Questões de Matemática para concursos VUNESP, com gabarito. Confira as questões de matemática elaboradas pela Banca Examinadora VUNESP para concurso público. Aproveite o simulado para se preparar, treinar e estudar para novos concursos.
VUNESP Questões de Matemática para concursos
Questões objetiva de Matemática
1. (Pref. Sertãozinho VUNESP/2018) Determinada quantia de dinheiro foi
totalmente dividida entre três irmãos. O mais velho recebeu 3/8 da quantia, o irmão
do meio recebeu 3/5 do valor restante e o irmão mais novo recebeu R$ 1.000,00.
O valor recebido pelo irmão mais velho foi
(A) R$ 1.500,00.
(B) R$ 1.600,00.
(C) R$ 1.700,00.
(D) R$ 1.800,00.
(E) R$ 1.900,00.
2. (Pref. Sertãozinho VUNESP/2018) Para a realização de uma determinada
atividade cultural, os alunos participantes serão divididos em grupos, com o
mesmo número de alunos em cada um deles. Com o número total de alunos participantes,
é possível formar grupos ou com 5, ou com 6 ou com 8 alunos de modo que todos
os alunos participantes estarão em algum grupo.
Nessas condições, o menor número de alunos
que estão participando dessa atividade é
(A) 180.
(B) 140.
(C) 120.
(D) 100.
(E) 60.
3. (P. Sertãozinho VUNESP/2018) Em um escritório, foram organizados 200
processos, e constatou-se que 8% deles já estavam concluídos. Dos demais
processos, 25% estavam parados, pois faltavam alguns documentos, e os processos
restantes estavam em andamento. Em relação ao número total de processos que
foram organizados, os que estavam em andamento representavam
(A) 58%.
(B) 62%.
(C) 65%.
(D) 69%.
(E) 74%.
4. (Pref. Sertãozinho VUNESP/2018) Em uma pesquisa feita com 600 jovens,
constatou-se que a razão entre o número de jovens que trabalham e estudam 1/3 e o número de jovens que só estudam é . Se 10
jovens que só estudam também começarem a trabalhar,
a razão entre o número de jovens que
trabalham e estudam e o número de jovens que só estudam passará a ser de
(A) 2/11
(B) 4/11
(C) 6/11
(D) 8/11
(E) 10/11
5. (Prefet. Sertãozinho VUNESP/2018) Uma criança ganhou um pacote de balas
mastigáveis e, após contar o número total delas, concluiu que, comendo 5 balas
por dia, teria balas por n dias, mas, se comesse 3 balas por dia, teria balas
por 8 dias a mais e, em qualquer das duas situações, todas as balas do pacote
seriam consumidas. Se essa criança comer somente 2 balas por dia, o número de
dias necessários para consumir todas as balas do pacote será
(A) 10.
(B) 15.
(C) 20.
(D) 25.
(E) 306. (IPSM SJ Camp VUNESP / 2018) Em um setor de reclamações relacionadas aos produtos A e B, verificou-se que a razão entre o número de reclamações do produto A e o número total de reclamações, recebidas em determinado dia, podia ser representada por 3/5 . Sabendo-se que o número de reclamações recebidas
do produto B foi 18, o número total de reclamações recebidas, naquele dia, foi
(A) 40.
(B) 45.
(C) 50.
(D) 55.
(E) 60.
7. (IPSM SJ Camp VUNESP / 2018) Carlos, Ana e Gerson tabularam as respostas de uma pesquisa, realizada via questionário, que foi respondido pelos usuários de um determinado serviço municipal. Sabendo que Carlos tabulou um terço do total de questionários, Ana tabulou três quintos do que sobrou e Gerson, os 460 questionários restantes, a diferença entre os números de questionários tabulados por Ana e Gerson foi
(A) 210.
(B) 220.
(C) 230.
(D) 240.
(E) 250.
8. (IPSM SJ Camp VUNESP / 2018) Amanda tem a quantia exata em reais para comprar 5 unidades de um produto nacional e mais 9 unidades de um produto importado. Sabendo que se ela comprar 3 unidades do produto nacional e mais 7 unidades do produto importado sobram R$ 180,00, então quem comprar apenas uma unidade de cada produto gastará o total de
(A) R$ 45,00.
(B) R$ 60,00.
(C) R$ 75,00.
(D) R$ 90,00.
(E) R$ 105,00.
9. (IPSM SJ Camp VUNESP / 2018) As máquinas A, B e C produzem o mesmo parafuso, porém com tecnologias distintas. A máquina A é a que tem tecnologia menos avançada; a máquina B, com tecnologia intermediária, produz o dobro de unidades produzidas pela máquina A, no mesmo período de tempo; e a máquina C, também no mesmo período de tempo, produz 50% de unidades a mais que as produzidas pela máquina B. Sabendo que em uma hora de trabalho ininterrupto a produção total das três máquinas é de 726 unidades do parafuso, o número de parafusos produzidos pela máquina B é
(A) 242.
(B) 246.
(C) 248.
(D) 250.
(E) 252.
10. (IPSM SJ Camp VUNESP / 2018) Considere que, a cada 40 minutos, um ciclo de produção com 100 unidades de um produto P1 é encerrado; que, a cada 36 minutos, outro ciclo de produção com 300 unidades de um produto P2 é encerrado; e que, a cada 30 minutos, um terceiro ciclo de produção com 200 unidades de um produto P3 é também encerrado. Considere também que, em determinado instante t, iniciou-se cada ciclo de produção desses três produtos. Dessa forma, o número total de produtos produzidos até a primeira vez em que os três ciclos encerrarem, ao mesmo tempo, é
(A) 6200.
(B) 6300.
(C) 6400.
(D) 6500.
(E) 6600.
Veja também
- [FAFIPA] Questões de Matemática de Nível FundamentalQuestões de Concursos
- [FCC] Questões de Raciocínio Lógico-Matemático
- [FEPESE] Questões de Raciocínio Lógico, com gabarito
Gabarito das questões de matemática
1 - A
2 - C
3 - D
4 - B
5 - E
6 - B
7 - C
8 - D
9 - A
10 - B
2 - C
3 - D
4 - B
5 - E
6 - B
7 - C
8 - D
9 - A
10 - B
Principais temas abordados.
Resolução de situações-problema, envolvendo: adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação ou radiciação com números reais, nas suas possíveis
representações; Mínimo múltiplo comum; Máximo divisor comum; Porcentagem; Razão e proporção; Regra de três simples ou composta; Equações do 1.º ou
do 2.º graus; Sistema de equações do 1.º grau; Grandezas e medidas – quantidade, tempo, comprimento, superfície, capacidade e massa; Relação entre
grandezas – tabela ou gráfico; Tratamento da informação – médias aritméticas; Noções de Geometria – forma, ângulos, área, perímetro, volume.
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