[UFPR] Questões da Área da Educação para Concursos, com Gabarito
( ) Os conceitos referentes à criança e à infância se complementam e são culturalmente determinados e historicamente construídos.
( ) O sentimento de infância, segundo Ariés, era ausente até o século XVI na Europa, havendo um desinteresse por uma
fase da vida que se mostrava tão instável e, ao mesmo tempo, representativa.
( ) A infância foi uma invenção da modernidade (a partir do século XVIII), marcada por uma busca da moralidade na base da educação das crianças, por um interesse psicológico, juntando a razão das ações a certa docilidade.
( ) No século XIX, as crianças passam a ser tratadas como adultos em miniatura, e, no século XX, com a influência de psicólogos e de educadores, elas passam a ser vistas como seres de direitos e em fase de desenvolvimento.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
a) F – V – F – V.
b) V – F – V – V.
c) F – V – V – V.
d) V – V – F – F.
e) V – F – V – F.
2 - (Matosinhos/UFPR/2019) Sobre o Ensino Fundamental, regulamentado na LDB 9.394/96, assinale a alternativa correta.
a) Será ministrado em língua portuguesa, sendo proibido às comunidades a utilização de suas línguas maternas e processos próprios de aprendizagem.
b) O Ensino Fundamental é obrigatório, com duração de 9 anos, iniciando-se, obrigatoriamente, aos 5 anos de idade.
c) É obrigatório aos sistemas de ensino desdobrar o Ensino Fundamental em ciclos.
d) O Ensino Fundamental será ministrado progressivamente em tempo integral, a critérios dos sistemas de ensino.
e) O Ensino Fundamental integra a Educação Básica, com duração de 8 anos.
3 - (Matosinhos/UFPR/2019) Com base no Estatuto da Pessoa com Deficiência, é incumbência do poder público com relação ao direito à educação:
a) oferta do ensino de Libras, verificando a disponibilidade do Sistema Braille e de uso de recursos de tecnologia assistida.
b) garantia da dignidade da pessoa com deficiência ao longo de toda sua fase adulta.
c) formação e disponibilização de professores para o atendimento educacional especializado, de tradutores e intérpretes de Libras, de guias intérpretes e de profissionais de apoio.
d) oferta de currículo diferenciado, com conteúdos e programas distintos do ensino regular.
e) comunicação, à autoridade competente, de qualquer forma de ameaça ou de violação aos direitos da pessoa com deficiência.
4 - (Matosinhos/UFPR/2019) O Estatuto da Criança e do Adolescente dispõe sobre a proteção integral da criança e do adolescente, garantindo-lhes todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana. Os dispositivos contidos no capítulo II estipulam os direitos relativos à liberdade, ao respeito e à dignidade. Com relação ao assunto, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as
seguintes afirmativas:
( ) Considerando o direito que a criança e o adolescente têm de serem educados e cuidados, é possível que pais e responsáveis façam uso de castigos físicos, desde que tenham por finalidade garantir comportamentos adequados socialmente.
( ) É dever restrito à família cuidar da dignidade da criança e do adolescente, protegendo-os de qualquer tratamento desumano, violento, aterrorizante, vexatório ou constrangedor.
( ) O ECA estabelece que toda criança e adolescente têm direito a emitir opinião, a se expressar, ter crenças, participar de culto religioso, da vida familiar e comunitária sem sofrer qualquer tipo de discriminação.
( ) Humilhações, ameaças graves e ridicularizações são entendidos no ECA como tratamento cruel ou degradante, e diante de situações dessa natureza a Lei dispõe de mecanismos de proteção integral à criança e ao adolescente.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
a) F – V – V – V.
b) F – V – F – V.
c) V – F – F – V.
d) V – F – V – F.
e) V – V – V – F.
5 - (Matosinhos/UFPR/2019) A respeito das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos, é correto afirmar:
a) O Ensino Fundamental passa a ter duração de 9 anos, abrangendo a população de 5 a 14 anos de idade.
b) É facultativa a matrícula no Ensino Fundamental de crianças com 6 anos completos ou a completar até o dia 31 de março do ano em que ocorrer a matrícula, nos termos da Lei e das normas nacionais vigentes.
c) As crianças que completarem 6 anos após 31 de março deverão ser matriculadas na Educação Infantil (Pré-Escola).
d) A carga horária mínima anual do Ensino Fundamental regular será de 700 horas-relógio, distribuídas em, pelo menos, 200
dias de efetivo trabalho escolar.
e) O Ensino Religioso, de matrícula obrigatória ao aluno, é parte integrante da formação básica do cidadão e constitui componente curricular dos horários normais das escolas públicas de Ensino Fundamental.
6 - (Matosinhos/UFPR/2019) As Leis Municipais nº 1.786/2015 e nº 1.862/2016 instituem o Plano Municipal de Educação de Matinhos e estabelecem as diretrizes, metas e estratégias para o interstício de 2015 a 2024. Com relação ao assunto e com base no conteúdo das leis
supracitadas, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:
( ) Tendo como meta a oferta de educação em tempo integral em, no mínimo, 50% das escolas públicas, uma das estratégias é a promoção, com o apoio da União, de atividades de acompanhamento pedagógico e multidisciplinares, culturais e esportivas, de forma que o tempo de permanência dos estudantes na escola, ou sob sua responsabilidade, passe a ser igual ou superior a 7 horas diárias durante todo o ano letivo.
( ) A fim de fomentar a qualidade da educação básica em todas as etapas e modalidades, com melhoria do fluxo escolar e da aprendizagem, uma das estratégias visa à implementação e oferta de formação continuada para professores, de forma a combinar a articulação dos conteúdos formais com as atividades esportivas, culturais e tecnológicas.
( ) Com relação à educação ambiental, o plano prevê o estabelecimento de ações que digam respeito ao desenvolvimento de projetos dessa natureza que envolvam alunos, profissionais da educação, associações e comunidade do entorno escolar.
( ) Em se tratando dos princípios do respeito aos direitos humanos e às diferenças culturais, há de se promover ações pedagógicas e culturais que visem, entre outras questões: sensibilizar a sociedade civil no que se refere a eliminar qualquer forma de discriminação religiosa; desenvolver atividades a respeito da Lei Maria da Penha; promover estudos e ações com relação ao bullying, sexismo, misoginia e racismo; e desenvolver atividades relacionadas à História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
a) F – V – F – V.
b) V – V – F – F.
c) F – F – V – F.
d) F – F – F – V.
e) V – V – V – V.
7 - (Matosinhos/UFPR/2019) O Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) foi criado em 2012 pelo Governo Federal. Com relação ao assunto, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:
( ) Tem como principal objetivo garantir que todas as crianças brasileiras até 8 anos de idade sejam alfabetizadas plenamente.
( ) O Pacto articula a participação entre a União e os Estados.
( ) Promover a formação continuada de professores alfabetizadores é um dos eixos de atuação do PNAIC.
( ) A Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA) e a Provinha Brasil contribuem com dados para avaliação sobre a alfabetização nas escolas e atualização de dados para o PNAIC.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
a) V – V – F – V.
b) V – V – V – F.
c) F – F – F – V.
d) V – V – V – V.
e) F – F – V – F.
8 - (Matosinhos/UFPR/2019) A Base Nacional Comum Curricular é apresentada como “um documento plural, contemporâneo, e estabelece com clareza o conjunto de aprendizagens essenciais e indispensáveis a que todos os estudantes, crianças, jovens e adultos têm direito” (BNCC, 2017). A respeito do assunto, considere as seguintes afirmativas:
1. Esse documento tem caráter normativo, sendo uma referência obrigatória para as propostas pedagógicas, elaboração e adequação de currículos de instituições educacionais públicas e particulares do Brasil.
2. Os fundamentos pedagógicos da BNCC estão focados no desenvolvimento de competências que os alunos devem desenvolver em cada etapa da Educação Básica.
3. Nesse documento, o Ensino Religioso não foi contemplado como área do conhecimento por respeito à diversidade religiosa das famílias brasileiras.
4. Visando ao desenvolvimento das competências específicas, na BNCC, cada componente curricular apresenta um conjunto de habilidades relacionadas a diferentes objetos de conhecimentos.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente a afirmativa 1 é verdadeira.
b) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.
c) Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras.
d) Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.
e) As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.
9 - (Matosinhos/UFPR/2019) A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento que determina os conhecimentos e as habilidades essenciais para serem trabalhadas nas escolas públicas e particulares brasileiras. A sua finalidade é nortear a elaboração de currículos, garantindo o direito à aprendizagem e o desenvolvimento pleno de todos os estudantes. Levando em consideração a versão final desse documento, assinale a alternativa correta.
a) A BNCC apresenta uma divisão estruturada em três grandes áreas do conhecimento: Linguagens, Matemática e Ciências (subdivididas em Ciências da Natureza e Ciências Humanas).
b) A BNCC está estruturada a serviço do desenvolvimento de competências, dividida em cinco áreas do conhecimento: Linguagens, Matemática, Ciências Naturais, Ciências Humanas e Ensino Religioso. Cada área do conhecimento apresenta uma competência específica, delimitando o que deve ser trabalhado.
c) Conforme organização da BNCC, os componentes curriculares apresentam-se de forma transdisciplinar, diluídos em dois grandes eixos temáticos: Linguagens (Língua Portuguesa, Língua Inglesa, e Artes, História e Geografia) e Habilidades Lógicomatemáticas (Matemática, Ciências Naturais).
d) A BNCC está dividida em quatro Unidades Temáticas (Língua Portuguesa, Matemática, Ciências humanas e Ciências Naturais), cada uma delas apresentando dez habilidades gerais, articuladas entre si, que devem garantir o desenvolvimento integral dos estudantes.
e) A inovação da BNCC está relacionada ao desenvolvimento de habilidades específicas, mantendo para isso a divisão em disciplinas que devem ser trabalhadas isoladamente.
10 - (Matosinhos/UFPR/2019) Sobre o Projeto Político-Pedagógico (PPP), assinale a alternativa correta.
a) A construção do PPP faz parte das atribuições do professor, servindo como instrumento de estudos e reflexões.
b) O PPP surge no contexto da década de 1960 no Brasil, quando são discutidas questões modernas de gestão escolar democrática.
c) A identificação das problemáticas escolares para composição do PPP é de responsabilidade do município, cabendo aos professores somente acatá-las e implementá-las.
d) O PPP configura-se como documento burocrático, de organização e gestão da escola.
e) O PPP é um documento construído pelos pedagogos da escola para regulamentar suas funções com os alunos.
1.D
2.D
3.C
4.A
5.D
6.E
7.B
8.C
9.B
10.A
Veja também
Gabarito Questões da Área da Educação para Concursos
1.D
2.D
3.C
4.A
5.D
6.E
7.B
8.C
9.B
10.A
Adquira o Livro Português Esquematizado Gramática, Interpretação de Texto, Redação Oficial e Redação Discursiva. O candidato tem diante de si todo o arsenal de Língua Portuguesa. Clique aqui e confira!
Compartilhe em sua s Redes Sociais!
0 comentários:
Postar um comentário