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Simulado Sobre Avaliação de Aprendizagem para Concursos



Simulado Sobre Avaliação de Aprendizagem para Concursos



1. (VUNESP/SERTÃOZINHO/2018) Segundo Hoffmann, em “Avaliação mediadora: uma relação dialógica na construção do conhecimento”, o acompanhamento do processo de construção de conhecimento numa perspectiva dialógica e construtivista 
(A) implica favorecer o desenvolvimento do aluno. 
(B) significa acompanhar todas as ações e tarefas do aluno.
(C) demanda não tomar responsabilidade pelo aprimoramento dos alunos. 
(D) é uma relação puramente afetiva e emotiva. 
(E) significa impor ao aluno que tenha novas condutas. 


2. (VUNESP/SERTÃOZINHO/2018) De acordo com Moura (2010), o trabalho por projetos pode ser dividido em quatro etapas, que são problematização, desenvolvimento, aplicação e avaliação. Sobre essas etapas, é correto afirmar que 
(A) a avaliação é o momento em que se criam as estratégias para buscar respostas às questões e hipóteses levantadas pelos alunos. 
(B) o desenvolvimento dá ao educando a oportunidade de se colocar como sujeito ativo e transformador do seu espaço de vivência e convivência. 
(C) o desenvolvimento tem, para o educador, uma dimensão diagnóstica, investigativa e processual. 
(D) a aplicação é o momento em que o educador interpreta a manifestação dos alunos para perceber em que ponto estão. 


(E) a problematização é a etapa em que é fundamental detectar o que os alunos já sabem, o que querem saber e como poderão saber. 


3. (Florianópolis2018) Estudos e pesquisas apontam a gestão democrática como um dos elementos recorrentes entre as redes que apresentam bons resultados nas avaliações finais.
Em relação à gestão democrática da escola, é correto afirmar:
1. A gestão democrática da Educação está amparada na legislação educacional.
2. A LDB prevê a autonomia da escola para promover uma gestão participativa: “os sistemas de ensino assegurarão às unidades escolares públicas de Educação Básica que os integram progressivos graus de autonomia pedagógica e administrativa e de gestão financeira, observadas as normas gerais de direito financeiro público”.
3. Os princípios da gestão democrática, reiterados pela LDB, são: I – participação dos profissionais da Educação na elaboração do projeto pedagógico da escola; II – participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes.
4. A eleição direta de diretores é a premissa básica para a gestão democrática da unidade escolar.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
a. ( ) São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.
b. ( ) São corretas apenas as afirmativas 2 e 4.
c. ( ) São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.
d. ( ) São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.


e. ( ) São corretas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.




4. Considerando diferentes concepções sobre o papel
da avaliação da aprendizagem, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas a respeito das respostas da professora:
( ) Em uma perspectiva de avaliação classificatória: “Significa que, a partir das provas que aplicamos em toda a turma, ele está em um nível intermediário na classe, pois uma parte da turma está melhor que ele, e outra está abaixo dele. Ele está na média para ser aprovado, mas precisa melhorar, mãe, se não quiser correr riscos no final do ano”.
( ) Em uma perspectiva de avaliação somatória: “Representa o resultado das atividades avaliativas realizadas, a partir das quais produzimos um cálculo para verificar ao final o rendimento dele, que está, como pode ver, na média de aprovação. É como se ele tivesse feito uma ‘poupança’ de notas que trouxe este resultado”.
( ) Em uma perspectiva de avaliação formativa: “Esta nota é um indicador, uma informação apenas, mãe, ela mostra alguns aspectos da aprendizagem do seu filho. Juntamente com outras informações, poderemos ter um juízo mais elaborado sobre suas dificuldades e, com isso, poderemos ajudá-lo a superar dificuldades e levá-lo a aprender mais e melhor”.
( ) Em uma perspectiva de avaliação emancipatória: “É apenas uma formalidade da escola, não significa muita coisa, mãe, pois o mais importante não é a nota que ele tira, e sim a sua capacidade de aprendizagem e de conduzir autonomamente sua vida e sua trajetória na escola”.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
a) V – F – V – F.
b) V – F – F – F.
c) F – V – F – V.
d) F – F – F – V.
e) V – V – V – F


5 - (Araucária 2017) Na Educação Infantil, a avaliação é um instrumento de reflexão sobre a prática pedagógica na busca de melhores caminhos para orientar as aprendizagens das crianças. Sobre avaliação, assinale a alternativa correta.
a) A avaliação das crianças de 0 a 5 anos será realizada duas vezes ao ano, permitindo a revisão das propostas no meio do ano letivo e encaminhamentos para a continuidade do percurso educativo das crianças.
b) A avaliação é composta por duas dimensões com igual importância para o acompanhamento das aprendizagens: a quantitativa e a qualitativa.
c) A avaliação na Educação Infantil será registrada através de Parecer Descritivo nos quatro bimestres, resultando em um único registro final que acompanha a criança.
d) A avaliação deve se constituir com base na observação sistemática, crítica e criativa do comportamento de cada criança, de grupos de crianças e das brincadeiras e interações entre as crianças no cotidiano.
e) A avaliação deve focar-se no desenvolvimento efetivo da criança, buscando verificar a aprendizagem, como aponta Luckesi, a partir dos mínimos possíveis.

6 - A avaliação da aprendizagem é um tema polêmico, mas importante na organização e na prática pedagógica. Sobre este tema, é correto afirmar:
a) A avaliação é a razão da organização do trabalho pedagógico, pois finaliza todo o ciclo do ensino, de forma que os resultados da aprendizagem só ficam evidentes por meio da avaliação.
b) A avaliação tem o papel de definir os alunos que serão aprovados ou reprovados, por meio da verificação da aprendizagem e consequente mensuração do alcance ou não dos objetivos educacionais.
c) O sentido de se avaliar os alunos é permitir sua classificação face aos objetivos educacionais, isto é, a avaliação da aprendizagem permite que o professor e a escola possam identificar os alunos com mais ou menos dificuldades e encaixá-los em turmas ou procedimentos mais avançados ou encaminhá-los para refazerem a trajetória pedagógica.

d) A avaliação da aprendizagem é um processo intencional e sistemático de coleta, análise e interpretação de informações sobre o processo educativo, em que se dimensionam o próprio processo e seus resultados, com vistas a permitir orientar as tomadas de decisões relativas ao próprio processo pedagógico

7. (FEPESE/2010) A avaliação entendida como fornecedora de informações, com o objetivo de orientar a prática pedagógica durante o processo de aprendizagem dos estudantes, expressa uma concepção de avaliação:
a. ( ) Analítica.
b. ( ) Somativa.
c. ( ) Comportamental.
d. ( ) Classificatória.
e. ( ) Formativa.

8. (São José2018) Qual tipo de avaliação desenvolve-se ao longo da prática pedagógica, possibilitando orientar a aprendizagem do aluno e pautar a reflexão do professor sobre o processo de ensino?
a. ( ) Somativa
b. ( ) Formativa
c. ( ) Autoavaliação
d. ( ) Classificatória
e. ( ) Diagnóstica

9. Conforme os princípios de Cipriano Luckesi, a avaliação da aprendizagem escolar NÃO é: 
a) O ato de avaliar não é um ato neutro que se encerra na constatação; 
b) A prática de exames que submete a todos, com fins de classificação e seleção; 
c) Uma prática amorosa, inclusiva, dinâmica e construtiva; 
d) O ato de avaliar é a disposição de acolher; 
e) Um recurso pedagógico útil e necessário para auxiliar cada educador e cada educando na busca e na construção de si mesmo e do seu melhor modo de ser na vida;

10. Sobre a relação professor/aluno, é INCORRETO afirmar que: 
a) É permeada por dois aspectos, o cognoscitivo e o socioemocional; 
b) Deve ser permeada por autoridade e autoritarismo, uma vez que ambas são consequência natural do processo de acúmulo de conhecimento técnico pelo professor e da preocupação deste com a evolução do aluno na construção do conhecimento; 
c) O diálogo como uma postura necessária à relação professor aluno e ao processo de ensino-aprendizagem; 
d) Ela é importante para a efetivação do processo ensinar aprender; 

e) Não é crucial para a relação pedagógica;

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Gabarito do Simulado Sobre Avaliação de Aprendizagem para Concursos


1.A
2.E
3.C
4. E
5 D
6 D
7 E
8 B
9.D
10. E




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