Publicidade

Questões de Concurso sobre Interpretação de Texto, com Gabarito

Questões de Concurso sobre Interpretação de Texto, com Gabarito

LÍNGUA PORTUGUESA

O Texto 1, a seguir, é referência para as questões 01 a 03 e 05.


O dia 1º de outubro foi dedicado ao idoso e o próximo dia 12 é a data das crianças. A proximidade das duas comemorações não foi planejada: o Dia da Criança é comemorado há quase 50 anos e lembra uma promoção de duas empresas que fabricam mercadorias para o público infantil e que criaram, dessa maneira, uma boa circunstância para o aumento de seu lucro. Aliás, é bom dizer que o índice de vendas para esse dia só é menor que o de outras duas datas exploradas comercialmente: o Natal e o Dia das Mães.
O Dia do Idoso, por sua vez, é comemorado no dia 1º há pouco tempo, e a data foi escolhida porque lembra a criação do Estatuto do Idoso. Ainda não há exploração, tampouco efeito comercial, mas creio que não demorará para que isso ocorra. Esse fato não planejado, entretanto, nos dá a oportunidade de pensarmos a respeito das duas fases da vida que são extremidades de um percurso. O que há em comum entre elas?
Em primeiro lugar, a negação de ambas. A infância, tanto quanto a velhice, tem perdi do seu lug ar neste mundo. Já nascemos jovens e continuamos assim até o fim de nossa vida. É interessante perceber que adaptamos até a linguagem coloquial de modo a esconder essas condições da vida. Em relação às crianças, passamos a nos referir a elas como “baixinhos”, “pequenos” e seus correlatos, inclusive em textos jornalísticos, que usam e abusam de tais substitutos. Por certo você já ouviu a frase que afirma que a
criança não é a miniatura de um adulto, não é? Mas essas palavras, que são usadas para suprimir a outra criança, apenas confirmam a tese negada na frase.
Para o velho, reservamos a palavra idoso para situações formais – avisos de atendimento preferencial, por exemplo –, mas elegemos expressões como terceira idade ou melhor idade para ocultar a velhice. Aliás, li um texto escrito por um advogado recentemente que afirmou que ser chamado de velho hoje permite até processo por reparação de dano moral. Isso quer dizer que a palavra velho transformou-se em xingamento grave, veja só! [...]
Temos orgulho de crianças que se comportam como jovens e de velhos com “espírito jovem”. Deveríamos é ter empatia e respeito com nossa infância e nossa velhice, isso sim. Por tudo isso, e por tudo aquilo que não coube neste texto dizer, poderíamos transformar as duas datas em uma, apenas: o dia dos excluídos.
(Rosely Sayão, Extremidades da vida, FSP, 08/10/09)

01 - Assinale a alternativa que corresponde ao ponto de vista da autora nesse texto.
a) As datas comemorativas Dia da Criança e Dia do Idoso são inúteis, porque foram criadas com interesses comerciais.
b) Termos como “baixinhos” para crianças e “melhor idade” para a velhice são bem-vindos, porque demonstram carinho.
c) É surpreendente que o termo “velho” tenha se transformado em um xingamento passível de processo judicial.
d) As pessoas idosas precisam demonstrar “espírito jovem” para se manter saudáveis.
e) A infância e a velhice têm em comum o fato de serem as fases mais comemoradas da vida.

02 - A frase “Já nascemos jovens e continuamos assim até o fim de nossa vida” (sublinhada no 3º parágrafo do texto):
a) é uma ironia da autora, pois reproduz o senso comum que ela está criticando no texto.
b) expressa a concordância da autora com a ideia de que nos sentimos jovens em qualquer idade.
c) reconhece a verdade de que a juventude é um conceito criado pela publicidade.
d) traduz o sentimento da autora em relação ao respeito que merecem crianças e velhos.
e) é uma declaração que revela o quanto a autora preza pela juventude.

03 - Assinale a alternativa em que a reescrita da expressão destacada mantém o sentido original do texto.
a) ... é comemorado há quase 50 anos ... (linha 2 do primeiro parágrafo) → ...foi celebrado faz quase 50 anos ...
b) ... tampouco efeito comercial (linha 2 do segundo parágrafo) → ... com efeito comercial limitado.
c) Esse fato não planejado, entretanto, ... (linha 1 do terceiro parágrafo) → Esse fato não planejado, não obstante, ...
d) Para o velho, reservamos a palavra idoso... (linha 1 do quinto parágrafo) → Para o velho, deixamos de lado a palavra idoso ...
e) O que há em comum entre elas? (linha 2 do terceiro parágrafo) → O que elas fazem ao mesmo tempo?

Exercícios de Interpretação de Texto

O Texto 2, a seguir, é referência para as questões 04 e 05.

O conceito d e idoso está velho, de acordo com Ana Amélia Camarano, especialista do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) em envelhecimento populacional. “Hoje que em tem 70 anos é como quem tinha 50 anos tem por atrás. Uma pessoa de 60 anos, mesmo na classe mais baixa, não é idosa como foram nossos avós”.
Segundo a pesquisadora, mais do que estabelecer um novo corte, é necessário igualar as idades exigidas nas diversas políticas públicas para os idosos. Ela aponta, ainda, que o Brasil está fora do caminho no que se refere à garantia de boas condições para o envelhecimento.
(Trecho extraído da matéria “Conceito de idoso ficou velho, diz pesquisadora do Ipea”, FSP, 26/06/18)

04 - De acordo com a especialista Ana Amélia Camarano:
a) o idoso de hoje está mais velho do que o de antes.
b) o conceito atual de idoso está inadequado à realidade da população.
c) as políticas públicas devem ser igualadas para todos os idosos.
d) a velhice é difícil para as pessoas com poucos recursos econômicos.
e) uma pessoa de 50 anos de tempos atrás era idosa; hoje, uma de 70 anos não é.
www.pciconcursos.com.br
4/8

05 - Embora os textos 1 e 2 abordem o tema da velhice e de seu julgamento social, pertencem a gêneros distintos. Em relação
às suas características, considere as seguintes afirmativas:
1. O texto 1 é um texto de opinião e traz marcas verbais de 1.ª pessoa.
2. O texto 2 apresenta o tema de forma impessoal.
3. A opinião da especialista citada no texto 2 é apresentada em suas próprias palavras, motivo pelo qual está entre aspas.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente a afirmativa 1 é verdadeira.
b) Somente a afirmativa 2 é verdadeira.
c) Somente a afirmativa 3 é verdadeira.
d) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.
e) As afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.


Gabarito das questões de concurso de interpretação de texto


1.C
2.A
3.C
4.B
5.E

Fonte: UFPR/2019/FMPA

5 Questões de Interpretação de Texto de Concursos Nível Médio

O Texto 1, a seguir é referência para as questões 01 a 03.

Imunização de crianças em queda: por que os pais deixam de vacinar os filhos?

(Vanessa Fajardo, G1, 21/06/2018)

Os baixos índices de imunização de crianças no Brasil acenderam o alerta para especialistas. Mas, afinal, quais os motivos por ________ da decisão de pais que não vacinaram os filhos? Para Renato Kfouri, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações, um dos motivos que explicam o menor índice em 16 anos de cobertura de vacinação em crianças menores de um ano é o fato de que as vacinas estão culturalmente vinculadas à percepção de risco da doença. Quando se trata de doenças erradicadas, a população tem mais dificuldade de enxergar seus perigos. “As vacinas acabam sendo vítimas de seu próprio sucesso. A cultura do ser humano é de se vacinar quando há um risco ________, quando ele não ________ esse risco, não trata com prioridade, o que é um equívoco”.

Kfouri cita como exemplo os dados de cobertura da vacina contra a gripe, em 2016, que em três semanas atingiu a meta de 80% de cobertura, quando houve um surto da doença. “Hoje isso não seria possível nem em três meses”. Para a pediatra Ana Escobar, consultora do programa “Bem Estar”, muitos pais mais jovens ficaram muito longe da realidade de ter uma criança com poliomielite ou sarampo, por exemplo. “Não conhecem e nem nunca viram crianças com essas doenças. Por isso, não há um estímulo vigoroso para que compareçam aos postos de saúde com a frequência necessária para vacinar seus filhos. Há pouca informação na mídia sobre a gravidade dessas doenças, que de fato diminuíram sensivelmente sua incidência”, analisa. [...] Mas por que os pais deixam de vacinar os filhos? Para Kfouri, um impeditivo para a vacinação é o fato de que muitas vezes a população e até os profissionais da área da saúde não conhecem a doença contra a qual precisam se imunizar e, consequentemente, não entendem seus riscos. Há outros motivos para que as pessoas deixem de se vacinar? Além da percepção do risco da doença, fatores como o horário de funcionamento dos postos de saúde, além da falta sazonal de uma determinada vacina podem ser motivos para a falta de vacinação, segundo Kfouri. Ele lembra que os postos funcionam em horário comercial e nem sempre atendem as necessidades das famílias, cujos pais trabalham fora. “Os horários nem sempre são os mais adequados, é preciso repensar isso”. Medo de supostas reações pode contribuir para a não vacinação? Para Kfouri, o público que deixa de vacinar seus filhos por medo das reações é uma parcela ________, que não impacta os índices de cobertura.Quais as consequências desses baixos índices de imunização? Para a doutora Ana Escobar, não há dúvidas: o risco do retorno de doenças já erradicadas é uma das consequências dos baixos índices de imunização. “Observe-se que frequentemente temos tido um aumento de casos de sarampo aqui ou ali, que imediatamente é controlado com campanhas de vacinas. Importante saber que a única doença oficialmente erradicada do planeta é a varíola. Nem a poliomielite está erradicada. Portanto, baixas coberturas vacinais podem, sim, trazer algumas dessas doenças de volta”, explica.

(Fonte: <https://g1.globo.com/bemestar/noticia/imunizacao-de-criancas-em-queda-por-que-os-pais-deixam-de-vacinar-os-filhos-veja-perguntas-e-respostas.ghtml>. Adaptado.)

01 - Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas acima, na ordem em que aparecem no texto.

a) traz – eminente – enxerga – despresível.

b) trás – eminente – encherga – desprezível.

c) traz – iminente – encherga – despresível.

d) trás – iminente – enxerga – desprezível.

e) tráz – eminente – encherga – desprezível.

02 - De acordo com o texto, um dos motivos defendidos pelos especialistas para os baixos índices de imunização de crianças em 2018 é:

a) o baixo nível cultural da população, que busca vacinas nos postos apenas quando ocorrem surtos de doenças.

b) a má qualidade da publicidade da campanha de vacinação de 2018, que não atingiu seu público-alvo.

c) o medo generalizado dos possíveis efeitos colaterais das vacinas, hoje mais bem conhecidos pelo público.

d) a inexperiência de pais e mães mais jovens, que deixam de comparecer aos postos de saúde com a frequência necessária.

e) os bons resultados obtidos com as vacinações anteriores, que reduziram a percepção da existência de algumas doenças.

03 - Como causa dos baixos índices de cobertura da vacinação, a autora menciona:

a) duas razões.

b) três razões.

c) quatro razões.

d) cinco razões.

e) seis razões.

[UFPR] 5 Questões de Interpretação de Texto de Concursos Nível Médio


O Texto 2, a seguir, é referência para as questões 04 e 05.

O povo diz que Deus limitou  a inteligência para que os homens não invadissem Seus domínios. Pena não ter feito o mesmo com a burrice humana.

No Brasil e em outros países, têm ganhado força os movimentos de oposição às vacinas. É um contingente formado, sobretudo, por pessoas que tiveram acesso a escolas de qualidade e às melhores fontes de informação, mas acreditam piamente em especulações estapafúrdias sobre os possíveis malefícios da vacinação.

Os argumentos para justificar suas crenças contradizem as evidências científicas mais elementares. Afirmam que as vacinas debilitam o organismo, impedem o desenvolvimento do sistema imunológico, causam alergias, autismo, retardo mental e outros males.

Esquecem que, se chegaram à vida adulta sem as sequelas motoras da poliomielite, as cicatrizes da varíola ou a infertilidade da caxumba, é porque as gerações que o antecederam não foram insensatas como eles. Com a prepotência que a ignorância traz, negam ao filho os cuidados preventivos que receberam de seus pais.

Discutir com um desses sábios é tarefa mais inglória do que convencer um judeu a rezar virado para Meca ou uma evangélica a receber a Pomba Gira. Quando o pediatra lhes recomenda vacinar as crianças, apelam para a teoria da conspiração: os médicos estariam mancomunados com a indústria farmacêutica, o governo e o capital internacional para explorar a boa-fé de famílias indefesas.

Essas sumidades têm todo o direito de discordar dos médicos e dos avanços científicos, mas deveriam ser coerentes. Por que não aconselham os filhos a fumar? As filhas a fazer sexo sem proteção? Por que não amamentam os recém-nascidos com mamadeiras e leite em pó em vez de oferecer-lhes o seio materno, por pelo menos seis meses, como recomenda o mesmo Ministério da Saúde que vacina as crianças? [...]

(Extraído de “Sábios antivacinais”, Dráuzio Varela, Folha de S. Paulo, 31/05/2017.)

04 - A incoerência que o autor atribui aos pais que se opõem à vacinação de seus filhos se deve ao fato de:

a) terem tido acesso a escolas de qualidade e às melhores fontes de informação, mas crerem em especulações estapafúrdias.

b) negarem aos filhos os cuidados preventivos com a vacinação que receberam de seus pais.

c) apelarem para a teoria da conspiração quando o pediatra lhes recomenda vacinar as crianças.

d) desconfiarem das campanhas de vacinação, mas acatarem outras recomendações do Ministério da Saúde.

e) acreditarem que as vacinas debilitam o organismo e causam uma série de outros males.

05 - A frase “... é porque as gerações que os antecederam não foram insensatas”, estabelece com o segmento anterior uma

relação de:

a) temporalidade.

b) condicionalidade.

c) causalidade.

d) proporcionalidade.

e) finalidade


ITAIPU BINACIONAL Cargo: Profissional Nível Universitário Junior - Técnico em Agropecuária - Agrícola - Florestal - Ambiental 2019  UFPR

Outras questões

12 - O poema “Oficina irritada”, abaixo, integra o livro Claro Enigma, de Carlos Drummond de Andrade.

Eu quero compor um soneto duro como poeta algum ousara escrever.

Eu quero pintar um soneto escuro, seco, abafado, difícil de ler.

Quero que meu soneto, no futuro, não desperte em ninguém nenhum prazer.

E que, no seu maligno ar imaturo,ao mesmo tempo saiba ser, não ser. Esse meu verbo antipático e impuro há de pungir, há de fazer sofrer, tendão de Vênus sob o pedicuro. Ninguém o lembrará: tiro no muro, cão mijando no caos, enquanto Arcturo, claro enigma, se deixa surpreender. Com base nesse poema e na integralidade do livro, assinale a alternativa correta.

a) Apesar de o eu do poema afirmar que quer compor um soneto, o texto resultante não tem a forma de um soneto.

b) A forma desse poema destoa do restante do livro, em que predomina o verso livre do modernismo de 22.

►c) Esse poema recupera uma forma clássica que é contraposta ao uso da linguagem coloquial.

d) Os poemas de Claro Enigma apresentam linguagem cotidiana e sarcástica, própria das paródias.e) O poema cita poemas parnasianos que cultuam a forma do soneto, mas nunca fazem uso do decassílabo

Parnasianismo

UFPR(Litoral2010) - Leia atentamente os trechos de poemas de Manuel Bandeira.

“(...)Vede como primo
Em comer os hiatos!
Que arte! E nunca rimo
Os termos cognatos


O meu verso é bom
Frumento sem joio.
Faço rimas com
Consoantes de apoio.

Vai por cinquenta anos
Que lhes dei a norma:
Reduzi sem danos
A formas a forma.(...)”

(Os Sapos)“(...)

Abaixo os puristas

Todas as palavras sobretudo os barbarismos universais
Todas as construções sobretudo as sintaxes de exceção
Todos os ritmos sobretudo os inumeráveis


Estou farto do lirismo namorador

Político

Raquítico

Sifilítico

De todo o lirismo que capitula ao que quer que seja fora de si mesmo. (...)”(Poética)

Sobre esses trechos, assinale a alternativa INCORRETA:

a) Há a reflexão sobre o próprio fazer poético, que propunha uma estética bem diferente da proposta por Olavo Bilac em“Profissão de Fé”.

*b) No contexto de Os Sapos, há cinquenta anos o autor já tinha proposto normas rígidas para o fazer poético, antecipando o parnasianismo.

c) Os Sapos são metáforas que se referem aos poetas parnasianos, que primavam por um rigor na métrica e na versificação

.d) Em forma de manifesto, Manuel Bandeira expressa boa parte da demanda dos modernistas quanto à forma de se fazer poesia.

e) O “lirismo raquítico e sifilítico”, que Bandeira combate, é próprio dos poetas ultrarromânticos do século XIX.




Adquira o Livro Português Esquematizado Gramática, Interpretação de Texto, Redação Oficial e Redação Discursiva. O candidato tem diante de si todo o arsenal de Língua Portuguesa. Clique aqui e confira!



Compartilhe Compartilhe Compartilhe
Compartilhe em sua s Redes Sociais!


0 comentários:

Tecnologia do Blogger.
 
Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

João 3 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.