Questões de conhecimentos pedagógicos e legislação educacional
1 - (Matosinhos/UFPR/2019) A Lei nº 8.069/1990 dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e em seu artigo 131 prevê a criação do Conselho Tutelar como “órgão autônomo, não jurisdicional, encarregado de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente”. Com base nesse dispositivo legal, considere os seguintes casos:
- 1. Maus-tratos envolvendo alunos.
- 2. Muitas faltas sem justificativa e evasão escolar.
- 3. Elevados níveis de repetência.
- 4. Brigas constantes com colegas.
- 5. Queda no rendimento escolar.
São ocorrências que deverão ser comunicadas pelos dirigentes escolares ao Conselho Tutelar, segundo o Estatuto da
Criança e do Adolescente:
a) 1 e 2 apenas.
b) 1, 2 e 3 apenas.
c) 2, 4 e 5 apenas.
d) 3, 4 e 5 apenas.
e) 1, 2, 3, 4 e 5.
2 - (Matosinhos/UFPR/2019) Vygotsky é um importante psicólogo russo que formulou um conceito central na psicologia sociocultural ou sóciohistórica: o conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal. Esse conceito está relacionado:
a) à distância entre o que a criança já consegue realizar sozinha e que ela consegue resolver com ajuda de outro mais experiente.
b) à internalização da linguagem e de funções mentais superiores.
c) às etapas maturacionais a serem perseguidas pelos educadores.
d) à internalização da fala egocêntrica da criança.
e) à fase pré-linguística do pensamento, que posteriormente se converterá em linguagem racional.
3 - (Matosinhos/UFPR/2019) No texto “Letramento e alfabetização: as muitas facetas” (2004), a Magda Soares aborda as relações entre letramento e alfabetização. Com relação ao tema, considere as seguintes afirmativas:
1. Alfabetização é um termo que se refere a uma perspectiva tradicional de ensino da língua escrita, e letramento é o ensino das letras com o uso de textos.
2. Alfabetização diz respeito ao trabalho com as unidades menores da escrita e ao sistema de escrita alfabético (SEA),
e letramento diz respeito ao uso que se faz da escrita em situações cotidianas.
3. Alfabetização e letramento são processos distintos, mas interdependentes e indissociáveis.
4. Para garantir um bom domínio do aprendizado da leitura e escrita, é preciso primeiro alfabetizar os alunos e depois
trabalhar com as questões do letramento.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente a afirmativa 3 é verdadeira.
b) Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.
c) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.
d) Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras.
e) As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.
4 - (Matosinhos/UFPR/2019) As teorizações sobre currículo vêm recebendo, a partir de meados da década de 1960, influências de diferentes áreas, tais como a sociologia da educação, os estudos culturais e os estudos pós-coloniais, entre outras. Ainda que com matrizes teóricas bastante diversas, Tomaz Tadeu da Silva, em seu livro “Documentos de Identidade: uma introdução às teorias de currículo”, afirma que as perspectivas críticas e pós-críticas problematizam as teorias tradicionais sobre o currículo.
Nesse sentido, assinale a alternativa correta.
a) O conhecimento é algo dado e natural, é um objeto pré-existente, de modo que a tarefa da pedagogia e do currículo resumese a revelar tal conhecimento.
b) O conhecimento científico é considerado verdadeiro, razão pela qual é papel do currículo organizar esse conhecimento por
meio de objetivos escolares.
c) É papel das disciplinas escolares definir os objetivos e a forma de avaliação dos conteúdos.
d) O currículo é uma construção social e, como tal, é resultado de relações de poder. Atitudes e valores presentes no cotidiano
escolar, ainda que não explicitadas no currículo formal, também contribuem para aprendizagens escolares.
e) O currículo é uma lista de conteúdos, objetivos, procedimentos metodológicos e formas de avaliação para a obtenção de
melhores resultados educacionais.
5 - (Matosinhos/UFPR/2019) “Esta formulação (a pedagogia Histórico-Crítica) envolve a necessidade de se compreender a educação no seu desenvolvimento histórico-objetivo e, por consequência, a possibilidade de se articular uma proposta pedagógica cujo ponto de referência, cujo compromisso, seja a transformação da sociedade e não sua manutenção, a sua perpetuação.
Esse é o sentido básico da expressão Pedagogia Histórico-Crítica” (Saviani, 1992). Com base na Pedagogia HistóricoCrítica, é correto afirmar:
a) É papel da escola transmitir o conhecimento científico com vistas à preparação para o mercado de trabalho.
b) É uma pedagogia inspirada na concepção humanista moderna e no liberalismo clássico.
c) Prática social (como ponto de partida), problematização, instrumentalização, catarse e prática social (como ponto de chegada) são os passos do método defendido por essa perspectiva.
d) Pragmatismo e materialismo dialético estão na base de sustentação teórica dessa perspectiva.
e) Preparação, apresentação, comparação, assimilação, generalização e aplicação são os passos do método defendido por essa perspectiva.
6 - (Matosinhos/UFPR/2019) Celso Vasconcellos defende que o planejamento como instrumento da práxis pedagógica é mais do que uma questão meramente técnica, sendo uma questão política, pois envolve posicionamentos e tomadas de decisão que poderão contribuir para a reprodução ou a transformação das práticas educacionais. Assinale a alternativa que NÃO condiz com essa perspectiva.
a) O planejamento envolve uma ação que visa um fim, uma finalidade, de acordo com a realidade a ser transformada.
b) O planejamento é uma mediação teórico-metodológica para a ação consciente e intencional.
c) O planejamento deve contar com a participação de todos os envolvidos no processo, pois a participação contribui para a
motivação e um melhor envolvimento com o plano elaborado.
d) O ponto de partida da elaboração do planejamento é a análise da realidade, e suas escolhas devem estar relacionadas com
a intencionalidade que se deseja alcançar.
e) É papel do planejamento garantir a coerência do trabalho pedagógico.
7 - (Matosinhos/UFPR/2019) A respeito da avaliação formativa, é correto afirmar:
a) É uma aliada da avaliação classificatória, pois a observação cotidiana auxilia a correção das provas ao fim do bimestre.
b) É processual, contínua, cumulativa e cumpre função diagnóstica. Ao mesmo tempo em que avalia a aprendizagem dos alunos, fornece elementos para a reorganização do trabalho pedagógico.
c) Na concepção da avaliação formativa, o resultado da avaliação é, prioritariamente, responsabilidade do aluno.
d) Seu foco está nas questões atitudinais dos estudantes, tendo em vista que as atitudes influenciam o processo de ensino e aprendizagem.
e) Para o uso da avaliação formativa, é necessário abolir o sistema de notas, pois as notas impedem a real interpretação da aprendizagem dos alunos.
8 - (Matosinhos/UFPR/2019) Em 2008, o MEC, por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão, apresentou a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. São objetivos dessa política garantir o acesso, a participação e a aprendizagem dos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação nas escolas regulares, orientando os sistemas de ensino para promover respostas às
necessidades educacionais. Para tanto, o documento afirma que é necessário:
a) concentrar as ações de atendimento especializado no Ensino Fundamental.
b) prestar atendimento educacional especializado substitutivo ao ensino comum, com a criação de instituições especializadas, escolas especiais e classes especiais.
c) garantir a transversalidade da educação especial desde a Educação Infantil até a Educação Superior.
d) otimizar formas de contato direto entre escolas regulares e escolas especializadas, de modo a evitar a convocação das famílias.
e) oferecer formação sobre educação inclusiva restritivamente aos professores das escolas especializadas.
9 - (Matosinhos/UFPR/2019) O ensino da matemática para os anos iniciais do Ensino Fundamental objetiva oportunizar um conhecimento que permita ao aluno compreender e transformar o mundo à sua volta, selecionando, organizando e produzindo informações relevantes para interpretá-las e avaliá-las criticamente. Em relação a essa proposta pedagógica, é INCORRETO afirmar:
a) A organização dos conteúdos prevê a análise de diferentes blocos (números e operações, espaço e forma, grandeza e medida)
b) Os conhecimentos numéricos são construídos ao longo do Ensino Fundamental. À medida que o aluno vai se deparando com situações-problemas envolvendo as quatro operações, ele vai ampliando gradativamente seu conceito de número.
c) É importante que o professor oportunize momentos em que os alunos troquem ideias sobre a resolução dos problemas, pois não há uma única forma de resolvê-los.
d) O ensino da geometria é feito por meio da observação de formas abstratas, oportunizando a memorização das formas geométricas planas.
e) As aulas de matemática devem possibilitar o exercício de capacidades mentais, como memória, interpretação, dedução, análise, síntese, composição e decomposição.
10 - (Matosinhos/UFPR/2019) A aquisição do conhecimento científico deve contribuir para que o aluno questione o que vê e ouve, para, assim, ampliar as explicações sobre os fenômenos naturais, para compreender os modos de intervir e utilizar os recursos da natureza e para refletir sobre questões éticas existentes nas relações entre ciência, sociedade, tecnologia, ambiente e ser humano.
Sobre essa perspectiva para o ensino de ciências, é correto afirmar:
a) Seu objetivo é fazer a difusão das pesquisas científicas de ponta no campo das ciências da natureza.
b) É necessário que o encaminhamento metodológico favoreça a problematização, a busca de informações e a sistematização do conhecimento, por meio de observações, experimentações e pesquisas.
c) O ensino de ciências visa a valorização de conhecimentos científico-tecnológicos e mostra a supremacia desses conhecimentos sobre outras formas de atividades humanas.
d) As aulas são pautadas em exposição minuciosa de informações sobre saúde e melhoria de qualidade de vida e questões ambientais.
e) A experimentação é importante para que o aluno perceba relações e compreenda conceitos básicos. Para isso, os alunos
devem seguir rigorosamente os passos da experimentação apresentada pelo professor.
Gabarito Simulado de Conhecimentos Pedagógicos para professor do Ensino Fundamental.
1.B
2.A
3.A
4.D
5.C
6.E
7.B
8.C
9.D
10.B
Veja também
> [FUNDATEC] Questões de Conhecimentos Pedagógicos; Legislação Educacional
> [IDECAN] Questões de Conhecimentos Pedagógicos; Legislação Educacional
Aproveite as questões para:
- simulado prova pedagogia
- simulado para concurso publico para professor de educação infantil
- conhecimentos especificos para professor
- conhecimentos pedagogicos para concurso de professor
- conhecimentos pedagógicos e legislação
Questões de conhecimentos pedagógicos e legislação para professor do ensino fundamental. As questões foram elaboradas pela banca UFPR para concurso de professores do ensino fundamental da Prefeitura de Matosinhos no Paraná. Concurso Público – Edital 119/2018 Prova Objetiva de 17/03/2019.
Adquira o Livro Português Esquematizado Gramática, Interpretação de Texto, Redação Oficial e Redação Discursiva. O candidato tem diante de si todo o arsenal de Língua Portuguesa. Clique aqui e confira!
Compartilhe em sua s Redes Sociais!
0 comentários:
Postar um comentário