Pratique prepare-se para prova de concursos com as questões de concursos sobre didática de provas anteriores. O Candidato de estar atento as questões de fundamentos da educação e didática porque são fundamentais para sua classificação.
Questões de Didática de Concursos Públicos
Conhecimentos Pedagógicos. FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO . Fonte: (IBFC/CONDE/2019)
DIDÁTICA
1) Embora tenham conceituações distintas, _____________ _____________ Didática e Metodologia são, ainda na ___________ _________ atualidade, concebidas de modo equivocado, portanto como acepções sinônimas. Contudo, Libâneo (2006) traz alguns aspectos que elucidam, claramente, a Didática no processo de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, analise as afirmativas a seguir e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) ADidática é uma disciplina que estuda o processo de ensino no seu conjunto, no qual os objetivos, conteúdos, métodos e formas organizativas da aula se relacionam entre si de modo a criar as condições e os modos de garantir aos alunos uma aprendizagem significativa.
( ) Ela ajuda o professor na direção e orientação das tarefas do ensino e da aprendizagem, fornecendo-lhe segurança profissional. Essa segurança ou competência profissional é muito importante, mas é insuficiente.
( ) A Didática trata dos objetivos, condições e meios de realização do processo de ensino, ligando meios pedagógico-didáticos a objetivos sócio-políticos. Por outro lado, cabe lembrar que a técnica pedagógica não está ligada a uma concepção de homem e de sociedade, simultaneamente há uma concepção de homem e sociedade independente da competência técnica para realizá-la educacionalmente.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
a) V, F, V
b) F, V, F
c) V, V, F
d) F, F, V
2) Leia a seguir uma reflexão sobre a Didática: “A Didática está impregnada de e de . Ela se enriquecerá mais quanto mais der conta de postular o que lhe é específico e, a partir daí, explorar as fronteiras e zonas intermediárias do conhecimento cientifico. A (O) e a integração são dois movimentos que se articulam. Quanto mais se busca a especificidade mais se destacam os limites de uma disciplina, forçando a interdisciplinaridade e a integração. Quanto mais , mais necessidade de estruturação de cada campo de conhecimento. Quero dizer com isso que a estruturação do conteúdo próprio da Didática é um passo prévio para a interdisciplinaridade e não uma limitação” (LIBÂNEO, 2006, p.17).
Assinale a alternativa que preencha correta e, respectivamente, as lacunas.
a) multidisciplinaridade / interdisciplinaridade / especificidade / integração
b) integração / interdisciplinaridade / relação / especificidade
c) interdisciplinaridade / integração / interdisciplinaridade / integração
d) relação / integração / multidisciplinaridade / especificidade
3) (IBFC/CONDE/2019) Comenius (1592 a 1670) foi um religioso “dotado de um humanismo ímpar e de uma visão globalizante. Era atraído por todas as esferas do conhecimento e sonhava em construir uma pansofia, ou seja, uma sabedoria que abrangesse a totalidade.” “[...] Seu ideal pedagógico resumia as bases e as normas que regem o Homem no seu desempenho na esfera terrena, como criador de sua trajetória” (InfoEscola: A Pedagogia de Comenius).
Sobre o preceito trazido por seu ideal pedagógico, assinale a alternativa correta.
a) Aprender uns aos outros
b) Guiar e direcionar a todos
c) Promover o aprender sem ofender
d) Ensinar tudo a todos
4) Rousseau (1712-1778) foi um dos principais influenciadores da formação do pensamento político e educacional moderno. O princípio defendido por este teórico consiste em afirmar que “o homem nasce naturalmente bom”. Defendeu que era preciso partir dos instintos naturais da criança para desenvolvê-los. O ciclo completo desta nova educação, que propõe na sua obra, comporta quatro períodos.
Sobre isto, analise as afirmativas expostas na tabela a seguir e use: I (primeiro período) a IV (quarto ou último período) para relacionar. CICLO DA NOVA EDUCAÇÃO: PERÍODOS
_____ corresponde a uma vida puramente física, apta a fortificar o corpo sem forçá-lo; período espontâneo e orientado graças, notadamente, ao aleitamento materno.
_____ é aquele no qual a criança desenvolve seu corpo e seu caráter no contato com as realidades naturais, sem intervenção ativa de seu preceptor.
_____ neste o preceptor intervém mais diretamente; período no qual o jovem se inicia, essencialmente pela experiência, à geografia e à física, ao mesmo tempo em que aprende uma profissão manual ou ofício.
_____ compreende-se este período em que o homem floresce para a vida moral, religiosa e social.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
a) II, III, I e IV
b) I, II, III e IV
c) III, I, IV e II
d) IV, III, II e I
5) O planejamento da ação docente envolve _________ também, a integração de alguns elementos que ficam dispostos em um mesmo documento.
Nesse sentido, leia o trecho a seguir: “A (O) , é um processo pelo qual se determinam o grau dos resultados alcançados em relação aos objetivos, considerando o contexto das condições em que o trabalho foi desenvolvido. Deve-se considerar que este processo está relacionado com o processo de aprendizagem, deve ser pensado, planejado e realizado de forma contínua, coerente e consequente com os objetivos propostos para a aprendizagem” (Portal Educação).
Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
a) avaliação
b) metodologia de ensino
c) objetivo de ensino
d) procedimento
6) O plano de aula que especifica a prática do cotidiano, a dinâmica da sala de aula e,da interação e articulação entre professor e aluno. O professor tem a liberdade de trabalhar com plano de aula desde que mantenha coerência com planos antecedentes. Nesse sentido, nota-se que o plano de aula representa uma parte dentro de outras já existentes em um grande planejamento (Portal Educação). Sobre os componentes básicos de um plano de aula, considere as afirmativas:
I. O conteúdo faz parte do plano de aula e é a base para a aquisição de informações, conceitos, princípios e desenvolvimento de habilidades e atitudes nos alunos, por meio dos conteúdos, são alcançados os objetivos propostos.
II. Os procedimentos de ensino também integram o planejamento diário e são utilizados pelo professor para facilitar o processo de elaboração do conhecimento pelo aluno. Os procedimentos de ensino, então, são apenas uma coletânea de técnicas isoladas e envolvem o desenvolvimento de uma atividade.
III. A metodologia de ensino refere-se aos objetivos de aprendizagem e está organizada para mediar esta aprendizagem dos alunos, visando à consecução de objetivos de ensino propostos.
IV. Os recursos de ensino são os componentes do ambiente da aprendizagem que oferecem estímulo ao aluno. Podem ser humanos: professor, aluno, pessoas da escola e comunidade; materiais: do ambiente (água, folha, pedra, materiais diversos, etc.), da escola (quadro negro, giz, cartazes, data show, TV, vídeo, computador, materiais de laboratório, etc.), da comunidade (biblioteca, indústria, loja, cinema, horta, museu etc.).
Estão corretas as afirmativas:
a) I, II e III apenas
b) III e IV apenas
c) I e IV apenas
d) II e III apenas
7) Trata-se de uma avaliação que “deve estar comprometida com uma proposta pedagógica histórico-crítica, uma vez que esta concepção está preocupada com a perspectiva de que o educando deverá apropriar-se criticamente de conhecimentos e habilidades necessárias à sua realização como sujeito crítico dentro desta sociedade que se caracteriza pelo modo capitalista de produção. [...] É condição de sua existência e articulação com uma concepção pedagógica progressista" (LUCKESI, 2003, p.82).
Quanto a esta concepção ou tipo de avaliação, assinale a alternativa correta.
a) Somatória
b) Punitiva
c) Emancipatória
d) Diagnóstica
8) Sobre as avaliações dos tipos classificatória e formativa, analise as afirmativas a seguir e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) A avaliação classificatória preocupa-se em fazer do aluno, um aluno cidadão. ( ) A avaliação classificatória só almeja, pela nota, avaliar o quanto o aluno aprendeu.
( ) A avaliação formativa é o todo do aluno - o seu crescimento com aquele conteúdo, se houve melhora no aprendizado; se sua vida socioeducativa melhorou.
( ) Na avaliação classificatória o professor avalia os alunos por meio de trabalhos com o objetivo de observar se os alunos aprenderam ou não.
( ) A avaliação formativa não se preocupa com o ensino aprendizagem ao longo do desenvolvimento curricular e sim por um curto período.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
a) F, F, F, V, V
b) V, V, V, F, V
c) F, V, V, V, F
d) V, F, F, F, F
9. (IDECAN/IFPB/2019) Nos últimos dois decênios do século XX, mais especificamente após o fim da Ditadura Militar no Brasil, com a abertura política, situação econômica desfavorável e resquícios da repressão, surgiram vários movimentos das classes operárias em busca de melhorias sociais. E nesse cenário, os professores sentiram-se também no direito de reivindicar participação junto às políticas públicas educacionais. Sobre esse assunto é correto afirmar, exceto:
A) Esses movimentos foram uma “tentativa de superar a cultura tecnicista instalada no meio educativo e politizar o pensamento pedagógico”.
B) O referencial marxista se firma nas análises do interior da Pedagogia, tornando como princípio a relação entre realidade educacional e realidade social.
C) A ênfase no aspecto cultural esconde a realidade das diferenças de classes da população, pois, embora difundida a ideia de igualdade de oportunidades, não se leva em conta a desigualdade de condições sociais existentes no País.
D) Da Pedagogia Tecnicista até os dias atuais, a Didática desfragmentou o seu fundamento, primeiro coma ruptura da sua função prescritiva e instrumental, depois com a variação entre as didáticas, criando várias didáticas e metodologias, principalmente nos cursos de Pedagogia e de Magistério.
E) A Pedagogia Histórico Crítica é ideal como proposta de ação concreta para a escola pública, pois preconiza a democratização dos conteúdos socioculturais, científicos e artísticos para as classes populares.
A) Esses movimentos foram uma “tentativa de superar a cultura tecnicista instalada no meio educativo e politizar o pensamento pedagógico”.
B) O referencial marxista se firma nas análises do interior da Pedagogia, tornando como princípio a relação entre realidade educacional e realidade social.
C) A ênfase no aspecto cultural esconde a realidade das diferenças de classes da população, pois, embora difundida a ideia de igualdade de oportunidades, não se leva em conta a desigualdade de condições sociais existentes no País.
D) Da Pedagogia Tecnicista até os dias atuais, a Didática desfragmentou o seu fundamento, primeiro coma ruptura da sua função prescritiva e instrumental, depois com a variação entre as didáticas, criando várias didáticas e metodologias, principalmente nos cursos de Pedagogia e de Magistério.
E) A Pedagogia Histórico Crítica é ideal como proposta de ação concreta para a escola pública, pois preconiza a democratização dos conteúdos socioculturais, científicos e artísticos para as classes populares.
10. (IDECAN/IFPB/2019) Sobre a formação continuada, assinale a afirmativa correta.
A) A universidade incentiva e oferece oportunidades para os docentes realizarem cursos em diversas áreas, como, por exemplo, aperfeiçoamento didático.
B) Pensar na formação de professores universitários é ir além dos saberes científicos e pedagógicos. É considerar o papel que esse profissional tem na sociedade.
C) No início da prática docente, o significado da profissão e os valores e imagens atribuídos a essa prática podem se desconstruir em função do cotidiano de trabalho e se reconstruir por meio da percepção de novos significados e interações estabelecidos.
D) A formação docente para o ensino superior ainda fica a cargo de iniciativas individuais e institucionais esparsas, que não se referem a um projeto nacional ou da categoria docente. Assim, esses profissionais devem apropriar-se, durante a prática profissional, dos saberes necessários para o exercício da docência superior.
E) Os cursos que os docentes realizam fora da instituição são geralmente em temas específicos de suas áreas de pesquisa e atuação. Dos cursos internos da instituição, diversos buscam aperfeiçoar as práticas pedagógicas, em temáticas como didática e docência, o que demonstra uma preocupação da instituição pela qualificação de seu corpo docente. Porém, destaca-se uma assiduidade na participação nesse tipo de formação.
A) A universidade incentiva e oferece oportunidades para os docentes realizarem cursos em diversas áreas, como, por exemplo, aperfeiçoamento didático.
B) Pensar na formação de professores universitários é ir além dos saberes científicos e pedagógicos. É considerar o papel que esse profissional tem na sociedade.
C) No início da prática docente, o significado da profissão e os valores e imagens atribuídos a essa prática podem se desconstruir em função do cotidiano de trabalho e se reconstruir por meio da percepção de novos significados e interações estabelecidos.
D) A formação docente para o ensino superior ainda fica a cargo de iniciativas individuais e institucionais esparsas, que não se referem a um projeto nacional ou da categoria docente. Assim, esses profissionais devem apropriar-se, durante a prática profissional, dos saberes necessários para o exercício da docência superior.
E) Os cursos que os docentes realizam fora da instituição são geralmente em temas específicos de suas áreas de pesquisa e atuação. Dos cursos internos da instituição, diversos buscam aperfeiçoar as práticas pedagógicas, em temáticas como didática e docência, o que demonstra uma preocupação da instituição pela qualificação de seu corpo docente. Porém, destaca-se uma assiduidade na participação nesse tipo de formação.
Adquira o Livro Português Esquematizado Gramática, Interpretação de Texto, Redação Oficial e Redação Discursiva. O candidato tem diante de si todo o arsenal de Língua Portuguesa. Clique aqui e confira!
Compartilhe em sua s Redes Sociais!
0 comentários:
Postar um comentário