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Questões sobre Diretrizes Curriculares Nacionais

Questões sobre Diretrizes Curriculares Nacionais

1 -  (Colombo 2016/UFPR) Princípios norteadores das políticas educativas e das ações pedagógicas contidas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 anos:
a) Educar e cuidar.
b) Ensinar e aprender.
c) Formação para a vida e formação para as relações.
d) Éticos, políticos e estéticos.
e) Participação e gestão


2 - (Colombo 2016/UFPR) Os três primeiros anos do Ensino Fundamental devem ser considerados como um ciclo. De acordo com o parecer das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 anos, considere os seguintes itens:

  • 1. A alfabetização e o letramento.
  • 2. O desenvolvimento das diversas formas de expressão, incluindo o aprendizado da Língua Portuguesa, a Literatura, a Música e demais artes, a Educação Física, assim como o aprendizado da Matemática, de Ciências, de História e de Geografia.
  • 3. A continuidade da aprendizagem, tendo em conta a complexidade do processo de alfabetização e os prejuízos que a repetência pode causar no Ensino Fundamental como um todo, e, particularmente, na passagem do primeiro para o segundo ano de escolaridade e deste para o terceiro.
Devem ser assegurados durante os três primeiros anos os itens:
a) 1 apenas.
b) 1 e 2.
c) 1 e 3.
d) 2 e 3.
e) 1, 2 e 3.


3 - (Colombo 2016/UFPR)  A LDB definiu princípios e objetivos curriculares gerais para o Ensino Fundamental e Médio. A partir do Parecer das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica, assinale a alternativa que corresponde aos aspectos sob os quais foram definidos os princípios e objetivos:
a) Duração (anos, dias letivos e carga horária mínimos); uma base nacional comum; uma parte diversificada.
b) Disciplinas (áreas e conteúdos); objetivos de aprendizagem; métodos de ensino.
c) Objetivos (longo prazo e curto prazo); conteúdos; procedimentos de avaliação.
d) Organização (temporal e espacial); currículo comum; currículo específico.
e) Ciclos (primeiro, segundo e terceiro); carga horária; conteúdos; procedimentos didáticos.

4 - (Colombo 2016/UFPR) Com base no Parecer 20/2009 do Conselho Nacional de Educação e nas definições do que constitui uma proposta curricular na Educação Infantil, presentes nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, assinale a alternativa correta.
a) As experiências a serem desenvolvidas na Educação Infantil devem privilegiar as áreas de conhecimento, principalmente a matemática, as ciências e atividades que envolvam a leitura e a escrita.
b) A proposta curricular da Educação Infantil deve ter como eixos norteadores as interações e a brincadeira.
c) O currículo na Educação Infantil é definido por uma base nacional curricular comum a ser seguida por todos os municípios.
d) O Ensino Fundamental, por ser a etapa subsequente à Educação Infantil, deve ser tomado como orientador das experiências a serem propostas na pré-escola.
e) O currículo e a proposta pedagógica da Educação Infantil devem priorizar o cuidar na educação de 0 a 3 anos e o educar na educação de 4 e 5 anos.

5. (São José 2017/FEPESE) Analise as afirmativas abaixo, considerando a
visão de criança presente nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2009).

  • 1. A criança, centro do planejamento curricular, é sujeito histórico e de direitos que se desenvolve nas interações, relações e práticas cotidianas a ela disponibilizadas e por ela estabelecidas com adultos e crianças.
  • 2. A criança é um sujeito biológico e de direitos, que se desenvolve pela desequilibração e reequilibração. Nesse processo ela aprende, observa, conversa, experimenta, questiona, constrói sentidos sobre o mundo e suas identidades pessoal e coletiva.
  • 3. A criança, desde o nascimento, busca atribuir significado a sua experiência e nesse processo volta-se para conhecer o mundo material e social, ampliando gradativamente o campo de sua curiosidade e inquietações, mediada por orientações, materiais, espaços e tempos.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
a. ( ) É correta somente a afirmativa 1.
b. ( ) É correta somente a afirmativa 2.
c. ( ) São corretas as afirmativas 1 e 2.
d. ( ) São corretas as afirmativas 1 e 3.
e. ( ) São corretas as afirmativas 1, 2 e 3.

6. (São José 2017/FEPESE) As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2009) estabelecem que as instituições de Educação Infantil, na organização de sua proposta pedagógica e curricular, necessitam contemplar
determinados aspectos.
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ), considerando aspectos a serem contemplados.

  • ( ) Selecionar aprendizagens a serem promovidas com as crianças, não as restringindo a tópicos tradicionalmente valorizados pelos professores, mas ampliando-as na direção do aprendizado delas para assumir o cuidado pessoal, fazer amigos, e conhecer suas pró-prias preferências e características.
  • ( ) Considerar, no planejamento do currículo, as especificidades e os interesses singulares e coletivos dos bebês e das crianças das demais faixas etárias, vendo a criança em cada momento como uma pessoa que precisa aprender o que o professor ensina, independentemente de seus desejos, seus interesses e suas condições de desenvolvimento.
  • ( ) Organizar os espaços, os tempos, as materiais e as interações nas atividades realizadas para que as crianças possam expressar sua imaginação nos gestos, no corpo, na oralidade e/ou na língua de sinais, no faz de conta, no desenho, na dança, e em suas primeiras tentativas de escrita.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
a. ( ) V • V • V
b. ( ) V • F • V
c. ( ) V • F • F
d. ( ) F • V • V
e. ( ) F • V • F

7. (São José 2017/FEPESE) Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V )
e as falsas ( F ), considerando aspectos relacionados à necessária parceria com as famílias na Educação Infantil, conforme definições presentes nas Diretrizes
Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2009).

  • ( ) Faz-se necessário que os professores compreendam que, embora compartilhem a educação das crianças com os membros da família, exercem funções diferentes destes.
  • ( ) Cada família pode ver no professor alguém que lhe ajuda a pensar sobre seu próprio filho e trocar opiniões sobre como a experiência na unidade de Educação Infantil se liga a este plano.
  • ( ) O trabalho pedagógico desenvolvido na Educação Infantil pode apreender os aspectos mais salientes das culturas familiares locais para enriquecer as experiências cotidianas das  crianças.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
a. ( ) V • V • V
b. ( ) V • V • F
c. ( ) V • F • V
d. ( ) V • F • F
e. ( ) F • F • F



8. (São José 2017/FEPESE) Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V )
e as falsas ( F ) no que se refere à sistematização das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2009).

  • ( ) A revisão e atualização das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil foi considerada essencial para incorporar os avanços presentes na política, na produção científica e nos movimentos sociais na área.
  • ( ) As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, de caráter facultativo, orientam a formulação de políticas nacionais, tendo em vista o caráter exclusivamente preparatório da criança para ingresso no Ensino Fundamental.
  • ( ) Elas podem se constituir em instrumento estratégico na consolidação do que se entende por uma Educação Infantil de qualidade, ao estimular o diálogo entre os elementos culturais de grupos marginalizados e a ciência, a tecnologia e a cultura dominantes, articulando necessidades locais e a ordem global, chamando a atenção para uma maior  sensibilidade para o diverso e o plural.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
a. ( ) V • V • V
b. ( ) V • V • F
c. ( ) V • F • V
d. ( ) V • F • F
e. ( ) F • V • V



9. (São José 2017/FEPESE) Analise as afirmativas abaixo, considerando aspectos relacionados à avaliação na Educação Infantil, de acordo com as especificações das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2009).

  • 1. A avaliação é instrumento de reflexão sobre a prática pedagógica na busca de melhores caminhos para orientar as aprendizagens das crianças.
  • 2. A avaliação é instrumento utilizado para medir e quantificar as aprendizagens cognitivas das crianças, por intermédio de exercícios gráficos.
  • 3. A avaliação deve incidir sobre a aprendizagem dos conteúdos vinculados às diversas áreas do conhecimento, quais sejam: linguagem, interações e brincadeiras.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
a. ( ) Está certo o item 1.
b. ( ) Está certo o item 2.
c. ( ) Estão certos os itens 1 e 2.
d. ( ) Estão certos os itens 1 e 3.
e. ( ) Estão certos os itens 1, 2 e 3.


10. (São José 2017/FEPESE) Seguindo as orientações das Diretrizes Curriculares
Nacionais para a Educação Infantil, é desejável que:

  • 1. O trabalho pedagógico na Educação Infantil deve abolir os procedimentos que não reconheçam a atividade criadora e o protagonismo da criança pequena e que promovam atividades mecânicas e não significativas para as crianças.
  • 2. Por intermédio do trabalho pedagógico na Educação Infantil deve-se oferecer oportunidade para que a criança, no processo de elaborar sentidos pessoais, se aproprie de elementos não obrigatoriamente significativos de sua cultura como verdades absolutas, e não como elaborações dinâmicas e provisórias.
  • 3. Nas instituições de Educação Infantil deve-se possibilitar oportunidades para a criança fazer deslocamentos e movimentos amplos nos espaços internos e externos às salas de referência das turmas e à instituição, e para envolver-se em exploração e brincadeiras.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
a. ( ) É verdadeira apenas a afirmação  1.
b. ( ) É verdadeira apenas a afirmação  2.
c. ( ) São verdadeiras as afirmações de 1 e 3.
d. ( ) São verdadeiras as afirmações de 2 e 3.
e. ( ) São verdadeiras afirmações 1, 2 e 3.

11. (FEPESE/2010) Para resgatar historicamente a contribuição dos negros na construção e formação da sociedade brasileira, o Governo Federal estabeleceu, através do MEC, as Diretrizes Nacionais Curriculares que definem: 

a. ( ) Cotas para alunos negros na escola básica. 
b. ( ) Obrigatoriedade do ensino de história da África e dos africanos no currículo escolar do Ensino Fundamental e Médio. 
c. ( ) Políticas afirmativas para o ingresso de afrodescendentes no Ensino Fundamental. 
d. ( ) Garantia do ingresso de professores afrodescendentes nas instituições públicas de Ensino. 
e. ( ) Obrigatoriedade de ensino da história da África somente para afrodescedentes.

Leia também:
Gabarito


Gabarito Questões sobre Diretrizes Curriculares Nacionais


1.D
2.E
3.A
4.B
5.D
6.B
7.A
8.C
9.A
10.C


Simulado de Conhecimentos Pedagógicos com questões sobre Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Infantil, Fundamental e Médio. Sugerido para concursos de professores e pedagogia. Questões com gabarito.

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