Exercícios sobre Cultura Afro-Brasileira - Afrodescendentes. Série de exercícios sobre a cultura Afro-Brasileira e Legislação de Políticas Afirmativas. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.
Exercícios sobre Cultura Afro-Brasileira - Afrodescendentes
Questões objetivas sobre Afro-Brasileira, História e Relações Étnico-Raciais
1. (São José 2017) A demanda da comunidade afro-brasileira por reconhecimento, no que diz respeito à educação, logrou grandes êxitos com o estabelecimento da obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileiras e africanas pela Lei 10.639, de 2003.
Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica (2013), esse reconhecimento requer:
a. ( ) valorizar, divulgar e respeitar os afro-brasileiros e africanos, sem, no entanto, abordar os processos históricos de resistência.
b. ( ) conhecer a história e a cultura afro-brasileiras e africanas, buscando-se especificamente enaltecer a democracia racial vigente na sociedade brasileira.
c. ( ) adotar políticas educacionais e estratégias pedagógicas de valorização da diversidade a fim de superar a desigualdade étnico-racial presente apenas fora das escolas brasileiras.
d. ( ) justiça e iguais direitos sociais, civis, culturais e econômicos, bem como valorização da diversidade daquilo que distingue os negros dos outros grupos que compõem a população brasileira.
e. ( ) criar condições para que os estudantes negros não sejam rejeitados em virtude da cor da sua pele, tratando com humor os apelidos, brincadeiras ou piadas que depreciem suas características
físicas.
2. (são José 2017) Com origens que se remetem a um tipo de instituição sociopolítica militar conhecida na África Central, a palavra quilombo foi utilizada no Brasil para designar comunidades organizadas por escravos negros fugidos. Sobre a comunidade quilombola, assinale a alternativa
correta.
a. ( ) Logo após a assinatura da Lei Áurea, em 1888, as comunidades remanescentes de quilombo foram reconhecidas e legitimadas pelo governo brasileiro.
b. ( ) Apesar das tentativas de valorização e afirmação, segundo a Fundação Palmares, o número de comunidades remanescentes de quilombos no Brasil é insignificante e sem expressão
cultural, abrigando um número aproximado de 21 mil brasileiros.
c. ( ) Entre os quilombos mais conhecidos no Brasil, destaca-se Ambrósio, que teve como último líder Zumbi, formado em meados do século XIX, apenas algumas décadas antes da assinatura da Lei Áurea.
d. ( ) O município de Quilombo, no oeste catarinense, foi fundado por negros e é uma das comunidades dos remanescentes dos quilombos reconhecidas em Santa Catarina.
e. ( ) Um dos avanços nas políticas públicas voltadas para a proteção, preservação e promoção da identidade cultural das comunidades dos remanescentes dos quilombos foi a publicação do Decreto 4.887, de 2003, que prevê a autoidentificação como critério fundamental para a definição de povos e comunidades tradicionais.
3. Leia o texto abaixo com atenção:
O Ministério da Educação, comprometido com a pauta de políticas afirmativas, tem implementado um conjunto de ações com o objetivo de corrigir injustiças, eliminar discriminações e promover a inclusão social e a cidadania para todos no sistema educacional brasileiro. Para tanto, em 2004 estabeleceu Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.
Assinale a alternativa correta sobre as determinações da obrigatoriedade de inclusão de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana nos currículos da Educação Básica.
a. ( ) A relevância do estudo de temas decorrentes da história e cultura afro-brasileira e africana é direcionada exclusivamente à população negra, uma vez que devem se educar enquanto cidadãos atuantes no seio de uma sociedade multicultural e pluriétnica, capazes de construir uma nação democrática.
b. ( ) Trata-se de mudar um foco etnocêntrico marcadamente de raiz europeia por um africano e de ampliar o foco dos currículos escolares para a diversidade cultural, racial, social e econômica brasileira.
c. ( ) Cabe às escolas incluir no seu currículo, estudos e atividades que proporcionam aprendizagem sobre as contribuições histórico-culturais dos povos africanos e afro-descendentes em espaço de tempo anteriormente utilizado para o ensino das culturas indígenas, e europeias.
d. ( ) Além de garantir vagas para negros nos bancos escolares, é preciso valorizar devidamente a história e cultura de seu povo, buscando reparar danos, que se repetem há cinco séculos, à sua identidade e a seus direitos.
e. ( ) Os estudiosos e do Movimento Negro têm autonomia para compor os projetos pedagógicos e caberá, aos sistemas de ensino e as mantenedoras, à coordenação pedagógica e nomeação de professores responsáveis pelo desenvolvimento dos conteúdos e dos projetos e programas.
4 - (PROGEPE 2017) Assinale a alternativa que corresponde a mudanças que a Lei 10.639/2003 trouxe à LDB 9.394/96.
a) Torna obrigatório, no ensino fundamental e médio, da rede pública e privada, o ensino da história e da cultura afro-brasileira e institui o dia nacional da consciência negra.
b) Torna obrigatória a matrícula das crianças com 6 anos de idade no ensino fundamental e amplia o ensino fundamental para nove anos.
c) Torna obrigatória a educação de 4 a 17 anos e estipula que a alfabetização das crianças deve ocorrer até o terceiro ano no ensino fundamental.
d) Inclui a educação infantil na educação básica e reconhece que o profissional que atua nessa etapa é professor.
e) Institui a modalidade educação especial e torna obrigatório o atendimento especializado na escola regular para atender às peculiaridades da clientela de educação especial.
5.(Pontal-SP/2018) Em 09 de janeiro de 2003, o presidente da República sancionou a Lei 10. 639/03 que diz respeito ao ensino da História e Cultura Afro-Brasileira. Sobre essa lei, leia atentamente as alternativas a seguir:
I) Essa lei torna obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira, nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio.
II) O ensino da história e da cultura afro-brasileira busca mostrar uma ressignificação e valorização das matrizes africanas e sua contribuição enquanto formadora da sociedade brasileira.
III) Um dos objetivos dessa lei é o resgate da contribuição do povo negro tanto na área social, como
econômica e política em relação à História do Brasil.
IV) Busca-se uma valorização da cultura africana em detrimento dos ensinamentos e costumes brasileiros, buscando inculcar a não relação entre essas culturas e povos que são distintos.
Está (ão) CORRETA(s) a(s):
a) I e IV.
b) I, II e III.
c) II, III e IV.
d) Nenhuma das alternativas.
6. (Itajaí UNISOCIESC/2017) No Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Etnicorraciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana estão inclusas as principais ações para o ensino fundamental. Assinale a alternativa que NÃO se enquadra entre essas ações:
(A) Implementar ações, inclusive dos próprios educandos, de pesquisa, desenvolvimento e aquisição de materiais didático-pedagógicos que respeitem, valorizem e promovam a diversidade, a fim de subsidiar práticas pedagógicas adequadas à educação para as relações etnicorraciais.
(B) Prover as bibliotecas e as salas de leitura de materiais didáticos e paradidáticos sobre a temática Etnicorracial adequados à faixa etária e à região geográfica das crianças.
(C) Professores e profissionais do ensino fundamental devem incorporar-se dos conteúdos da cultura Afro-brasileira e indígena para desenvolver uma educação voltada às relações etnicorraciais.
(D) Incentivar e garantir a participação dos pais e responsáveis pela criança na construção do
projeto político pedagógico e na discussão sobre a temática etnicorracial.
(E) Construir coletivamente alternativas pedagógicas com suporte de recursos didáticos adequados e utilizar materiais paradidáticos sobre a temática.
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7. (São José SC FEPESE/2017) De acordo com as discussões relacionadas à diversidade étnico-racial, pode-se dizer que a escola tem o papel de:
1. Reconhecer e resgatar a história e cultura afro--brasileira e africana como condição para a construção da identidade étnico-racial brasileira.
2. Combater as relações preconceituosas e discriminatórias.
3. Ser um espaço de apropriação de saberes e desconstrução das hierarquias entre as culturas.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
a. ( ) É correta apenas a afirmativa 2.
b. ( ) São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
c. ( ) São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.
d. ( ) São certas apenas as afirmativas 2 e 3.
e. ( ) São certas as afirmativas 1, 2 e 3.
8. (São José SC FEPESE/2017) A demanda da comunidade afro-brasileira por reconhecimento, no que diz respeito à educação, logrou grandes êxitos com o estabelecimento da obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro--brasileiras e africanas pela Lei 10.639, de 2003.
Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica (2013), esse reconhecimento requer:
a. ( ) valorizar, divulgar e respeitar os afro-brasileiros e africanos, sem, no entanto, abordar os processos históricos de resistência.
b. ( ) conhecer a história e a cultura afro-brasileiras e africanas, buscando-se especificamente enaltecer a democracia racial vigente na sociedade brasileira.
c. ( ) adotar políticas educacionais e estratégias pedagógicas de valorização da diversidade a fim de superar a desigualdade étnico-racial presente apenas fora das escolas brasileiras.
d. ( ) justiça e iguais direitos sociais, civis, culturais e econômicos, bem como valorização da diversidade daquilo que distingue os negros dos outros grupos que compõem a população brasileira.
e. ( ) criar condições para que os estudantes negros não sejam rejeitados em virtude da cor da sua pele, tratando com humor os apelidos, brincadeiras ou piadas que depreciem suas características físicas.
9. (São José SC FEPESE/2017) Para a Educação das Relações Étnico-Raciais da EJA, o educador deverá levar uma série de características em consideração para a seleção dos textos de
literatura afro-brasileira.
Sobre essas características a serem consideradas, marque a única alternativa incorreta.
a. ( ) Apresentam ilustrações positivas de personagens negros(as).
b. ( ) Contemplam personagens que representam reis e rainhas negros(as), deuses africanos, bem como os mitos afro-brasileiros.
c. ( ) Proporcionam conteúdos que remetem ao universo cultural africano e afro-brasileiro.
d. ( ) Analisam a contribuição das obras estrangeiras em que aparecem a população negra.
e. ( ) Reproduzem estereótipos da população negra brasileira.
7. (São José SC FEPESE/2017) De acordo com as discussões relacionadas à diversidade étnico-racial, pode-se dizer que a escola tem o papel de:
1. Reconhecer e resgatar a história e cultura afro--brasileira e africana como condição para a construção da identidade étnico-racial brasileira.
2. Combater as relações preconceituosas e discriminatórias.
3. Ser um espaço de apropriação de saberes e desconstrução das hierarquias entre as culturas.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
a. ( ) É correta apenas a afirmativa 2.
b. ( ) São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
c. ( ) São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.
d. ( ) São certas apenas as afirmativas 2 e 3.
e. ( ) São certas as afirmativas 1, 2 e 3.
8. (São José SC FEPESE/2017) A demanda da comunidade afro-brasileira por reconhecimento, no que diz respeito à educação, logrou grandes êxitos com o estabelecimento da obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro--brasileiras e africanas pela Lei 10.639, de 2003.
Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica (2013), esse reconhecimento requer:
a. ( ) valorizar, divulgar e respeitar os afro-brasileiros e africanos, sem, no entanto, abordar os processos históricos de resistência.
b. ( ) conhecer a história e a cultura afro-brasileiras e africanas, buscando-se especificamente enaltecer a democracia racial vigente na sociedade brasileira.
c. ( ) adotar políticas educacionais e estratégias pedagógicas de valorização da diversidade a fim de superar a desigualdade étnico-racial presente apenas fora das escolas brasileiras.
d. ( ) justiça e iguais direitos sociais, civis, culturais e econômicos, bem como valorização da diversidade daquilo que distingue os negros dos outros grupos que compõem a população brasileira.
e. ( ) criar condições para que os estudantes negros não sejam rejeitados em virtude da cor da sua pele, tratando com humor os apelidos, brincadeiras ou piadas que depreciem suas características físicas.
9. (São José SC FEPESE/2017) Para a Educação das Relações Étnico-Raciais da EJA, o educador deverá levar uma série de características em consideração para a seleção dos textos de
literatura afro-brasileira.
Sobre essas características a serem consideradas, marque a única alternativa incorreta.
a. ( ) Apresentam ilustrações positivas de personagens negros(as).
b. ( ) Contemplam personagens que representam reis e rainhas negros(as), deuses africanos, bem como os mitos afro-brasileiros.
c. ( ) Proporcionam conteúdos que remetem ao universo cultural africano e afro-brasileiro.
d. ( ) Analisam a contribuição das obras estrangeiras em que aparecem a população negra.
e. ( ) Reproduzem estereótipos da população negra brasileira.
10. (IF/RO MSCONCURSOS 2014) A proposta do Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana foi estruturada a partir de seis eixos estratégicos. Qual alternativa apresenta corretamente esses eixos?
Xa) Fortalecimento do marco legal; Política de formação para gestores e profissionais de educação; Política de material didático e paradidático; Gestão democrática e mecanismos de participação social; Condições institucionais (financiamento, sensibilização e comunicação, pesquisa, equipes e regime de colaboração;) e Avaliação e Monitoramento.
b) Fortalecimento do marco estrutural; Política de formação para professores; Política de material didático e paradidático; Gestão democrática e mecanismos de controle social; Condições institucionais (financiamento, sensibilização e comunicação, pesquisa, equipes e regime de colaboração;) e Avaliação e Monitoramento.
c) Organização da estrutura; Política de formação para os profissionais de educação; Política de material escolar e literatura; Gestão democrática e mecanismos de desenvolvimento social; Condições institucionais (financiamento, sensibilização e comunicação, pesquisa, equipes e regime de colaboração;) e Avaliação.
d) Implantação do marco legal; Política de apoio para formação de alunos, professores e comunidade; Política de aquisição de material de literatura; Gestão democrática e mecanismos de controle social; Condições estruturais (financiamento, sensibilização e comunicação, pesquisa, equipes e regime de colaboração;) e Avaliação e Monitoramento.
e) Fortalecimento da legislação; Política de formação para gestores e profissionais de educação; Política de material didático e de leitura especificas; Gestão democrática e mecanismos de participação social; Condições estruturais (financiamento, sensibilização e comunicação, pesquisa, equipes e regime de colaboração;) e Avaliação e Monitoramento.
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