considerando o compasso composto 6/8, que figuras completam-no corretamente?
(A) duas semínimas pontuadas;
(B) seis semínimas;
(C) oito colcheias;
(D) duas mínimas pontuadas
7) Quantos sustenidos (#) compõem a armadura de sol maior?
(A) 3;
(B) 1;
(C) 2;
(D) 4.
8) A definição de “trítono” é:
(A) canto a três vozes;
(B) intervalo de 4ª aumentada;
(C) terças em uníssono;
(D) intervalo de três semitons.
9) O tom relativo de Dó maior é o:
(A) Dó menor;
(B) Ré maior;
(C) Si b menor;
(D) Lá menor.
10) Numa partitura com dois bemóis (b) na armadura,
podemos deduzir que o tom será:
(A) Si b maior ou Sol menor;
(B) Si maior ou Sol menor;
(C) Mi b maior ou Dó menor;
(D) Mi maior ou Dó b menor.
11) A seguinte escala sobe diferente de sua descida:
(A) escala menor natural;
(B) escala menor harmônica;
(C) escala menor melódica;
(D) escala menor dissonante.
12) Em relação à “fermata” é correto afirmar que:
(A) diminui metade do valor da nota;
(B) aumenta a duração da nota, ficando esta a critério do
intérprete ou do regente;
(C) aumenta meio tom da nota original;
(D) diminui meio tom da nota original.
13) Complete a sequência da escala de Sol maior:
Sol - lá - si - dó - (...) - (...) - (...) - (...)
(A) réᵇ - mi - fá# - sol;
(B) ré - mi - fá# - sol;
(C) ré# - mi - fá - sol;
(D) réᵇ - mi - fá – sol.
14) O estilo rock é fundamentalmente:
(A) quaternário;
(B) ternário;
(C) binário;
(D) compasso composto.
15) O andamento que corresponde a aproximadamente 200 bpm é o:
(A) andante;
(B) prestíssimo;
(C) largo;
(D) adágio.
16) Complete de modo a formar um acorde dissonante:
Ré - (...) - (...)
(A) Ré - fá - lá;
(B) Ré - fá# - lá;
(C) Ré - fá# -lá#;
(D) Ré - solᵇ – lá.
17) Complete a escala cromática:
dó - dó# - ré - ré# - (...) – (...) – fá# - sol - sol# - lá
(A) miᵇ - mi;
(B) mi - fá;
(C) mi - fáᵇ;
(D) miᵇ - fá.
18) Complete a escala diatônica de Sol:
sol – lá – si – dó – ré – (...) – (...) – sol
(A) mi – fá#;
(B) mi - fá;
(C) mi# - fá;
(D) mi – fáᵇ.
19)Assinale o intervalo de segunda menor:
(A) sol - lá;
(B) sol - fá;
(C) sol - láᵇ;
(D) sol - siᵇ
20) O bequadro:
(A) eleva a nota em meio tom;
(B) retorna a nota ao som natural;
(C) apaga a nota;
(D) prolonga a nota.
Veja também:
GABARITO DAS QUESTÕES DE TEORIA MUSICAL
1.C
2.D
3.A
4.A
5.D
6.A
7.B
8.B
9.D
10.A
11.C
12.B
13.B
14.A
15.B
16.C
17.B
18.A
19.C
20.B
Fonte: PMAM/2011
Questões de Teoria Musical
1) São duas espécies de semitom. Um deles formado por 2 notas diferentes com sons sucessivos. O outro formado por 2 notas do mesmo nome com entoação diferente. Estamos falando respectivamente de:
Assinale â alternativa CORRETA.
a) Semitom cromático e diatônico.
b) Semitom diatônico e cromático.
c) Semitom cromático e clássico.
d) Nenhuma das alternativas.
2) Assinale a alternativa CORRETA que apresenta instrumentos de corda pinçada com auxílio de um teclado:
a) Cravo , Virginal, Espineta , Claviarpa.
b) Clavicórdio, Rebab , Kantele , Koto.
c) Cravo, Eufônico , Cítara, Lira.
d) Nenhuma das alternativas.
3)Assinale a alternativa CORRETA sobre a clave de Sol:
a) é usada para instrumentos graves e na mão esquerda do piano ou instrumentos de teclas.
b) é usada para instrumentos médios e agudos e na mão direita do piano ou instrumento de teclas.
c) é usada para instrumentos graves e médios e na mão direita do piano ou instrumentos de teclas.
d)Nenhuma das alternativas.
4) A figura abaixo representa:
a) Clave Fá.
b) Clave Sol.
c) Clave Dó.
d) Nenhuma das alternativas.
5) Analise os contextos a seguir: [1] Na Harmonia Funcional, os acordes são analisados sintaticamente desenvolvendo uma relação entre eles, dentro de um contexto harmônico. [2] A Harmonia Funcional estuda as propriedades morfológicas dos acordes, onde se tem o objetivo de tratar das características formais dos acordes, ou seja, se ele é maior, menor, se é uma
tríade ou uma tétrade, com sétima, diminuto, nona, quarta, sexta, com suas eventuais alterações.
Assinale a alternativa CORRETA:
a) Os dois contextos estão corretos.
b) Apenas o primeiro contexto está correto.
c) Apenas o segundo contexto está correto.
d) Nenhuma das alternativas.
6) Relacione as colunas sobre as funções
harmônicas :
1- Tônica:
2- Dominante:
3- Subdominante:
( ) Provoca uma sensação de tensão, a música fica tensionada no pico, ―chamando‖ um repouso ou um alívio o acorde passa a impressão de algo não finalizado. A sensação é de que algo está pendente na música, algo que precisa ser resolvido.
( ) Transmite a ideia e uma sensação de preparação, mas com uma menor intensidade, pode-se levar a música a um outro acorde.
( ) Transmite uma sensação de finalização, de repouso. Traz a música a ideia de conclusão, encerramento, um acorde cumprindo essa função produzirá uma sensação de relaxamento.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência
CORRETA:
a) 1-3-2.
b) 2-1-3.
c) 3-1-2.
d) Nenhuma das alternativas.
7) Os andamentos podem ser classificados em movimentos: vagarosos, moderados e rápidos.
Assinale a alternativa que apresenta os movimentos rápidos:
a) Allegro; Vivace; Vivascíssimo; Presto; Prestíssimo;
b) Grave; Largo; Adágio; Vivascíssimo; Presto.
c) Andante; Andantino; Allegretto; Adágio; Prestíssimo.
d) Nenhuma das alternativas.
8) A ligadura é um sinal de forma semicircular que se coloca acima ou abaixo das notas para ligar sons. Considerando alguns tipos de ligadura assinale a
alternativa CORRETA:
a) Ligadura de frase ou fraseado é a união de duas ou mais notas da mesma altura e mesmo nome.
b) A ligadura de expressão liga duas notas de nomes diferentes.
c) A ligadura de prolongação liga três ou mais notas de nomes diferentes.
d) Nenhuma das alternativas.
9) Referente aos intervalos musicais considerando a Distância > Intervalo, assinale a alternativa CORRETA:
a) 10 semitons > Sétima maior.
b) 5 semitons > Quarta aumentada.
c) 7 semitons > Quinta justa.
d) Nenhuma das alternativas.
10) A respeito dos intervalos leia o trecho abaixo e assinale a alternativa a que se refere :
―Esse tipo de intervalo é o que obtemos quando tocamos duas notas separadas no tempo, uma após a
outra.‖
a) Intervalo melódico.
b) Intervalo harmônico.
c) Intervalo composto.
d) Nenhuma das alternativas.
Gabarito dos Exercícios de Teoria Musical
1.B 2.A 3.B 4.C 5.B 6.D 7.A 8.B 9.C 10.A
Fonte: ICSL/2018
Exercícios de Teoria Musical, com gabarito.
1. (FEPESE/IÇARA) A extensão entre a nota mais grave e a mais aguda que uma pessoa pode alcançar quando canta, é conhecida como:
a. ( ) Estilo.
b. ( ) Tessitura.
c. ( ) Harmonia.
d. ( ) Frequência.
e. ( ) Ressonância.
2. (FEPESE/IÇARA)O elemento estrutural da música que permite distinguir a voz das pessoas e o som dos instrumentos, mesmo que estejam produzindo a mesma nota com a mesma altura e a mesma intensidade, é denominado:
a. ( ) Timbre.
b. ( ) Duração.
c. ( ) Densidade.
d. ( ) Forma.
e. ( ) Ritmo.
3. (FEPESE/IÇARA)Na organização de diferentes arranjos musicais para o ensino e a execução, o ato de reescrever uma peça feita para numerosos instrumentos, de modo que possa ser tocada por um só instrumento ou por um conjunto de câmara, pode ser definido como:
a. ( ) Releitura.
b. ( ) Transcrição.
c. ( ) Orquestração.
d. ( ) Modulação.
e. ( ) Redução.
4. (FEPESE/IÇARA)A mistura composta de sons distintos, cuja diferença de frequência é predominantemente menor que os sons mais graves, ainda audíveis, pode ser mais bem definida como:
a. ( ) Som.
b. ( ) Ruído.
c. ( ) Barulho.
d. ( ) Acordes.
e. ( ) Bloco sonoro.
24. (FEPESE/IÇARA)Conforme os estudos contemporâneos o desenvolvimento da educação musical acontece através de:
a. ( ) Leitura, Escrita musical, Improvisação.
b. ( ) Audição, Repetição e Transcrição sonora.
c. ( ) Percepção, Criação e Execução de elementos sonoros.
d. ( ) Transcrição, Improvisação e Execução coletiva.
e. ( ) Pesquisa sonora, Análise descritiva e Criação estética.
5. (FEPESE/IÇARA)A partitura pode ser descrita como:
a. ( ) Marcação do compasso da música durante a sua execução.
b. ( ) Conjunto das relações de valores de duração da estrutura musical.
c. ( ) Valores de duração subjugada ou não, a uma ordem métrica.
d. ( ) Escrita em papel das partes vocais e instrumentais de uma composição.
e. ( ) Criação da música no momento em que a estão tocando ou cantando.
6 - Numere a coluna da direita de acordo com sua correspondência com a da esquerda.
1. Semitom.
2. Sustenido.
3. Bequadro.
4. Trítono.
( ) Divide a oitava musical ao meio.
( ) É a menor distância entre duas notas.
( ) Eleva meio tom para o agudo.
( ) Anula efeitos de sustenido e bemol.
Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.
a) 2 – 1 – 3 – 4.
b) 1 – 4 – 2 – 3.
c) 4 – 1 – 3 – 2.
d) 2 – 4 – 3 – 1.
e) 4 – 1 – 2 – 3.
Com base na figura a seguir e nos conhecimentos sobre harmonia, ritmo, métrica e leitura em clave de sol e fá, responda
7 - Identifique as alternativas abaixo como verdadeiras (V) ou falsas (F):
( ) 1 mínima = 4 colcheias; 1 mínima = 4 fusas + 1 semínima pontuada.
( ) O compasso binário composto 6/8 possui 2 pulsações principais com subdivisões binárias.
( ) A quiáltera permite subdivisões (de um pulso) diferentes da subdivisão binária.
( ) No exemplo acima, temos respectivamente: compassos composto binário e quaternário, compasso composto ternário.
( ) 6/8 é um compasso binário composto, assim como 2/4 é um compasso binário simples.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
a) V – V – F – V – F.
b) F – V – F – V – F.
c) V – F – V – V – F.
d) F – V – V – F – V.
e) V – F – V – F – V.
8. (IBADE)Observe os intervalos abaixo. A alternativa correta é:
(A) a terça maior é formada por 2 tons.
(B) a quinta justa é formada por 4 tons.
(C) a oitava é formada por 7 tons.
(D) a quarta justa é formada por 3 tons e meio.
(E) a quinta aumentada é formada por 7 tons.
9. (IBADE) A tonalidade de Lá Maior e seu homônimo têm armaduras com, respectivamente:
(A) 3 sustenidos e 3 sustenidos.
(B) 2 sustenidos e 3 sustenidos.
(C) 1 sustenido e nenhum sustenido.
(D) 3 sustenidos e nenhum sustenido.
(E) 2 sustenidos e 1 sustenido.
10. (IBADE) Um acorde maior é formado por:
(A) tônica, terça menor e quinta justa.
(B) tônica, terça maior e quinta diminuta.
(C) tônica, terça aumentada e quinta aumentada.
(D) tônica, terça maior e quinta maior.
(E) tônica, terça maior e quinta justa.
11.(EDUCA/2015) Compasso é a expressão objetiva do ritmo intrínseco na melodia. Assinale a alternativa CORRETA em que apresenta às barras de compasso.
A. Barra de compasso de linha fina, barra dupla de linhas finas e barra dupla com uma linha fina e outra grossa.
B. Barra de compasso composto e barra de compasso simples.
C. Barra dupla com uma linha fina e outra grossa.
D. Barra mista e composta.
E. Barra dupla de linhas finas e barra dupla com uma linha fina e outra grossa.
12.(EDUCA/2015) Assinale a alternativa que completa, correta e RESPECTIVAMENTE as lacunas do texto a seguir. ___________________é uma sucessão de 8 ______ conjuntos guardando de um para outro _________ de tom ou de ___________.
A. Escala diatônica, sons, intervalo, semitom.
B. Sons, semitom, intervalo e escala diatônica.
C. Semitom; escala diatônica; sons e intervalo.
D. Intervalo, Semitom; escala diatônica e sons.
E. Intervalo escala diatônica, sons e semitom.
13.(EDUCA/2015) Acentuação refere-se à intensidade empregada na execução do instrumento, ou seja, o ato de tocar mais forte ou mais fraco. Ao executarmos uma música, os tempos dos compassos obedecem a determinadas acentuações. Assinale a alternativa CORRETA que representa as determinadas acentuações.
A. Acento métrico.
B. Rítmo tético.
C. Ritmo anacrúsico.
D. Acento grave.
E. Acento inicial.
14. (EDUCA/2015) Assinale a alternativa CORRETA em que apresenta um contratempo.
A. É um som que se inicia em tempo fraco ou parte fraca do tempo e se prolonga até o tempo forte ou parte forte do tempo seguinte.
B. Quando as notas “sincopadas”, possuem a mesma duração.
C. Quando as notas “sincopadas” possuem durações diferentes.
D. São pequenos grupos de notas que possuem a quantidade de figuras alteradas.
E. É quando executamos as notas nos tempos fracos ou nas partes fracas de tempo, deixando que os tempos fortes ou as partes fortes dos tempos sejam preenchidos por pausas.
15.(EDUCA/2015) É através dele que podemos construir, interpretar e elaborar arranjos e melodias dentro da música. Podemos definir este conceito como:
A. Intervalos musicais.
B. Intervalo melódico.
C. Intervalo harmônico.
D. Intervalo simples.
E. Intervalo composto.
16.(EDUCA/2015) Assinale a alternativa que completa, correta e RESPECTIVAMENTE as lacunas do texto a seguir. A Notação Musical mais comum é o _________________e, como o próprio nome já diz, o mesmo é composto por ______ linhas e, consequentemente, por ________ espaços. O________ pode ser também chamado de ________, ou Pauta Musical.
A. Pauta, Pentagrama Musical, cinco, quatro e pentagrama.
B. Pentagrama, Pauta, Pentagrama Musical, cinco e quatro.
C. Pentagrama, pauta Pentagrama Musical, cinco e quatro.
D. Cinco, quatro, pentagrama, pentagrama musical, e pauta.
E. Pentagrama Musical, cinco, quatro, pentagrama e pauta.
17. (EDUCA/2015) Os tempos serão agrupados em partes iguais, logo, teremos divisões em dois tempos, três tempos e quatro tempos.
I. Os compassos de dois tempos são chamados de binários.
II. Os compassos de três tempos são chamados de ternários.
III. Os compassos de quatro tempos são chamados de quaternários.
IV. Os compassos de três tempos são chamados de terciários.
V. Os compassos de dois tempos são chamados de ternários.
Assinale a alternativa que apresenta os tempos agrupados CORRETAMENTE.
A. I, II e V.
B. I, IV e V.
C. I, II e III.
D. I,II,III,IV e
V. E. II, III e IV.
18) (SEPLAG/IBFC/2013) Em uma tríade Maior, temos dois intervalos de terças sobrepostas. São elas, de baixo para cima:
a) Menor / menor.
b) Maior / maior.
c) Maior / menor.
d) Menor / maior.
19) (SEPLAG/IBFC/2013) Já em uma tríade diminuta temos:
a) Duas terças menores, resultando em uma quinta diminuta.
b) Terça menor / terça maior, resultando em uma quinta justa.
c) Duas terças menores, resultando em uma quinta aumentada.
d) Duas terças maiores, resultando em uma quinta diminuta.
20) O grau que modifica o modo de uma tonalidade é:
(A) 1º
(B) 3ª
(C) 5ª
(D) 7ª
Veja também:
Gabarito
- B
- A
- E
- B
- C
- D
- E
- A
- D
- E
- A
- A
- A
- E
- A
- E
- C
- C
- A
- B
50 Exercícios de Teoria Musical
50) (FAUEL/Goiogere/2018) Indique abaixo as metodologias reconhecidas para o ensino de música:
a) Escolástica, Hermenêutica, Kodaly, Sá Pereira
b) Orff, Suzuki, Kodaly, Dalcroze
c) Orff, Semiótica, Neurolinguística, Villa-Lobos
d) Paynter, Piaget, Schoenberg, Bartok
51) (ISAE-PM/AM/2011) A seguinte tonalidade NÃO pode ser considerada vizinha ao tom de Dó Maior:
(A) Fá;
(B) Sol;
(C) Ré;
(D) Lá menor.
52) (FAUEL/Goiogere/2018) Escolha abaixo a alternativa que represente 4 nomes significativos do nacionalismo musical brasileiro no século vinte.
a) Carlos Gomes, Lobo de Mesquita, Villa-Lobos,César Guerra Peixe
b) Lorenzo Fernandez, Francisco Mignone,Camargo Guarnieri, Luciano Gallet
c) Antônio Carlos Jobim, Padre José Maurício,Radamés Gnattali, Villa-Lobos
d) Carlos Gomes, Leopoldo Miguez, Lobo de Mesquita, Egberto Gismonti
53. (FAUEL/Goiogere/2018) Quais alterações são necessárias para transformar uma escala de Lá Maior em uma escala
de Lá menor melódica com perfil ascendente.
a) Rebaixar a terça e a sexta em um semitom
b) Rebaixar a terça, a sexta e a sétima em um semitom
c) Rebaixar a terça em um semitom
d) Rebaixar a terça e a sétima em um semitom
54. (FAUEL/Goiogere/2018) Quantos tons e semitons contém um intervalo melódico de sétima maior?
a) 4 ½ tons
b) 3 ½ tons
c) 5 tons
d) 5 ½ tons
55) (FAUEL/Goiogere/2018) Quais alterações são necessárias para transformar um acorde de Sol bemol maior com sétima maior (Gb7+), em um acorde de Sol meio diminuto (Gm7b5):
a) Elevar em um semitom a terça a quinta e a fundamental.
b) Elevar em um semitom a sétima e a fundamental.
c) Elevar em um semitom a terça e a fundamental.
d) Elevar em um semitom a fundamental.
56) (ISAE-PM/AM/2011) A denominação do intervalo dó 3 a fa sustenido 3 clave de Sol:
(A) consonante;
(B) dissonante;
(C) dominante;
(D) descendente.
57) (ISAE-PM/AM/2011) O bequadro:
(A) eleva a nota em meio tom;
(B) retorna a nota ao som natural;
(C) apaga a nota;
(D) prolonga a nota.
58) (ISAE-PM/AM/2011)O grau que modifica o modo de uma tonalidade é:
(A) 1º
(B) 3ª
(C) 5ª
(D) 7ª
59) (ISAE-PM/AM/2011) No compasso binário, em termos de acentuação métrica,
os tempos são considerados:
(A) F f
(B) F F
(C) f F
(D) f f
60) (CONPASS/Prata/2017) Numa grade tradicional de banda, comumente são escritos de cima para baixo
A) os metais, as madeiras e a percussão com instrumentos mais graves em cima, dentro de cada
naipe.
B) a percussão, as madeiras e os metais, com instrumentos mais agudos em cima, dentro de cada
naipe.
C) as madeiras, os metais e a percussão, com instrumentos mais agudos em cima, dentro de cada
naipe.
D) as madeiras, a percussão e os metais, com instrumentos mais graves em cima, dentro de cada
naipe.
E) os metais, a percussão e as madeiras, com instrumentos mais graves em cima, dentro de cada
naipe.
61 -(CONPASS/Prata/2017) Assinale a alternativa que apresenta os tons vizinhos
indiretos de Ré menor.
A) Lá menor e Mi menor
B) Lá menor e Sol menor
C) Ré bemol menor e Ré sustenido menor
D) Dó maior e Si bemol maior
E) Dó menor e Mi menor
62 - (CONPASS/Prata/2017) A armadura da tonalidade enarmônica de Si maior possui
A) 5 bemóis
B) 6 sustenidos
C) 7 sustenidos
D) 6 bemóis
E) 7 bemóis
63 - (CONPASS/Prata/2017) A inversão de um intervalo de 6a menor harmônica resulta em que intervalo?
A) 3 a maior harmônica
B) 3 a menor harmônica
C) 6 a maior harmônica
D) 6 a menor melódica
E) 6 a menor harmônica
64 - (CONPASS/Prata/2017) Assinale a alternativa que apresenta apenas instrumentos da família dos metais.
A) tuba, saxofone e trompete
B) trombone, tuba e flauta transversal
C) trombone, trompete e flauta transversal
D) trompete, souzafone e tuba
E) metalofone, trombone e trompete
65 - (CONPASS/Prata/2017) Analisando o repertório consagrado de gêneros musicais tradicionais no Brasil, podemos constatar que
A) predominam gêneros escritos em compasso quaternário, com exceção do choro e da polca.
B) predominam gêneros escritos em compasso binário simples, sendo uma exceção a valsa.
C) predominam gêneros escritos em compasso ternário composto, com exceção da valsa.
D) predominam gêneros escritos em compasso binário composto, com exceção do samba e do dobrado.
E) existem gêneros que são comumente escritos em compasso binário ou ternário, como é o caso do
frevo e da marcha.
66 - (CONPASS/Prata/2017) Qual das alternativas abaixo apresenta uma escala menor que tem armadura em bemóis, mas tem como sensível uma nota com sustenido?
A) Dó menor, natural
B) Fá sustenido menor, melódica
C) Sol menor, harmônica
D) Fá menor, harmônica
E) Fá menor, melódica
67 - (CONPASS/Prata/2017) A escala relativa de Si maior é
A) Sol menor
B) Sol bemol menor
C) Si menor
D) Dó bemol maior
E) Sol sustenido menor
68 - (CONPASS/Prata/2017) Se colocarmos uma sexta menor sobre uma quinta justa teremos
A) um acorde perfeito menor, na 1a inversão
B) um acorde perfeito maior, no estado fundamental
C) um acorde perfeito maior, na 1a inversão
D) um acorde perfeito menor, no estado fundamental
E) um acorde de 5a diminuta
69 - (CONPASS/Prata/2017) Qual das alternativas abaixo NÃO pode ser associada ao acorde de sétima da dominante?
A) possui uma quinta diminuta.
B) a sétima que compõe o acorde é menor.
C) é encontrado apenas nas tonalidades maiores.
D) ele pode ter 3 inversões.
E) no estado fundamental, o baixo ocupa o V grau das escalas maiores e menores harmônicas.
70 - (CONPASS/Prata/2017) Um acorde de sétima diminuta (sétima da sensível do modo menor) quando invertido, sem modificação das notas, produz
A) um acorde com os mesmos intervalos entre as notas
B) um acorde com a mesma distância entre as notas
C) um acorde com o mesmo estado do original
D) um acorde exatamente igual
E) um acorde diferente
71) Uma figura na primeira linha do pentagrama, em clave de sol, registra a nota Mi. Quando assinalada na mesma posição, mas em clave de fá (4ª linha) registra outra nota, determinando entre elas um certo intervalo. São eles (a nota e o intervalo), respectivamente:
a) MI / 8ª abaixo.
b) Sol / 8ª abaixo.
c) Mi / 6ª abaixo.
d) Sol / 13ª abaixo.
72) O duplo ponto de aumento resulta:
a) Numa figura com duração aumentada em 3/4 de seu valor original.
b) Numa figura com duração aumentada em 2/3 de seu valor original.
c) Numa figura com duração aumentada em 4/5 de seu valor original.
d) Numa figura com duração inalterada, trata-se apenas de sinal de expressão.
73) Um intervalo constituído por 3 tons e 1/2 é uma:
a) Quarta aumentada.
b) Quinta diminuta.
c) Quinta Justa.
d) Sexta Menor.
74) Um intervalo de sexta aumentada tem:
a) Três tons e 1/2.
b) Quatro tons.
c) Quatro tons e 1/2.
d) Cinco tons.
75) Um intervalo de 6ª Maior (simples), quando invertido, gera um intervalo de:
a) 2ª Maior.
b) 3ª Menor.
c) 4ª Justa.
d) 5ª Diminuta.
76) Intervalos simples e compostos são aqueles que, respectivamente:
a) São formados por duas / mais de duas notas.
b) Se encontram na mesma tonalidade / são de tonalidades diferentes.
c) Se encontram no âmbito de uma oitava / extrapolam a amplitude de uma oitava.
d) São formados por notas não alteradas / ao menos uma das notas se encontra alterada.
77) A nota Dobb (Do dobrado bemol) corresponde, enarmonicamente, à nota:
a) Sibb.
b) La##.
c) Si.
d) La#.
78) Os acidentes fixos (ou de clave) determinam em que tonalidade o trecho, ou a peça, se estruturam melódica e harmonicamente, resultando em (e a partir de) uma escala; para uma escala de Fa# Maior quantos acidentes constam na clave? E em sua escala enarmônica?:
a) Um sustenido / três bemóis.
b) Três sustenidos / seis bemóis.
c) Seis sustenidos / seis bemóis.
d) Sete sustenidos / cinco bemóis.
79) Uma determinada armadura de clave poderá indicar:
a) Duas tonalidades (relativas, uma maior e outra menor).
b) Uma única tonalidade, menor.
c) Duas tonalidades (relativas, ambas menores).
d) Uma única tonalidade, maior.
Texto para as questões 35 e 36:
A estrutura intervalar de uma escala pode ser dada de duas formas: 1) a partir dos intervalos formados entre o 1º grau (tônica) e os demais graus da escala; 2) e a partir da disposição dos intervalos de tom e semitom entre os graus que a constituem.
80) Em uma escala maior essas duas formas são,respectivamente:
a) 2ªMaior, 3ªMaior, 4ªJusta, 5ªJusta, 6ªMaior, 7ªMenor,
8ªJusta; e Tom/Tom/Semitom/Tom/Tom/Tom/Semitom.
b) 2ªMaior, 3ªMaior, 4ªJusta, 5ªJusta, 6ªMaior, 7ªMaior,
8ªJusta; e Tom/Tom/Semitom/Tom/Tom/Tom/Semitom.
c) 2ªMaior, 3ªMaior, 4ªJusta, 5ªJusta, 6ªMaior, 7ªMaior,
8ªJusta; e Tom/Semitom/Tom/Tom/Tom/Tom/Semitom.
d) 2ªMaior, 3ªMenor, 4ªJusta, 5ªJusta, 6ªMaior, 7ªMenor,
8ªJusta; e Tom/Tom/Semitom/Tom/Tom/Tom/Semitom.
81) Em uma escala menor chamada de “natural” (que utilize exatamente a mesma armadura de clave de sua relativa maior) essas duas formas são, respectivamente:
a) 2ªMaior, 3ªMenor, 4ªJusta, 5ªJusta, 6ªMaior, 7ªMenor,
8ªJusta; e Tom/Tom/Semitom/Tom/Tom/Tom/Semitom.
b) 2ªMaior, 3ªMaior, 4ªJusta, 5ªJusta, 6ªMaior, 7ªMenor,
8ªJusta; e Tom/Semitom/Tom/Tom/Semitom/Tom/Tom.
c) 2ªMaior, 3ªMenor, 4ªJusta, 5ªJusta, 6ªMenor, 7ªMaior,
8ªJusta; e Tom/Semitom/Tom/Tom/Tom/Semitom/Tom.
d) 2ªMaior, 3ªMenor, 4ªJusta, 5ªJusta, 6ªMenor, 7ªMenor,
8ªJusta; e Tom/Semitom/Tom/Tom/Semitom/Tom/Tom.
82) Uma armadura de clave com 05 bemóis contempla as seguintes tonalidades:
a) Sol bemol Maior e Mi bemol menor.
b) Re Maior e Si menor.
c) Re bemol Maior e Si bemol menor.
d) Sol Maior e Mi bemol Menor.
83) Compassos binário simples, binário composto e ternário composto - podem ser representados pelas seguintes fórmulas:
a) 2/4, 2/8 e 9/8.
b) 2/2, 6/8 e 9/8.
c) 2/4, 2/8 e 6/8.
d) 2/2, 6/4 e 3/8.
84) Em uma tríade Maior, temos dois intervalos de terças sobrepostas. São elas, de baixo para cima:
a) Menor / menor.
b) Maior / maior.
c) Maior / menor.
d) Menor / maior.
85) Já em uma tríade diminuta temos:
a) Duas terças menores, resultando em uma quinta diminuta.
b) Terça menor / terça maior, resultando em uma quinta justa.
c) Duas terças menores, resultando em uma quinta aumentada.
d) Duas terças maiores, resultando em uma quinta diminuta
86. (BARRAS/Cajuínas/2011) A música é a arte dos sons que transmitimos através dos nossos sentimentos, e os elementos que a compõe são respectivamente:
a) Melodia, enarmonia e ritmo.
b) Harmonia, contratempo e ritmo.
c) Melodia, harmonia e ritmo.
d) Ritmo, enarmonia e harmonia.
87. (BARRAS/Cajuínas/2011) A propriedade sonora que nos permite diferenciar e distinguir um som de uma fonte sonora de outra é denominada de:
a) Altura sonora.
b) Intensidade do som.
c) Duração sonora.
d) Timbre, “a cor do som”.
88. (BARRAS/Cajuínas/2011) Quando ouvimos sons emitidos “muito forte”, “fraco” ou “suave” estamos nos referindo à propriedade sonora denominada de:
a) Duração do som.
b) Altura do som.
c) Intensidade do som.
d) Timbre sonoro.
89. (BARRAS/Cajuínas/2011) Numa bateria de “Escola de Samba” ouvimos a ala dos repiques emitindo sons agudos, “finos”, enquanto que a ala dos surdões/contra surdos emitem sons graves, “grossos”. Esta propriedade sonora refere-se à:
a) Altura.
b) Intensidade.
c) Timbre.
d) Duração.
90. (BARRAS/Cajuínas/2011) A pauta moderna ou pentagrama é constituída por cinco linhas (paralelas e equidistantes) e quatro espaços. O número das linhas e dos espaços se conta:
a) De cima para baixo.
b) De baixo para cima.
c) Do meio para baixo.
d) Do meio para cima.
91. (BARRAS/Cajuínas/2011) A clave é o sinal usado para definir os nomes e altura dos sons musicais. As claves mais usadas respectivamente são as de:
a) Dó.
b) Fá e Dó.
c) Sol e Fá.
d) Fá.
92. (BARRAS/Cajuínas/2011) Os sons musicais são representados por sete (7) notas numa sequência que vai do grave para o agudo (ascendente) e vice-versa (descendente) e nomeadas numa ordem. Identifique esta ordem:
a) Dó, Ré, Mi, Sol, Fá, Lá, Si.
b) Dó, Si, Lá, Sol, Mi, Ré, Fá.
c) Dó, Mi, Ré, Fá, Lá, Sol, Si.
d) Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, Si.
93.(BARRAS/Cajuínas/2011) Identifique os instrumentos musicais cujo som é produzido pela vibração do material percutido:
a) Trompete, Tuba, Violão.
b) Tímpano, Trombone, Clarineta.
c) Surdo, Pandeiro, Bombo.
d) Xilofone, Oboé, Maracás.
94. (BARRAS/Cajuínas/2011) Identifique os instrumentos musicais em que o som é produzido pela vibração do ar comprimido dentro dos tubos:
a) Trombone de Vara, Bombardino, Saxofone.
b) Bombo, Clarineta, Triângulo.
c) Oboé, Flauta, Tumbadora.
d) Trompa, Pandeiro, agogô.
95. (BARRAS/Cajuínas/2011) Identifique os instrumentos em que o som é produzido pela vibração das cordas, independente do meio de
estimulá-las:
a) Bandolim, Flauta, Flautim.
b) Violino, Oboé, Fagote.
c) Violão, Guitarra, Cavaquinho.
d) Viola, Flauta, Harpa.
96. (BARRAS/Cajuínas/2011) Em desfile e deslocamento de marcha, a Banda Musical executa músicas típicas do repertório de banda. A esse tipo de música nós a denominamos de:
a) Valsa.
b) Dobrados.
c) Baião.
d) Samba.
97. (BARRAS/Cajuínas/2011) Um grupo instrumental ou vocal formado por cinco elementos é denominado de:
a) Quarteto.
b) Sexteto.
c) Dueto.
d) Quinteto.
98. (BARRAS/Cajuínas/2011) O conjunto instrumental composto, com instrumentos de corda, sopro e percussão, até cem ou mais
instrumentistas recebe a denominação de:
a) Banda Marcial.
b) Orquestra Sinfônica.
c) Banda Musical.
d) Orquestra de Câmara.
99. (BARRAS/Cajuínas/2011) O conjunto de mais de vinte cantores, com vozes divididas por naipes (soprano, contralto, tenor, baixo), e com conhecimento de leitura musical, podendo ser só feminino, masculino ou misto, recebe a denominação de:
a) Coral
b) Madrigal
c) Orfeão
d) Banda
100. (BARRAS/Cajuínas/2011) A música “Aquarela do Brasil”, do compositor Ary Barroso é uma composição musical típica do gênero musical brasileiro denominado de:
a) Folclórico.
b) Sertanejo.
c) Popular.
d) Erudito.
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Gabarito
50) b
51) C
52) b
53. c
54. d
55) d
56) B
57) B
58) B
59)A
60) C
61D
62E
63A
64 D
65 B
66 C
67 E
68 D
69 xC
70 B
71)d
72) a
73) c
74) d
75) d
76) b
77) c
78) c
79) a
80) b
81)d
82) c
83)b
84) c
85)a
86. c
87. d
88. c
89. a
90. b
91.c
92. d
93.c
94. a
95. c
96. b
97. d
98. b
99. a
100. c
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