Exercícios de interpretação de textos resolvidos. Nesta postagem você vai encontrar: exercícios de interpretação de textos para ensino fundamental e ensino médio com gabarito. Texto com perguntas de interpretação.
Exercícios de interpretação de textos resolvidos.
Exercícios de interpretação de textos I
Leia o texto.
1 - (Criciúma 2016) A criação de pneu
A borracha cheia de
ar comprimido tornou o carro possível. E o avião
também (não tente pousar o seu sem pneus no trem de
pouso). Mas a estreia dela foi
na bicicleta.
Jonh Dunlop, o
escocês que criou o pneu, instalou os primeiros da
história na bicicleta de seu filho em 1887, porque a trepidação
das rodas de madeira deixava o garotinho com dor de
cabeça.
Superinteressante,
no 288. In Cereja,
Wiliam Roberto.
1. Assinale a
alternativa correta de acordo com o texto.
a. ( ) A origem do
pneu é desconhecida.
b. ( ) O trem
precisa de pneus de borracha.
c. ( ) Jonh Dunlop é
o personagem principal do texto.
d. ( ) Os pneus de
borracha substituíram as rodas de madeira.
e. ( ) A trepidação
dos pneus de borracha deixava um garotinho com dor
de cabeça.
Exercícios de interpretação de textos II
2 - (FEPESE) Saúde e Bem-Estar
Saúde não é
somente uma palavra que caracteriza a ausência de
doenças, uma vez que esse conceito envolve aspectos
mais amplos, como o bem-estar físico, mental e
social. Segundo a Constituição Federal de 1988, Artigo 196,
ela é direito de todos e dever do Estado, garantido
mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução
do risco de doença e de outros agravos e ao acesso
universal igualitário às ações e serviços para sua promoção,
proteção e recuperação.
Diante desses
aspectos, fica claro que a promoção da saúde depende de
comportamentos individuais e também de
aspectos de dimensão coletiva sendo, este último caso,
uma questão intimamente relacionada às políticas
públicas.
Nesse contexto,
propiciar às pessoas condições dignas de vida é um fator
determinante na prevenção contra a ausência de saúde
– o que não significa que devemos esperar somente
intervenções externas para que, de fato,
conquistemos uma boa saúde.
…
Mariana Araguaia
(http://www.mundoeducacao.com/saude-bem-estar/)
1. Assinale a
alternativa que apresenta uma verdade em relação ao
texto.
a. ( ) A saúde é
direito do estado e dever de todos.
b. ( ) A ausência
de doenças é sinônimo exclusivo de bem-estar social.
c. ( ) Os
comportamentos individuais para a busca da saúde dependem
do esforço coletivo.
d. ( ) Saúde se
caracteriza pela ausência de doenças e pelo bem- estar
físico, mental e social.
e. ( ) A boa saúde
da população depende de iniciativas políticas, só elas
garantirão o bem-estar físico.
Gabarito D
Gabarito D
Exercícios de interpretação de textos III
3 - (São José 2014) Aniversário de São
José
A cidade de São
José completa 264 anos de fundação nesta quarta-feira,
dia 19 de março. Para comemorar a data, a Prefeitura
Municipal organizou uma programação especial, iniciada
na semana passada. O dia do aniversário será
marcado pela tradicional missa, pelo corte simbólico do
bolo e o descerramento de placas comemorativas.
(…)
Às 15h acontece o
lançamento do DVD “O Barro e Canoa”, na Casa da
Cultura. O documentário mostra o processo de trabalho
artesanal de transformação de um tronco de
Garapuvu em uma canoa, como faziam os antigos
açorianos. O vídeo será reprisado às 17h e às 19h, também
na Casa da Cultura. À noite será
realizada a Sessão
Solene da Câmara de Vereadores, a partir das 19h, no
Centro Multiuso.
http://www.pmsj.sc.gov.br/2014/03/sao-josecompleta-264-anos-nesta-quarta-feira-19.
1. Assinale a
alternativa correta em relação ao texto.
a. ( ) Garapuvu é
uma canoa.
b. ( ) “O Barro
e Canoa” é um documentário.
c. ( ) A festa de
comemoração durará três semanas.
d. ( ) A Casa da
Cultura será o palco para as todas as comemorações.
e. ( ) Um vídeo
sobre hábitos de antigos açorianos será passado quatro
vezes na festa de comemoração do aniversário da
cidade.
Gabarito B
Exercícios de interpretação de textos IV
4 - (Palhoça 2014) Texto
“Três irmãs
velhinhas tomavam chá.
— Acho que estou
ficando esclerosada – disse uma delas. – Hoje eu
me peguei com a vassoura na mão e não lembrava se já
havia ou não varrido a casa.
— Isso não é
nada – falou a outra. – Ontem eu me vi de pé, ao lado da
cama, de camisola, e não sabia se tinha acabado de acordar
ou se estava me preparando para dormir.
A terceira abanou a
cabeça.
— Deus me livre de
ficar como vocês… – Deu três batidinhas na mesa:
Toc-toc-toc.
Olhou para as outras
e disse, espantada:
— Esperem um
pouco, que eu já volto! Tem gente batendo na porta!.”
1. Assinale a
alternativa correta.
A terceira velhinha:
a. ( ) não percebeu
se havia ou não varrido a casa.
b. ( ) não
percebeu que se encontrava na mesma situação das
irmãs.
c. ( ) mostrou-se
aborrecida com o fato de as irmãs serem mais
esquecidas que ela.
d. ( ) explicou às
irmãs que todas elas realmente estavam
esclerosadas.
e. ( ) à noite, ao
pé da cama, não sabia se estava de camisola porque iria
dormir ou porque acabava de acordar.
Gabarito B
O texto abaixo é referência para as questões 01 e 02.
“Cláusula 17ª – Caso o imóvel seja utilizado de forma diversa da locação residencial, salvo autorização expressa do locador, restará facultado a este rescindir o presente contrato de plano, sem gerar direito a indenização ou qualquer ônus por parte deste último, sem prejuízo da obrigação da locatária de efetuar o pagamento das multas e despesas previstas na Cláusula 7ª”.
(site Proteste.org, setembro/2015)
01 -(UFPR Prefeitura de Tamadaré) - O texto acima é parte de um contrato de:
a) aluguel de imóvel.
b) compra e venda de imóvel.
c) arrendamento de terreno.
d) compra e venda de materiais de construção.
e) prestação de serviço de limpeza residencial.
02 -(UFPR Prefeitura de Tamadaré) - A palavra “diversa”, sublinhada na primeira linha do texto, significa:
a) múltipla.
b) dividida.
c) parecida.
d) diferente.
e) variada.
Gabarito B
Exercícios de interpretação de textos V
O texto abaixo é referência para as questões 01 e 02.
“Cláusula 17ª – Caso o imóvel seja utilizado de forma diversa da locação residencial, salvo autorização expressa do locador, restará facultado a este rescindir o presente contrato de plano, sem gerar direito a indenização ou qualquer ônus por parte deste último, sem prejuízo da obrigação da locatária de efetuar o pagamento das multas e despesas previstas na Cláusula 7ª”.
(site Proteste.org, setembro/2015)
01 -(UFPR Prefeitura de Tamadaré) - O texto acima é parte de um contrato de:
a) aluguel de imóvel.
b) compra e venda de imóvel.
c) arrendamento de terreno.
d) compra e venda de materiais de construção.
e) prestação de serviço de limpeza residencial.
02 -(UFPR Prefeitura de Tamadaré) - A palavra “diversa”, sublinhada na primeira linha do texto, significa:
a) múltipla.
b) dividida.
c) parecida.
d) diferente.
e) variada.
Exercícios de interpretação de textos VI
(UFPR Matinhos 2015) Para responder às questões
07 a 10, leia a seguinte notícia:
A polícia no Brasil não só
está agindo com violência demasiada como também tem sido uma das vítimas dessa
violência, presente em todas as
regiões do país. De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2014,
divulgado na terça-feira, 11, os policiais foram responsáveis por seis mortes
por dia em 2013. Por outro lado, 490 deles morreram violentamente no ano
passado.
O estudo constata que
existe um profundo fosso separando o Brasil das nações desenvolvidas. Segundo o
levantamento, 11.197 pessoas foram assassinadas por policiais brasileiros nos
últimos cinco anos – nos Estados Unidos, por exemplo, 11.090 foram mortos pelas
mãos da polícia de 1983 a 2012, num período de 30 anos, apesar de lá a
população ter 125 milhões de cidadãos a mais. Na outra ponta da crise da
segurança pública brasileira está o número de mortes de agentes policiais.
Desde 2009, o índice aumentou 86% – saltando de 264 para 490 casos no ano
passado.
ISTOÉ, ed. 2347, 19 nov.
2014.
01 - Assinale
a alternativa correta com base nas informações do texto.
a) No Brasil, os policiais estão envolvidos em casos de
violência tanto como agentes quanto como vítimas.
b) As informações sobre a
violência envolvendo policiais no Brasil foram divulgadas em novembro de 2013.
c) A violência envolvendo
policiais está restrita a algumas cidades brasileiras, a maioria localizada em
uma mesma região.
d) Nos últimos anos foi
observado um pequeno decréscimo no número de mortes de policiais no Brasil.
e) A violência envolvendo
policiais no Brasil apresenta índices semelhantes aos dos países desenvolvidos.
02 -
Ao comparar as mortes provocadas por policiais, o texto menciona 11.197 casos
no Brasil e 11.090 nos Estados Unidos. Esses números mostram:
a) que os índices entre os
dois países são muito semelhantes.
b) que os índices no
Brasil são ligeiramente superiores aos observados nos Estados Unidos.
c) que os índices
americanos são muito superiores, pois correspondem a um período muito maior.
d) que a violência está em
ascensão no Brasil e em declínio nos Estados Unidos.
e) que os índices brasileiros são significativamente
maiores, pois correspondem a um período mais curto.
03 - “O
estudo constata que existe um profundo fosso separando o Brasil das nações
desenvolvidas”.
Considerando o sentido que
o trecho sublinhado tem no texto, ele poderia ser substituído por:
a) existem muitas
diferenças econômicas entre o Brasil e as nações desenvolvidas.
b) há uma grande
dificuldade de comunicação entre o Brasil e as nações desenvolvidas.
c) existe uma grande
distância física entre o Brasil e as nações desenvolvidas.
d) há uma grande diferença entre os índices de
violência no Brasil e nas nações desenvolvidas.
e) existe uma leve
semelhança entre a situação brasileira e a observada nas nações desenvolvidas.
Gabarito
1 A 2 E 3 D
Exercícios de interpretação de textos VII
(Araucária 2011 UFPR) O texto a seguir é
referência para as questões 03 a 05.
Sabão contra a dengue Um
produto de baixo custo que pode combater o mosquito transmissor da dengue e
preservar o meio ambiente está em processo de desenvolvimento na Universidade
Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Trata-se de um sabão repelente
de mosquitos, feito a partir do óleo de cozinha e de essências naturais de
plantas.
A ocorrência cada vez
maior de casos de dengue no país foi um dos motivos que levaram o Laboratório
de Ciências Químicas da UENF a procurar uma
forma barata e simples de conter a doença, permitindo que camadas de menor
poder aquisitivo da população pudessem ter
acesso ao produto.
(Ciência Hoje, maio de
2008. Adaptado.)
01 - De acordo com o texto, a pesquisa do Laboratório de Ciências Químicas da UENF
tem como objetivo desenvolver um sabão que:
a) cure as pessoas picadas
pelo mosquito da dengue.
b) elimine o mosquito dos
laboratórios químicos.
c) diminua o número de
mosquitos da dengue.
d) preserve o meio
ambiente do mosquito transmissor da dengue.
e) afaste o mosquito transmissor da dengue.
02 - A produção de um sabão contra a dengue foi
motivada pelo:
a) custo expressivo que
ela representa.
b) elevado poder econômico
dos brasileiros.
c) aumento da doença no país.
d) modo fácil de realizar
a pesquisa.
e) acesso especializado ao
produto.
03 - As informações do texto deixam claro que o sabão contra a dengue:
a) ainda está em estudo.
b) deverá ser caro.
c) é vendido pela UENF.
d) prejudica a natureza.
e) acabou com a doença na
UENF.
Gabarito
1 E 2 C 3 A
Adquira o Livro Português Esquematizado Gramática, Interpretação de Texto, Redação Oficial e Redação Discursiva. O candidato tem diante de si todo o arsenal de Língua Portuguesa. Clique aqui e confira!
Compartilhe em sua s Redes Sociais!
0 comentários:
Postar um comentário