Simulado de Fundamentos da Educação para Professor, com Gabarito
1.
A defesa de que o estudante aprende ao realizar alguma tarefa em
colaboração com parceiros mais experientes é feita por:
a.
( ) Freud.
b.
( ) Pavlov.
c.
( ) Skinner.
d.
( ) Vigotski.
e.
( ) Durkheim
2
- (Matosinhos/UFPR/2019) A Lei nº 13.146/2015 assegura
educação de qualidade à pessoa com deficiência, colocando-a a
salvo de toda forma de violência, negligência e discriminação.
Levando em consideração os preceitos dessa Lei, assinale a
alternativa correta.
a)
A educação de qualidade é dever somente do Estado e da Família,
isentando todas as outras instâncias sociais.
b)
A garantia de uma educação de qualidade é obrigação restrita da
família e da comunidade escolar, por possuírem a primazia dessa
finalidade.
c)
É dever do Estado, da família, da comunidade escolar e da sociedade
como um todo garantir educação de qualidade e segurança a todas as
pessoas com deficiência, indiscriminadamente.
d)
Promover a educação é responsabilidade da comunidade escolar, com
o apoio da família, cabendo ao Estado promover meios de cuidados e
proteção contra qualquer forma de violência, negligência ou
discriminação.
e)
A educação e a proteção de pessoas com deficiência são de
responsabilidade somente da família, cabendo ao Estado vigiar e
punir eventuais descumprimentos dos direitos assegurados pela Lei.
3
- O Plano Nacional de Educação (Lei nº 13.005) foi sancionado em
2014, com vigência de 10 anos. Com relação às diretrizes dessa
lei, considere os seguintes itens:
1.
Melhoria da qualidade da educação.
2.
Erradicação do analfabetismo.
3.
Expansão do ensino integral.
4.
Implantação do ensino bilíngue.
São
diretrizes dessa lei:
a)
1, 2, 3 e 4.
b)
1, 2 e 4 apenas.
c)
2 e 3 apenas.
d)
3 e 4 apenas.
e)
1 e 2 apenas.
4
- (Matosinhos/UFPR/2019) A Lei nº 10.639, de 2003, altera
a LDB (9.394/96), acrescentando o artigo 26A, que torna obrigatório
o ensino sobre a história e a cultura afro-brasileira na Educação
Básica. Sobre a educação das relações étnico-raciais, considere
as seguintes afirmativas:
1.
Seu objetivo é a divulgação e produção de conhecimentos, bem
como de atitudes, posturas e valores que eduquem cidadãos quanto à
pluralidade étnico-racial.
2.
Seu objetivo é o estudo da cultura africana, sobretudo por meio da
ênfase nos estudos históricos sobre a escravidão negra no Brasil.
3.
A educação das relações étnico-raciais impõe aprendizagens
entre brancos e negros, troca de conhecimentos, quebra de
desconfianças, projeto conjunto para construção de uma sociedade
justa, igual, equânime.
4.
Consciência política e histórica da diversidade, fortalecimento de
identidades e de direitos e combate ao racismo e discriminações são
princípios da educação das relações étnico-raciais.
Assinale
a alternativa correta.
a)
Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.
b)
Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.
c)
Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.
d)
Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras.
e)
As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.
5
(FEPESE/Florianópolis/2018) A gestão democrática implica
primeiramente o repensar da estrutura de poder da escola, tendo em
vista sua socialização. A socialização do poder propicia a
prática da participação coletiva (VEIGA, 2001, p. 18). Os
mecanismos de participação democrática na escola, referendados
pela Constituição Federal de 1988 e pela Lei de Diretrizes e Bases
da Educação Nacional (LDB) de 1996, são:
a.
( ) Conhecimento das leis que regulamentam o sistema de ensino
e sua estrutura organizacional, bem como a ação dos agentes
públicos na construção de uma proposta de gestão autônoma do
espaço escolar.
b.
( ) Garantia de participação dos profissionais da educação
na elaboração do projeto pedagógico da escola, além da
participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares
ou
equivalentes.
c.
( ) Participação da comunidade escolar no processo de
organização e gestão das instâncias
educativas
e a municipalização das escolas de Ensino Fundamental a partir da
solidariedade dos entes federativos.
d.
( ) Criação e manutenção de órgãos colegiados
legitimados pela comunidade educativa e
garantia
de autonomia dos estudantes para se organizarem livremente através
de grêmios estudantis participativos e críticos.
e.
( ) Atuação do conselho de pais e alunos na elaboração
dos planejamentos de aula de modo a garantir a presença efetiva nos
processos decisórios da instituição, possibilitando o
desenvolvimento de uma verdadeira ação educativa.
6)
(FUNDATEC/S.P.Serra/2019) Segundo BOYNTON e BOYNTON, com relação ao
desenvolvimento do orgulho positivo, marcar C para as afirmativas
Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que
apresenta a sequência CORRETA:
(---)
O orgulho que os alunos desenvolvem ajuda a formar sua identidade,
que, por sua vez, conduz seus comportamentos.
(---)
Demonstrar que você se preocupa com os alunos é uma das mais
poderosas formas de construir relacionamentos negativos com eles.
a)
C - C.
b)
E - C.
c)
C - E.
d)
E - E.
7.
(VUNESP/SERTÃOZINHO/2018) Moura (2010) apresenta um meio de trabalho
pertinente ao processo de ensino-aprendizagem que se insere na
Educação, promovendo-a de maneira significativa e compartilhada,
auxiliando na formação integral dos indivíduos permeado pelas
diversas oportunidades de aprendizagem conceitual, atitudinal,
procedimental. Esse meio de trabalho é
(A)
o construtivismo.
(B)
a aprendizagem conceitual.
(C)
a formação globalizada.
(D)
a pedagogia de projetos.
(E)
a interdisciplinaridade.
8. (VUNESP/SERTÃOZINHO/2018) Segundo Lerner (2002), ao pensar a transformação do ensino da leitura e da escrita, o desafio é formar
(A)
sujeitos que possam “decifrar” o sistema da escrita.
(B)
leitores que saberão escolher material escrito adequado para buscar
a solução de problemas.
(C)
alunos capazes de oralizar um texto selecionado por outro.
(D)
seres humanos que assumam a posição do autor que leem sem
questioná-la.
(E)
indivíduos dependentes da letra do texto e da autoridade de outros.
9 (FUNDATEC/S.P.Serra/2019) Assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE: A inclusão refere-se à vida social e educativa, em que todos os alunos ___________ ser inclusos na escola regular, ___________ do seu desenvolvimento cognitivo.
a)
devem - independentemente
b)
não devem - independentemente
c)
devem - dependendo
d)
não devem - dependendo
10.
(VUNESP/SERTÃOZINHO/2018) Segundo os Parâmetros Curriculares
Nacionais (volume 7), é correto afirmar, sobre a inclusão da
educação física nas escolas, que
(A)
ela se deu, no Estado de São Paulo, entre outros, sob o nome de
desporto recreativo.
(B)
a educação física que se ensinava no início do século XIX era
baseada nos métodos europeus.
(C)
na década de 1930, ganham força ideias que associam a miscigenação
de raças à educação física.
(D)
sua inserção no currículo enfim garantiu a implementação na
prática, principalmente nas escolas primárias.
(E)
no final da década de 1930, foi inserida no currículo como prática
educativa obrigatória em todas as escolas brasileiras.
Veja também
Gabarito Simulado de Fundamentos da Educação para Professor, com Gabarito
1.D
2.C
3.E
4.D
5.B
6.C
7.D
8.B
9.A
10.E
Adquira o Livro Português Esquematizado Gramática, Interpretação de Texto, Redação Oficial e Redação Discursiva. O candidato tem diante de si todo o arsenal de Língua Portuguesa. Clique aqui e confira!
Compartilhe em sua s Redes Sociais!
0 comentários:
Postar um comentário