.Questões sobre vygostsky simulado, com gabarito
Questões objetivas vygostsky
1. (Fran.Dumont/MG 2016) São ideias de Vigotsky, EXCETO
A) O que provoca o desenvolvimento da criança é o fato de os conteúdos da aprendizagem exigirem dela, criança, a utilização de capacidades que ainda não estão formadas, que ainda estão na zona de desenvolvimento próximo.
B) O pensamento e a palavra não estão ligados entre si por um vínculo primário. Este surge, modifica-se e amplia-se no processo do próprio desenvolvimento do pensamento e da palavra.
C) Os significados das palavras se desenvolvem.
D) A criança vai se desenvolver com o tempo, pois esta tem, por si só, instrumentos para percorrer sozinha o caminho do desenvolvimento, que independerá das suas aprendizagens, mediante as experiências a que foi exposta.
2. (VárzeaAlegre/CE 2014) Vygotsky defende que o professor:
A) Deve se colocar no centro do processo educativo e transmitir seus conhecimentos para os alunos, já que ele é o detentor do conhecimento científico e os alunos são apenas os receptores.
B) É o agente mediador do processo de aprendizagem das crianças, propondo desafios e ajudando seus alunos a resolvê-los, realizando com eles ou proporcionando atividades em grupo, os mais adiantados poderão ajudar os demais.
C) Não deve intervir nas aprendizagens das crianças porque a aprendizagem é resultante de uma atividade individual.
Assim, as crianças aprendem sozinhas, espontaneamente, a partir de suas
próprias interações com o meio físico e social.
D) Deve seguir rigorosamente seu planejamento porque a aprendizagem
escolar implica na apropriação de conhecimentos que exigem um
planejamento rígido, inflexível para que as crianças possam ter uma educação sólida e muito bem organizada.
3. (BiturunaPR 2017) Segundo Vygotsky, é correto afirmar que a aprendizagem:
a) É produto da ação dos adultos que fazem a mediação no processo de aprendizagem das crianças.
b) É um processo construído internamente que depende do nível de desenvolvimento do sujeito.
c) É um processo de reorganização cognitiva onde os conflitos cognitivos são importantes no desenvolvimento.
d) É um processo de esquemas de assimilação da criança com atividades desafiadoras que provocam desequilíbrios.
4. (BiturunaPR 2017) Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna abaixo: Vygotsky vê o homem como ____________ que ganha suas características na mediação com o mundo através de instrumentos e signos onde a linguagem ganha valor especial.
a) Ser dissocial.
b) Sujeito individual.
c) Ser particular.
d) Sujeito social.
5 - (Curitiba-2009/UFPR) Sobre o pensamento de Lev Vygotsky, é correto afirmar:
a) “Zona de desenvolvimento proximal” é um conceito que pode ser definido como a distância entre o que uma criança pode realizar sozinha e o que poderá realizar com o auxílio de um adulto ou de um companheiro mais capaz.
b) O processo de desenvolvimento da criança é influenciado por fatores como maturação, exercitação, aprendizagem social e equilíbrio.
c) A motivação pelos pais/familiares e/ou professores é importante na formação da identidade da criança, todavia a interação que ela tem com outras crianças é determinante na construção do ego infantil.
d) A escola, como instituição de reprodução cultural, mais dificulta do que auxilia a construção da inteligência da criança, pois incentiva pouco a criatividade e a produção de novos conhecimentos.
e) Sendo a inteligência um dom, o máximo que a escola pode fazer pelas crianças é ampliar as possibilidades dos naturalmente portadores desse dom e minimizar as dificuldades dos menos afortunados nesse quesito.
6 - O termo zona de desenvolvimento proximal é provavelmente uma das mais amplamente conhecidas e difundidas ideias associadas à produção científica de Vygotsky. A zona de desenvolvimento proximal é estabelecida quando o aluno:
a) Aprende sozinho sem intervenção do professor ou colegas.
b) É dependente do professor para realizar todas as atividades.
c) É incapaz de aprender com a ajuda de colegas mais avançados.
xd) Com o auxílio de outra pessoa mais experiente, é capaz de realizar uma ação antes não dominada.
7 - (Colombo-2016/UFPR) Sobre o desenvolvimento do pensamento e da linguagem, de acordo com o pensamento de Vygotsky, é correto afirmar:
a) Pensamento e linguagem têm origens diferentes e desenvolvem-se seguindo trajetórias diferentes e independentes, antes
que ocorra a estreita ligação entre esses fenômenos.
b) O alívio emocional e a função social caracterizam a fase pré-verbal do desenvolvimento do pensamento e da linguagem.
c) Não há linguagem sem pensamento, pois o pensamento verbal determina a ação psicológica tipicamente humana.
d) O domínio da linguagem como sistema simbólico é o que permite à criança utilizar manifestações verbais, comunicando-se com o meio social no qual está inserida.
e) A fase pré-intelectual da linguagem é caracterizada pela utilização de instrumentos e pela inteligência prática.
8. (St Ant.doGrama/MG 2017)A teoria de Vygotsky é a única que oferece ao menos em princípio, a possibilidade de se conceituar, de modo científico, os processos metacognitivos que permitem vincular essa dimensão do desenvolvimento geral e compreender a origem dessa capacidade de o sujeito controlar seus próprios processos interiores.
Desse ponto de vista é CORRETO afirmar que:
a) Nenhuma teoria psicológica do desenvolvimento confere tanta importância a educação quanto a de Vygotsky. Para ele a educação não tem nada de externo ao desenvolvimento.
b) Para Vygotsky, direta ou indiretamente, todo um conjunto de problemas novos relativos a pesquisa empírica e de importância capital para a educação foi introduzido na psicologia contemporânea.
c) Uma matriz de análise e uma gama de instrumentos de pesquisa e de diagnóstico podem ser facilmente desenvolvidas a partir das teses de Vygotsky sobre o desenvolvimento artificial, isto é, sobre o desenvolvimento sócio cultural das funções cognitivas.
d) Todas as afirmativas anteriores estão corretas.
9. (Florianópolis 2010) Vygotsky defende as seguintes ideias a respeito do processo de desenvolvimento e aprendizagem:
1. O que a criança consegue fazer hoje com a colaboração de uma pessoa mais especializada, mais tarde poderá realizar sozinha.
2. A origem do desenvolvimento cognitivo dá-se do interior para o exterior, ocorrendo em função da maturidade da pessoa.
3. A criança consegue autonomia na resolução do problema, por meio da assistência e do auxílio do adulto, ou por outra criança mais velha, formando desta forma uma construção dinâmica entre aprendizagem e desenvolvimento.
4. A aprendizagem é uma consequência do desenvolvimento.
5. As funções mentais superiores são produto do desenvolvimento sócio-histórico dos sujeitos. Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
a. ( ) São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.
b. ( ) São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 5.
c. ( ) São corretas apenas as afirmativas 1, 4 e 5.
d. ( ) São corretas apenas as afirmativas 2, 4 e 5.
e. ( ) São corretas apenas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.
10. (Camboriú 2011) Qual dos autores abaixo desenvolveu a teoria de aprendizagem fundamentada na perspectiva sócio-histórica?
a. ( ) Rudolf Steiner
b. ( ) Ovide Decroly
c. ( ) Célestin Freinet
d. ( ) Sigmund Freud
e. ( ) Lev Semionovitch Vygotsky
Leia também:
> Simulado sobre Paulo Freire
> Simulado sobre Piaget
> Simulado sobre Luckesi
Gabarito das Questões sobre vygostsky simulado
Sugestões de temas para pesquisa e estudo
Adquira o Livro Português Esquematizado Gramática, Interpretação de Texto, Redação Oficial e Redação Discursiva. O candidato tem diante de si todo o arsenal de Língua Portuguesa. Clique aqui e confira!
Compartilhe em sua s Redes Sociais!
1 comentários:
muito bom essas questões para responder
Postar um comentário