+100 Questões de Música de Concursos Públicos
1. (Fepese/2015/SãoJosé) Relacione os termos musicais a seguir com seus conceitos:Coluna 1 Termos musicais
1. Timbre
2. Melodia
3. Duração
4. Harmonia
Coluna 2 Conceitos
( ) Extensão de um som.
( ) Conjunto de sons dispostos em ordem
simultânea.
( ) “Cor” do som de cada instrumento ou voz.
( ) Conjunto de sons dispostos em ordem
sucessiva.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
a. ( ) 2 • 4 • 3 • 1
b. ( ) 3 • 1 • 4 • 2
c. ( ) 3 • 2 • 1 • 4
d. ( ) 3 • 4 • 1 • 2
e. ( ) 4 • 2 • 3 • 1
2. (Fepese/2015/SãoJosé) Assinale a alternativa correta.
a. ( ) O bemol eleva a nota em dois semitons.
b. ( ) O sustenido eleva a nota em um semitom.
c. ( ) O sustenido abaixa a nota em um semitom.
d. ( ) O dobrado bemol eleva a nota em dois semitons.
e. ( ) O bequadro abaixa a nota natural em um semitom.
3. (Fepese/2015/SãoJosé) Uma semínima pontuada tem a mesma duração que:
a. ( ) 9 fusas.
b. ( ) 3 mínimas.
c. ( ) 6 semicolcheias.
d. ( ) 3 semicolcheias.
e. ( ) 12 semicolcheias.
4. (FEPESE/FLORIANÓPOLIS/2015) Analise as afirmativas abaixo:
1. O intervalo é a distância entre dois sons.
2. As escalas, os modos e os acordes são definidos pelos intervalos entre os sons que os
constituem.
3. Intervalos compostos são aqueles formados por mais de três sons e que podem ser
reduzidos.
4. O intervalo de 4a aumentada abrange três tons.
5. O intervalo de 6a maior ao ser invertido transforma-se em um intervalo de 3a maior.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas
corretas.
a. ( ) São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 4.
b. ( ) São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4.
c. ( ) São corretas apenas as afirmativas 2, 4 e 5.
d. ( ) São corretas apenas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.
e. ( ) São corretas as afirmativas 1, 2, 3, 4 e 5.
5. (FEPESE/FLORIANÓPOLIS/2015) A marcação de compasso, realizada pelo maestro,
serve para indicar os tempos e segue um padrão universal.
Sobre a marcação do compasso quaternário, é correto afirmar:
a. ( ) Marca-se o 1 para baixo, o 2 para dentro, o 3 para fora e o 4 para cima.
b. ( ) Marca-se o 1 para baixo, o 2 para fora, o 3 para dentro e o 4 para cima.
c. ( ) Marca-se o 1 para cima, o 2 para dentro, o 3 para fora e o 4 para baixo.
d. ( ) Marca-se o 1 para baixo, o 2 para fora, o 3 para cima e o 4 para dentro.
e. ( ) Marca-se o 1 para dentro, o 2 para baixo, o 3 para fora e o 4 para cima.
6. (FEPESE/FLORIANÓPOLIS/2015) Articulação é a maneira que o músico executa as
notas musicais. Existem diversos tipos de articulação, cada uma com uma nomenclatura própria. Na regência, o maestro deve indicar, através de seus gestos, a(s) articulação(ões) presente(s) na partitura.
Assinale a alternativa na qual constam somente articulações.
a. ( ) Legato • Staccato • Marcato • Tenuto
b. ( ) Non legato • Vibrato • Staccato • Mordente
c. ( ) Staccato • Moderato • Acelerando • Portato
d. ( ) Marcato • Grupetto • Tenuto • Portamento
e. ( ) Legato • Non legato • Apojatura • Marcato
7 (FEPESE/FLORIANÓPOLIS/2015) Os sinais de repetição utilizados na música têm
como função evitar a repetição escrita de um trecho na partitura. São sinais de repetição:
a. ( ) Coda • Fine • Mordente
b. ( ) Staccato • Ritornello • Fine
c. ( ) Casa 1 • Da Capo al Fine • Tenuto
d. ( ) Da Capo • Sustenido • Segno
e. ( ) Ritornello • Da Capo • Segno
8. (FEPESE/FLORIANÓPOLIS/2015) Andamento é a indicação da velocidade que se
imprime à execução de um trecho musical.
Assinale a alternativa que corresponde à ordem crescente de andamentos:
a. ( ) Sostenuto • Lento • Presto • Vivo
b. ( ) Grave • Andantino • Adagio • Vivo
c. ( ) Largo • Adagio • Moderato • Allegro
d. ( ) Andante • Adagio • Allegro • Allegretto
e. ( ) Larghetto • Presto • Andantino • Maestoso
9. (FEPESE/FLORIANÓPOLIS/2015) Relacione o número e tipo de acidentes da armadura
de clave indicadas na coluna 2 com cada uma das tonalidades indicadas na coluna 1.
Coluna 1 Tonalidades
1. Ré Maior
2. Si Maior
3. Ré menor
4. Lá bemol Maior
5. Dó menor
Coluna 2 Número e tipo de acidentes
( ) 5 sustenidos
( ) 4 bemóis
( ) 2 sustenidos
( ) 3 bemóis
( ) 1 bemol
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
a. ( ) 1 • 4 • 5 • 2 • 3
b. ( ) 2 • 3 • 1 • 5 • 4
c. ( ) 2 • 4 • 1 • 5 • 3
d. ( ) 3 • 2 • 4 • 1 • 5
e. ( ) 5 • 3 • 1 • 2 • 4
10. FEPESE/Palhoça) Relacione as cifras (Coluna 1) com as suas respectivas nomenclaturas (Coluna 2).
Coluna 1 Cifras
1. D7
2. Dm7
3. C#7M
4. Eb
5. F5+
Coluna 2 Nomenclaturas
( ) Mi bemol.
( ) Ré menor com sétima menor.
( ) Fá maior com quinta aumentada.
( ) Ré maior com sétima menor.
( ) Dó sustenido maior com sétima maior.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
a. ( ) 2 • 4 • 1 • 3 • 5
b. ( ) 3 • 1 • 5 • 2 • 4
c. ( ) 4 • 2 • 5 • 1 • 3
d. ( ) 4 • 3 • 2 • 5 • 1
e. ( ) 5 • 4 • 1 • 2 • 3
11 (Porto Nacional-TO 2012) Quais notas compõem os seguintes acordes?
a) F 7 b) Ab 7M
A) Lá b, Dó #, Mi, Fá e Fá, Lá, Dó, Mi b
B) Fá, Lá, Dó, Mi b e Lá b, Dó, Mi b, Sol b
C) Fá, Lá, Dó, Re # e Lá menor, Dó #, Mi, Sol #
D) Fá 7, Lá, Dó, Mi e Lá b Dó, Mi b, Sol b
E) Fá, Lá, Dó, Mi b e Sol, Si, Mi b, Sol b
12 (Porto Nacional-TO 2012) Na década de 1960 ficou famoso no Brasil um movimento cultural que misturava moda, comportamento
e principalmente música feita com instrumentos eletroacústicos entre eles o teclado sintetizador,
guitarras e contrabaixos elétricos. Seus principais divulgadores foram Roberto Carlos, Érasmo Carlos,
Wanderléia entre outros.
Qual o nome desse movimento?
A) Lambada.
B) Ars nova.
C) Surrealismo.
D) Jovem guarda.
E) Baião.
13 (Porto Nacional-TO 2012) Os instrumentos musicais Trombone de vara, Cavaquinho e a Zabumba são instrumentos de classes
diferentes.
Assinale a alternativa correta de acordo com a ordem em que foram apresentados.
A) Aerofones, Cordofones, Membranofones.
B) Cordofones, Membranofones Idiofones.
C) Aerofones, Cordofones, Membranofones.
D) Cordofones, Aerofones, Membranofones.
E) Eletrofones, Aerofones, Cordofones.
14.(FAUEL/Goiogere/2018) Os sinais de dinâmica são signos musicais utilizados para sugerir:
a) Alteração de frequência do som
b) Alteração de duração do som
c) Alteração de timbre do som
d) Alteração da amplitude do som
________________________________________
15. (FAUEL/Goiogere/2018) Dentro da escala de Lá bemol maior indique respectivamente os graus terça maior, quinta justa e sétima maior.
a) Dó, Mi bemol e Sol bemol
b) Dó bemol, Mi natural e Sol natural
c) Dó, Mi bemol e Sol natural
d) Dó, Mi bemol e Sol sustenido
________________________________________
16.(FAUEL/Goiogere/2018) Indique a composição do seguinte acorde: Ré bemol maior com sétima maior, nona maior e décima primeira aumentada.
a) Ré bemol, Fá natural, Lá bemol, Dó bemol, Mi
bemol e Sol natural
b) Ré bemol, Fá natural, Lá bemol, Dó natural, Mi
bemol e Sol natural
c) Ré bemol, Fá natural, Lá natural, Dó natural, Mi
bemol e Sol natural
d) Ré bemol, Fá natural, Lá bemol, Dó natural, Mi
bemol e Sol bemol
________________________________________
17.(FAUEL/Goiogere/2018) O naipe de saxofone, segundo os tratados de orquestração e instrumentação é classificado como:
a) Metais
b) Madeiras
c) Percussão
d) Cordas
________________________________________
18. (FAUEL/Goiogere/2018) Indique qual a clave comumente usada (Sol, Dó ou Fá) e a quantidade de acidentes contidos em uma partitura para viola de arco, em Lá maior, com uma melodia escrita no registro grave do instrumento:
a) Clave de Dó na terceira linha, com F# e C# na
armadura
b) Clave de Fá, com F# e C# na armadura
c) Clave de Dó na terceira linha, com F#, C# e G#
na armadura
d) Clave de Dó na quarta linha com F# e C# na
armadura
________________________________________
19. (FAUEL/Goiogere/2018) Indique a quantidade de tons e semitons em um intervalo de sexta maior
a) 3 tons e um semitom
b) 6 tons
c) 4 tons e um semitom
d) 5 tons e um semitom
20. (FAUEL/Goiogere/2018) Indique quais as notas da escala de Lá bemol maior
a) Ab, Bb, C, Db, Eb, F, G, Ab
b) Ab, Bb, Cb, Db, Eb, F, G, Ab
c) Ab, Bb, C, Db, Eb, Fb, G, Ab
d)Ab, Bb, C, Db, Eb, F, Gb, Ab
21) (ISAE-PM/AM/2011) Na clave de fá, a nota ré corresponde à seguinte linha
(de baixo para cima):
(A) 1ª
(B) 2ª
(C) 3ª
(D) 4ª
22) (ISAE-PM/AM/2011) O acorde dominante corresponde ao seguinte grau da
escala:
(A) I;
(B) III;
(C) IV;
(D) V.
23) (ISAE-PM/AM/2011) Quantas quiálteras de 3 cabem num compasso
quaternário, tendo a semínima como unidade de tempo?
(A) 6;
(B) 1;
(C) 4;
(D) 3.
24) (ISAE-PM/AM/2011) A duração da mínima é:
(A) o dobro da semínima;
(B) metade da semínima;
(C) o dobro da semibreve;
(D) metade da breve.
25) (ISAE-PM/AM/2011) O dó 4 corresponde à seguinte nota na clave de sol:
(A) 1° Espaço
(B)2° Espaço
(C) 3° Espaço
(D) 4° Espaço
26) (ISAE-PM/AM/2011) Quantos semitons formam um intervalo de terça menor?
(A) 4;
(B) 5;
(C) 6;
(D) 3.
27) (ISAE-PM/AM/2011) Considerando o compasso composto 6/8, que figuras
completam-no corretamente?
(A) duas semínimas pontuadas;
(B) seis semínimas;
(C) oito colcheias;
(D) duas mínimas pontuadas.
28) (FAUEL/Goiogere/2018) Indique quais as notas da escala de Dó sustenido menor natural:
a) C#, D#, E, F#, G#, A#, B#, C#
b) C#, D#, E, F#, G#, A, B, C#
c) C#, D, E F#, G#, A, B, C#
d) C#, D#, E, F# G#, A, B#, C#
29) (ISAE-PM/AM/2011) Quantos sustenidos (#) compõem a armadura de sol
maior?
(A) 3;
(B) 1;
(C) 2;
(D) 4.
30) (ISAE-PM/AM/2011) A definição de “trítono” é:
(A) canto a três vozes;
(B) intervalo de 4ª aumentada;
(C) terças em uníssono;
(D) intervalo de três semitons.
31) (ISAE-PM/AM/2011) O tom relativo de Dó maior é o:
(A) Dó menor;
(B) Ré maior;
(C) Si b menor;
(D) Lá menor.
32) (ISAE-PM/AM/2011) Numa partitura com dois bemóis (b) na armadura,
podemos deduzir que o tom será:
(A) Si b maior ou Sol menor;
(B) Si maior ou Sol menor;
(C) Mi b maior ou Dó menor;
(D) Mi maior ou Dó b menor.
33) (ISAE-PM/AM/2011) A seguinte escala sobe diferente de sua descida:
(A) escala menor natural;
(B) escala menor harmônica;
(C) escala menor melódica;
(D) escala menor dissonante.
34) (ISAE-PM/AM/2011) Em relação à “fermata” é correto afirmar que:
(A) diminui metade do valor da nota;
(B) aumenta a duração da nota, ficando esta a critério do
intérprete ou do regente;
(C) aumenta meio tom da nota original;
(D) diminui meio tom da nota original.
35) (ISAE-PM/AM/2011) Complete a sequência da escala de Sol maior:
Sol - lá - si - dó - (...) - (...) - (...) - (...)
(A) réb - mi - fá# - sol;
(B) ré - mi - fá# - sol;
(C) ré# - mi - fá - sol;
(D) réb - mi - fá – sol.
36) (ISAE-PM/AM/2011) O estilo rock é fundamentalmente:
(A) quaternário;
(B) ternário;
(C) binário;
(D) compasso composto.
37) (ISAE-PM/AM/2011) O andamento que corresponde a aproximadamente 200
bpm é o:
(A) andante;
(B) prestíssimo;
(C) largo;
(D) adágio.
38) (ISAE-PM/AM/2011) Complete de modo a formar um acorde dissonante:
Ré - (...) - (...)
(A) Ré - fá - lá;
(B) Ré - fá# - lá;
(C) Ré - fá# -lá#;
(D) Ré - solb – lá.
39) (ISAE-PM/AM/2011) Complete a escala cromática:
dó - dó# - ré - ré# - (...) – (...) – fá# - sol - sol# - lá
(A) mib - mi;
(B) mi - fá;
(C) mi - fáb;
(D) mib - fá.
40) (ISAE-PM/AM/2011) Complete a escala diatônica de Sol:
sol – lá – si – dó – ré – (...) – (...) – sol
(A) mi – fá#;
(B) mi - fá;
(C) mi# - fá;
(D) mi – fáb.
41)(ISAE-PM/AM/2011) Assinale o intervalo de segunda menor:
(A) sol - lá;
(B) sol - fá;
(C) sol - láb;
(D) sol - sib.
42) (FAUEL/Goiogere/2018) Qual a símbolo indica uma fórmula de compasso ternário composto:
a) 3/8
b) 6/8
c) 9/8
d) 3/4
43) (ISAE-PM/AM/2011) A colcheia tem o valor de:
(A) a metade de uma semínima;
(B) o dobro de uma semínima;
(C) a metade de uma semicolcheia;
(D) o dobro de uma breve.
44. (FAUEL/Goiogere/2018) Qual a ordem de entrada dos sustenidos no ciclo das quintas ascendentes:
a) F#, C#, D#, A, G#, E#, B#
b) G#, F#, C#, D#, E#, B#, A#
c) A#, E#, F#, D#, G#, B#, C#
d) F#, C#, G#, D#, A#, E#, B#
45. (FAUEL/Goiogere/2018) Indique a classificação do grave para o agudo das vozes masculinas e femininas de um Coro adulto.
a) tenor, barítono, soprano e contralto
b) soprano, contralto, tenor e barítono
c) barítono, tenor, contralto e soprano
d) barítono, tenor, soprano e contralto
46) (ISAE-PM/AM/2011) O quarto grau de uma escala é também conhecido como:
(A) subtônica;
(B) mediante;
(C) subdominante;
(D) sensível.
47)(ISAE-PM/AM/2011) Assinale o intervalo formado dó 3 e mi 4 clave de Sol:
a(A) 10ªM;
(B) 3ªM;
(C) 6ªm;
(D) 6ªM.
48) (ISAE-PM/AM/2011) Classifique o intervalo conforme sol 3 e ré 4 na clave de Sol
(A) 5ª justa melódica;
(B) 5ª justa harmônica;
(C) 5ª aumentada;
(D) 5ª diminuta.
49) (ISAE-PM/AM/2011) Quando duas notas soam juntas, chamamos a isto:
(A) intervalo harmônico;
(B) acorde;
(C) intervalo melódico;
(D) síncope.
50. (BARRAS/Cajuínas/2011) A música popular brasileira “Asa Branca”, de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira é uma música tipicamente urbana ruralista no estilo rítmico denominado de:
a) Samba.
b) Baião.
c) Xote.
d) Maxixe
Gabarito das questões
1 D
2 B
3 C
4 A
5 A
6 A
7 E
8 C
9 C
10 C
1 D
2 B
3 C
4 A
5 A
6 A
7 E
8 C
9 C
10 C
11 B
12 D
13 A
14. d
15. c
16. b
17. b
18. c
19. c
20. a
21 C
22) D
23 A
24 A
25 C
26 D
27 A
28 b
29 B
30 B
31 D
32 A
33 C
34 B
35 B
36 A
37 B
38 C
39 B
40 A
41 C
42 c
43 A
44. d
45 c
46 C
47 A
48 B
49 A
50. b
Adquira o Livro Português Esquematizado Gramática, Interpretação de Texto, Redação Oficial e Redação Discursiva. O candidato tem diante de si todo o arsenal de Língua Portuguesa. Clique aqui e confira!
Compartilhe em sua s Redes Sociais!
0 comentários:
Postar um comentário