...Trovadorismo e Roda da Fortuna na Literatura Medieval
Na Literatura Medieval o Trovadorismo e Roda da Fortuna se apresentam em meio a temas como, Novelas de Cavalaria, a Lenda do Rei Arthur, Literatura Religiosa e a característica da sociedade medieval na Inglaterra. Nesta postagem trouxe um texto “Introduction to Middle English Literature: The Medieval World” que aborda aspectos da Literatura Medieval lançando luz sobre os temas. Confira!
Contexto Histórico - Língua Inglesa no período medieval
Após a conquista da normanda, em 1066, A Língua Inglesa o Inglês foi dissubstituído em registros e órgãos oficiais pela língua francesa No entanto, o idioma Inglês sobreviveu entre os conquistados anglo-saxões. As classes camponesas só falavam Inglês, e os normandos que se espalharam para o campo para assumir propriedades logo aprenderam o Inglês por necessidade. Até o século 14, o Inglês ressurgiu como a língua dominante, mas de uma forma muito diferente da anglo-saxão (Inglês Antigo). Escritores dos séculos 13 e 14 descreveram a coexistência do Francês com o Inglês o que ficou conhecido como Inglês Medieval.
Sociedade Medieval
Na Idade Média, a estrutura da sociedade anglo-saxã evoluiu para o feudalismo, um método de organização da sociedade que consiste em três estados: clero, os nobres que foram concedidos feudos pelo rei, e a classe camponesa que trabalhava nos feudos.
O arranjo hierárquico de feudalismo com três estados ou ordens da sociedade: o clero (aqueles que tendem para o reino espiritual e necessidades espirituais), a nobreza (aqueles que governam, protegidos), e dos plebeus (aqueles que fisicamente trabalharam para produzir as necessidades da vida para todos os três estados). No entanto, pela vida de Chaucer (final do século 14), uma outra classe social, uma classe média comerciante, desenvolvida nas cidades em crescimento. Muitos dos peregrinos de Chaucer representam a classe média emergente como o Mercante e a Corporação.
Filosofia e a Igreja
A influência filosófica mais importante da Idade Média era a Igreja, que dominou a vida e literatura. Na Grã-Bretanha medieval “a Igreja ” se referia à Igreja Católica Romana.
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Chaucer’s Canterbury Tales
Embora obras como de Chaucer’s Canterbury Tales revelam um senso exuberante, e muitas vezes obscenas e de humor, na Idade Média as pessoas também pareciam ter um sentimento generalizado da brevidade da vida humana e da natureza transitória da vida na Terra .
A Praga Medieval
Com surtos da praga , conhecida como a Peste Negra , ambas foram afetadas a vida cotidiana e a filosofia da Idade Média. Não era incomum populações de aldeias inteiras morrerem de peste. A escassez de trabalho resultou, assim como um medo de estar perto de outras pessoas que possam transmitir a doença. Em lares onde um membro de uma família contraíra a peste, outros membros da família foram colocados em quarentena, suas portas marcadas com um X vermelho para alertar outras pessoas da presença de praga em sua casa. Normalmente, os outros membros da família morreriam da doença, embora houvesse casos de indivíduos, particularmente as crianças, morrendo de fome depois que seus pais sucumbiu à praga.
Mesmo além dos surtos de peste, a Idade Média foi um perigoso, tempo insalubre. As mulheres freqüentemente morreriam no parto, as taxas de mortalidade infantil eram altas e a expectativa de Vida era curta, o que hoje seriam ferimentos leves freqüentemente resultavam em infecção e morte, e as condições sanitárias e de higiene pessoal, especialmente entre os pobres, eram praticamente inexistentes. Mesmo os fossos em torno de castelos, que parecem românticos no século 21, eram muitas vezes esgotos a céu aberto.
Com essas condições, não é surpreendente que as pessoas da Idade Média vivessem com um persistente sentimento de mortalidade e, para muitos, um entendimento devoto da promessa da Igreja do Céu. A vida na terra foi vista como um vale de lágrimas, uma dificuldade para suportar até que se alcance a vida após a morte. Além disso, alguns acreditavam em deficiências físicas e doenças, incluindo a praga, como o julgamento de Deus pelo pecado.
Roda da Fortuna
Uma imagem importante na Idade Média era a roda da fortuna. Retratando a vida como uma roda de azar, onde um indivíduo pode estar no topo da roda (simboliza ter sorte na vida) por um minuto e na parte inferior da roda no minuto seguinte, a caricatura expressa a crença de que a vida era precária e imprevisível . Em de Chaucer Canterbury Tales , o monge, por exemplo, fala de indivíduos que gostava de ter sorte na vida até que a roda gire e traga a tragédia.
A Igreja incorporou a roda da fortuna em seu imaginário. Muitas catedrais medievais apresentam rosáceas. A partir do exterior da igreja, o rendilhado de pedra da janela é semelhante a uma roda da fortuna; de dentro da igreja, luz solar inundam através do vidro, revelando sua beleza. Simbolicamente, aqueles fora da Igreja estão à mercê dos caprichos da fortuna; aqueles que estão dentro Igreja veêm a luz através da pedra, sugerindo a luz da verdade e fé, a luz de Cristo, disponível para aqueles dentro da Igreja. Na Basílica de São Francisco em Assis, Itália o rendilhado de pedra do lado de fora parece uma roda da fortuna. De dentro da Igreja, a luz é aparente.
Cavalheirismo e Trovadorismo
Além de religião, uma segunda influência filosófica do pensamento e da literatura medieval era o cavalheirismo, o código de conduta que ligava e definia o comportamento de um cavaleiro.
Os ideais de cavalaria formam a base das lendas familiares arturianas, as histórias de Rei Arthur e seus cavaleiros da Távola Redonda . Os historiadores geralmente concordam que, se Arthur existiu, foi mais provável no período de tempo após as legiões romanas deixarem a Grã-Bretanha indefesa no quinto século. Arthur era provavelmente um líder romano celta que, por um tempo, repeliu os invasores anglo-saxões. No entanto, o Rei Arthur das lendas familiares é uma figura fictícia de final da Idade Média, junto com sua rainha Guinevere, os cavaleiros familiares como Lancelot e Gawain, sua espada Excalibur, Merlin o mágico, e seu reino de Camelot.
Os conceitos de cavalheirismo e amor cortesano (trovadoresca), ao contrário do rei Arthur, eram reais. A palavra cavalaria, baseada na palavra francesa chevalerie, deriva das palavras francesas para cavalo (cheval) e cavaleiros, indicando que a cavalaria se aplica apenas aos cavaleiros, a nobreza. Sob o código de cavalaria, o cavaleiro prometeu não só proteger seus vassalos, como exigido pelo sistema feudal, mas também ser o campeão da Igreja
Literatura Medieval
A Igreja e as novelas de cavalaria foram fatores dominantes na filosofia da Idade Média, essas duas idéias também figuram proeminente na literatura medieval.
literatura religiosa
A literatura religiosa apareceu em vários gêneros:
livros devocionais
livros de horas [coleções de orações e devoções, muitas vezes iluminado]
sermões
saltérios [livros contendo salmos e outro material devocional, muitas vezes iluminado]
missais [livros contendo as orações e outros textos lidos durante a celebração da massa ao longo do ano]
breviários [livros contendo orações e instruções para celebrar missa]
hagiografias [histórias das vidas de santos]
drama medieval
jogos de mistério [peças que retratam eventos da Bíblia]
jogos de moralidade [toca, muitas vezes alegorias, destinados a ensinar uma lição moral]
Como a tradição oral da era anglo-saxão, jogos de mistério e jogos de moralidade servindo uma população predominantemente analfabeta.
Trovadorismo
Na Grã-Bretanha, a literatura cavalheiresca (novelas de cavalaria), particularmente as lendas do Rei Arthur e seus cavaleiros da Távola Redonda, floresceram no romance medieval , uma narrativa, em qualquer prosa ou poesia, apresentando um cavaleiro e suas aventuras. A palavra o romance indicado originalmente línguas que derivam do latim (a língua romana) e não está relacionado ao uso moderno da palavra para significar o amor romântico. Em vez de um romance medieval apresenta um cavaleiro em uma série de aventuras (a quest) com batalhas, elementos sobrenaturais, eventos repetidos, e personagens padronizados.
Caxton e a imprensa
Caxton revolucionou a história da literatura no idioma Inglês em 1476, quando ele criou a primeira prensa de impressão na Inglaterra em algum lugar no recinto da Abadia de Westminster. A primeira para imprimir livros em Inglês, Caxton ajudou a padronizar o vocabulário e a ortografia.
Introduction to Middle English Literature: The Medieval World disponível em <https://2012books.lardbucket.org/books/an-introduction-to-british-literature/s01-01-introduction-to-middle-english.html> acessado em 12/12/2017 licenciado sob Creative Commons
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