Questões sobre Tendências Pedagógicas com gabarito.
Questões objetivas de tendências pedagógicas
1. (IDECAN/IFPB/2019) “Os conteúdos são trabalhados através de temas geradores, utiliza grupos de discussão como método de trabalho, a relação entre professor x Aluno é de igual para igual, horizontalmente, a aprendizagem se dá através de resoluções de situações - problemas.” Essas características estão relacionadas à tendência
A) Progressista “crítico social dos conteúdos ou “histórico-crítica”.
B) Progressista Libertadora.
C) Progressista Libertária.
D) Liberal Renovadora não diretiva (Escola Nova).
E) Liberal Renovada
2) (IBEMA/PR 2017)O conhecimento das tendências pedagógicas e perspectivas de ensino por parte dos professores é fundamental para a realização de uma prática docente realmente significativa. Analise as afirmativas abaixo em relação às tendências pedagógicas:
- I- A pedagogia progressista sustenta a ideia de que a escola tem por função preparar os indivíduos para o desempenho de papéis sociais, de acordo com as aptidões individuais.
- II- A pedagogia progressista enfatiza aspectos sócio-políticos envolvendo a cultura popular, é quando o homem se constrói chegando a ser sujeito na medida em que se integra em seu contexto o conhecimento de sua historicidade, dando ênfase ao ato de conscientização.
- III- A pedagogia liberal propiciou o surgimento de métodos voltados para o interesse dos alunos e para um ensino ativo, enfatizando suas atividades no processo do ensino-aprendizagem.
- IV- A Pedagogia libertária espera que a escola exerça uma transformação na personalidade dos alunos, num sentido libertário e auto gestionário em que as matérias são colocadas à disposição do aluno, mas não são exigidas.
- V- A Pedagogia Liberal é centrada na discussão de temas sociais e políticos nos quais o professor e alunos analisam problemas e realidades do meio socioeconômico e cultural.
As crianças são capazes de aceitar o ponto de vista do outro, levando em conta mais de uma perspectiva. Podem representar transformações, assim como situações estáticas. Tem capacidade de classificação, agrupamento, reversibilidade e conseguem realizar atividades concretas, que não exigem abstração.
Está correto o que se afirma em:
a) II e IV apenas.
b) I, II e III apenas.
c) I, II, IV e V apenas.
d) III, IV e V apenas.
3 - (Colombo-2016/UFPR) Quanto às tendências pedagógicas na prática escolar, é correto afirmar:
a) A tendência liberal da pedagogia caracteriza-se por uma prática democrática, avançada e aberta, tendo em vista que vê a educação como possibilidade de superação da divisão de classes presente na sociedade.
b) A Pedagogia Progressista parte de uma análise crítica das realidades sociais e sustenta implicitamente as finalidades sociopolíticas da educação.
c) A tendência libertadora enfatiza o ensino escolar e a transmissão de conteúdos específicos pela escola como forma de liberdade e transformação dos sujeitos.
d) A tendência progressista libertária destaca o papel da escola para a transformação do indivíduo ao assegurar o acesso ao
conhecimento sistematizado, delimitado pelo Estado como relevante para a formação humana.
e) A tendência liberal renovada centraliza no professor e na sua prática pedagógica a possibilidade de superação das diferenças existentes na sociedade.
4 - (Almirante Tamandaré 2015/UFPR) Há um conjunto de tendências pedagógicas que predominaram na educação brasileira ao longo da nossa história. Sobre essas tendências, é correto afirmar:
a) A concepção tradicional de educação defende a tradição e a cultura como base do processo formativo, incentivando o
registro histórico e o uso da história como base do ensino.
b) A pedagogia liberal indica que a escola tem o papel de formar as pessoas para desempenhar papéis sociais, com base
nas aptidões individuais, as quais devem ser desenvolvidas por meio dos processos de ensino-aprendizagem.
c) O tecnicismo é uma tendência pedagógica voltada ao incremento da técnica, e, por isso, foi a base para a elaboração dos
currículos dos cursos profissionalizantes, nos quais o domínio da técnica é o objetivo principal.
d) A pedagogia libertadora foi elaborada no final do século XIX com vistas, inicialmente, a combater o princípio do escravismo
presente na sociedade brasileira. Posteriormente, esta concepção foi utilizada para se defender propostas educacionais
defensoras da liberdade de ensinar e aprender.
e) A concepção histórico-crítica da educação afirma que a escola tem o papel de contribuir complementarmente com a formação das pessoas, mas reconhece que a principal agência formadora é a família.
5 - (SEED/PR 2007) A Educação Brasileira, ao longo de sua história, foi marcada por diferentes pedagogias. Correlacione cada educador da coluna da direita com sua corrente pedagógica na coluna da esquerda.
1. Pedagogia Tradicional. ( ) Dewey
2. Pedagogia da Escola Nova. ( ) Herbart
3. Pedagogia Libertadora. ( ) Dermeval Saviani
4. Pedagogia Histórico-Crítica. ( ) Paulo Freire
Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.
a) 1 – 2 – 3 – 4.
b) 4 – 3 – 2 – 1.
c) 2 – 1 – 3 – 4.
d) 3 – 4 – 1 – 2.
e) 2 – 1 – 4 – 3.
6. (Palhoça 2011) A análise das tendências pedagógicas no Brasil mostra a influência dos grandes movimentos educacionais internacionais, da mesma forma que expressa as especificidades da história política, social e cultural
de nosso país. Vários pesquisadores identificam, na tradição pedagógica brasileira, a presença de grandes tendências:
a. ( ) A tradicional e a crítica dos conteúdos.
b. ( ) A tradicional, a renovada e a cientificista.
c. ( ) A tradicional, a tecnicista e a construtivista.
d. ( ) A tradicional, a renovada, a tecnicista e as marcadas centralmente por preocupações sociais e políticas.
e. ( ) A tradicional, a construtivista e as marcadas centralmente por preocupações sociais e políticas.
7. (São José SC/2013) A tendência pedagógica chamada de “Pedagogia Liberal” tinha como intenção principal:
a. ( ) Prestigiar a escola por suas iniciativas pedagógicas oriundas de práticas de cooperação, de trocas, onde cada sujeito é considerado no contexto de sua cultura, na história de sua comunidade.
b. ( ) Não reconhecer o indivíduo como protagonista de seus sucessos e fracassos, remetendo as conquistas pessoais à inserção de cada um e de cada uma, nas relações com a coletividade.
c. ( ) Defender o sistema cooperativo entre todos os setores da sociedade capitalista, com base na fraternidade social e na igualdade de direitos para todos os cidadãos que habitem uma mesma nação.
d. ( ) Valorizar as ações pedagógicas altruístas, assentadas em princípios de solidariedade, de caridade, de reconhecimento das diferenças e de respeito às potencialidades dos seres humanos.
e. ( X ) Justificar o sistema capitalista, atribuindo ênfase na defesa da liberdade, dos direitos e dos interesses individualistas de cada pessoa que integra a sociedade, já que a sua forma de organização social é baseada na propriedade
privada dos meios de produção.
8. As diferentes concepções de educação podem ser agrupadas em duas grandes tendências: liberal e progressista.
Relacione as colunas 1 e 2 abaixo de acordo com a concepções pedagógicas da educação brasileira:
Coluna 1 Tendência
1. Liberal
2. Progressista
Coluna 2 Pedagogia
( ) tradicional
( ) tecnicista
( ) libertária
( ) renovada-progressista
( ) libertadora
( ) crítico-social dos conteúdos
( ) renovada não-diretiva
assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
a. ( ) 1 • 1 • 2 • 1 • 2 • 2 • 1
b. ( ) 1 • 1 • 2 • 2 • 2 • 2 • 1
c. ( ) 1 • 2 • 2 • 1 • 2 • 2 • 1
d. ( ) 1 • 2 • 1 • 1 • 2 • 1 • 2
e. ( ) 1 • 2 • 2 • 2 • 1 • 1 • 1
9. (Tijucas 2015/P. Auxiliar) As Tendências Pedagógicas Liberais surgiram no século XIX e foram influenciadas pelas ideias do liberalismo no mundo ocidental e do sistema capitalista. Para os liberais, a educação e o saber já produzidos (conteúdos) são mais importantes que a experiência vivida pelos educandos no processo pelo qual ele aprende. Dessa forma, os liberais contribuíram para manter o saber como instrumento de poder entre dominador e dominado.
As tendências pedagógicas liberais mais importantes são:
Assinale a alternativa que indica todos os itens corretos.
a. ( ) São corretos apenas os itens 1 e 3.
b. ( ) São corretos apenas os itens 3 e 4.
c. ( ) São corretos apenas os itens 1, 2 e 3.
d. ( ) São corretos apenas os itens 1, 2 e 4.
e. ( ) São corretos apenas os itens 2, 3 e 4.
10. As tendências pedagógicas brasileiras foram muito influenciadas pelo momento cultural e político da sociedade, pois foram levadas à luz graças aos movimentos sociais e filosóficos. Essas formaram a prática pedagógica do país. Pesquisadores do campo educacional apresentam reflexões a respeito das tendências pedagógicas e mostram que as principais tendências pedagógicas, usadas na educação brasileira, se dividem em duas grandes linhas de pensamento pedagógico.
Elas são:
a. ( ) Pensamento Moderno e
Pensamento Transgressor.
b. ( ) Pensamento Conservador e Pensamento Liberal.
c. ( ) Tendências Tecnicistas e Tendências Liberais.
d. ( ) Tendências Liberais e Tendências Progressistas.
e. ( ) Tendências Transgressoras e Tendências Progressistas
11) Sobre as tendências pedagógicas liberais Segundo LIBÂNEO (1990), a pedagogia liberal sustenta a idéia, EXCETO:
a) Que a escola tem por função preparar os indivíduos para o desempenho de papéis sociais, de acordo com as aptidões individuais.
b) Isso pressupõe que o indivíduo precisa adaptar-se aos valores e normas vigentes na sociedade de classe, através do desenvolvimento da cultura individual.
b) Devido a essa ênfase no aspecto cultural, as diferenças entre as classes sociais não são consideradas, pois, embora a escola passe a difundir a idéia de igualdade de oportunidades, não leva em conta a desigualdade de condições.
d) Que a escola tem por função preparar os indivíduos para o desempenho individual e técnico, de acordo com as aptidões pessoais.
13) No contexto das tendências pedagógicas em relação a tendência liberal tradicional analise os itens:
Estão corretos
a) Somente I
b) Somente II
c) I e II
d) Nenhum
14) Considerando as tendências pedagógicas para a tendência liberal tradicional no ensino da língua portuguesa. È incorreto afirmar que:
a) predomina, nessa tendência tradicional, o ensino da gramática pela gramática, com ênfase nos exercícios repetitivos e de recapitulação da matéria, exigindo uma atitude receptiva e mecânica do aluno.
b) Os conteúdos são organizados pelo professor, numa seqüência lógica, e a avaliação é realizada através de provas escritas e exercícios de casa.
c) predomina, nessa tendência tradicional, o ensino da gramática conforme o contexto do aluno, com ênfase nos exercícios de comunicação eficaz, exigindo uma atitude interativa do aluno.
d) parte-se da concepção que considera a linguagem como expressão do pensamento
15) Na análise das tendências pedagógicas. Segundo a perspectiva teórica de Libâneo, a tendência liberal renovada (ou pragmatista) acentua o sentido da cultura como desenvolvimento das aptidões individuais. Sobre o tema assinale V se verdadeiro ou F se falso
Assinale a alternativa que corresponde as afirmações
a) V, V, V
b) V, F, V
c) F, V V
d) F, F, V
16) O Estudo das tendências pedagógicas é fundamental na formação do educador. Sobre a tendência liberal renovada não-diretiva é INCORRETO afirmar quebra-lhe
a) Acentua-se, nessa tendência, o papel da escola na formação de atitudes, razão pela qual deve estar mais preocupada com os problemas psicológicos do que com os pedagógicos ou sociais.
b) Todo o esforço deve visar a um direcionamento do indivíduo, ou seja, a uma adequação ao meio social e seus padrões.
c) Aprender é modificar suas próprias percepções. Apenas se aprende o que estiver significativamente relacionado com essas percepções.
d) A retenção se dá pela relevância do aprendido em relação ao “eu”, o que torna a avaliação escolar sem sentido, privilegiando-se a auto-avaliação.
17) Dentre as tendências pedagógicas temos a escola liberal tecnicista atua, EXCETO
a) no aperfeiçoamento da ordem social vigente (o sistema capitalista),
b) articulando-se diretamente com o sistema produtivo; para tanto, emprega a ciência da mudança de comportamento, ou seja, a tecnologia comportamental.
c) no interesse de produzir indivíduos “competentes” críticos se preocupando com as mudanças sociais.
d) vendo o aluno como depositário passivo dos conhecimentos, que devem ser acumulados na mente através de associações.
18 - (UFPR/2015) Há um conjunto de tendências pedagógicas que predominaram na educação brasileira ao longo da nossa história.Sobre essas tendências, é correto afirmar:
a) A concepção tradicional de educação defende a tradição e a cultura como base do processo formativo, incentivando oregistro histórico e o uso da história como base do ensino.
b) A pedagogia liberal indica que a escola tem o papel de formar as pessoas para desempenhar papéis sociais, com basenas aptidões individuais, as quais devem ser desenvolvidas por meio dos processos de ensino-aprendizagem.
c) O tecnicismo é uma tendência pedagógica voltada ao incremento da técnica, e, por isso, foi a base para a elaboração doscurrículos dos cursos profissionalizantes, nos quais o domínio da técnica é o objetivo principal.
d) A pedagogia libertadora foi elaborada no final do século XIX com vistas, inicialmente, a combater o princípio do escravismopresente na sociedade brasileira. Posteriormente, esta concepção foi utilizada para se defender propostas educacionaisdefensoras da liberdade de ensinar e aprender.
e) A concepção histórico-crítica da educação afirma que a escola tem o papel de contribuir complementarmente com aformação das pessoas, mas reconhece que a principal agência formadora é a família
19 - (Matinhos2011) No Brasil, entre as tendências progressistas do pensamento educacional está a Pedagogia Histórico-Crítica, que temsuas formulações sustentadas no materialismo histórico-dialético. Com relação às proposições da tendênciaeducacional mencionada, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F):
Assinale alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
a) V – V – V – F.
b) V – F – V – F.
c) F – F – V – V.
d) V – F – F – V.
e) F – V – F – F.
20 - UFPR-Guaratuba-2008) Numere a coluna da direita de acordo com a coluna da esquerda, associando as tendências pedagógicas com asrespectivas características.
( ) O fundamental na educação é que os educandos sereconheçam como sujeitos capazes de transformar a realidade.
( ) Aprendizagem é modificação do desempenho.
( ) Aprender é uma atividade de descoberta. A aprendizagem é umato individual, uma construção subjetiva do conhecimento.
( ) A interação social é o elemento de compreensão e intervençãona prática social mediada pelo conteúdo.
( ) Valorização do conteúdo, do intelectual, da disciplina e dodiretivismo.
Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.
a) 1 – 3 – 5 – 4 – 2.
b) 4 – 5 – 1 – 2 – 3.
c) 3 – 2 – 1 – 5 – 4.
d) 4 – 2 – 5 – 1 – 3.
e) 3 – 2 – 5 – 4 – 1.
21. (Brusque2013) As tendências pedagógicas brasileiras foram muito influenciadas pelo momento cultural e político da sociedade, pois foram levadas à luz graças aos movi-mentos sociais e filosóficos. Essas formaram a prática pedagógica do país. Pesquisadores do campo educa-cional apresentam reflexões a respeito das tendências pedagógicas e mostram que as principais tendências pedagógicas, usadas na educação brasileira, se dividem em duas grandes linhas de pensamento pedagógico.Elas são:
a. ( ) Pensamento Moderno e Pensamento Transgressor.
b. ( ) Pensamento Conservador e Pensamento Liberal.
c. ( ) Tendências Tecnicistas e Tendências Liberais.
d. ( ) Tendências Liberais e Tendências Progressistas.
e. ( ) Tendências Transgressoras e Tendências Progressistas.
22. (FEPESE/2017) Carl Rogers, psicólogo estadunidense, é um representante de uma das tendências pedagógicas decunho liberal, em que a ênfase dos conteúdos está no desenvolvimento das relações e não na transmissãode conhecimentos que serão buscados pelos alunos.
Assinale a alternativa que corresponde à tendência deRogers.
a. ( ) Tecnicista
b. ( ) Renovadora Não Diretiva
c. ( ) Crítico Social dos Conteúdos
d. ( ) Renovadora Progressista
e. ( ) Libertadora
23. (Fraiburgo2018)A respeito das tendências pedagógicas, podems er considerados desdobramentos da Tendência Liberal:
1. A tradicional
2. A renovada:
3. A renovada não-diretiva
4. A tecnicista
5. A libertadora
6. A libertáriaa
a.( ) São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.
b. ( ) São corretas apenas as afirmativas 4 e 5.
c. ( ) São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 6.
d. ( ) São corretas apenas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.
e. ( ) São corretas apenas as afirmativas 3, 4, 5 e 6.
24.(IDECAN/IFPB/2019) Nos últimos dois decênios do século XX, mais especificamente após o fim da Ditadura Militar no Brasil, com a abertura política, situação econômica desfavorável e resquícios da repressão, surgiram vários movimentos das classes operárias em busca de melhorias sociais. E nesse cenário, os professores sentiram-se também no direito de reivindicar participação junto às políticas públicas educacionais. Sobre esse assunto é correto afirmar, exceto:
A) Esses movimentos foram uma “tentativa de superar a cultura tecnicista instalada no meio educativo e politizar o pensamento pedagógico”.
B) O referencial marxista se firma nas análises do interior da Pedagogia, tornando como princípio a relação entre realidade educacional e realidade social.
C) A ênfase no aspecto cultural esconde a realidade das diferenças de classes da população, pois, embora difundida a ideia de igualdade de oportunidades, não se leva em conta a desigualdade de condições sociais existentes no País.
D) Da Pedagogia Tecnicista até os dias atuais, a Didática desfragmentou o seu fundamento, primeiro coma ruptura da sua função prescritiva e instrumental, depois com a variação entre as didáticas, criando várias didáticas e metodologias, principalmente nos cursos de Pedagogia e de Magistério.
E) A Pedagogia Histórico Crítica é ideal como proposta de ação concreta para a escola pública, pois preconiza a democratização dos conteúdos socioculturais, científicos e artísticos para as classes populares.
25. (IDECAN/IFPB/2019) Faça a correspondência entre as tendências pedagógicas abaixo e o método de ensino utilizado por cada uma delas:
1. Tendência liberal tradicional
2. Tendência liberal renovada
3. Tendência liberal renovadora não-diretiva (Escola Nova)
( ) Por meio de experiências, pesquisas e método de solução de problemas.
( ) Método baseado na facilitação da aprendizagem.
( ) Exposição e demonstração verbal da matéria e / ou por meios
de modelos.
Tem-se como sequência correta, obtida no sentido de cima para
baixo:
A) 2, 3, 1.
B) 2. 1, 3
C) 3, 2, 1
D) 3, 1, 2
E) 1, 3, 2
11.D
12.B
13.C
14.C
15.A
16.B
17.C
18.B
19.B
20.E
21.D
22.B
23.D
24.D
25.A
Publicidade
4 - (Almirante Tamandaré 2015/UFPR) Há um conjunto de tendências pedagógicas que predominaram na educação brasileira ao longo da nossa história. Sobre essas tendências, é correto afirmar:
a) A concepção tradicional de educação defende a tradição e a cultura como base do processo formativo, incentivando o
registro histórico e o uso da história como base do ensino.
b) A pedagogia liberal indica que a escola tem o papel de formar as pessoas para desempenhar papéis sociais, com base
nas aptidões individuais, as quais devem ser desenvolvidas por meio dos processos de ensino-aprendizagem.
c) O tecnicismo é uma tendência pedagógica voltada ao incremento da técnica, e, por isso, foi a base para a elaboração dos
currículos dos cursos profissionalizantes, nos quais o domínio da técnica é o objetivo principal.
d) A pedagogia libertadora foi elaborada no final do século XIX com vistas, inicialmente, a combater o princípio do escravismo
presente na sociedade brasileira. Posteriormente, esta concepção foi utilizada para se defender propostas educacionais
defensoras da liberdade de ensinar e aprender.
e) A concepção histórico-crítica da educação afirma que a escola tem o papel de contribuir complementarmente com a formação das pessoas, mas reconhece que a principal agência formadora é a família.
5 - (SEED/PR 2007) A Educação Brasileira, ao longo de sua história, foi marcada por diferentes pedagogias. Correlacione cada educador da coluna da direita com sua corrente pedagógica na coluna da esquerda.
1. Pedagogia Tradicional. ( ) Dewey
2. Pedagogia da Escola Nova. ( ) Herbart
3. Pedagogia Libertadora. ( ) Dermeval Saviani
4. Pedagogia Histórico-Crítica. ( ) Paulo Freire
Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.
a) 1 – 2 – 3 – 4.
b) 4 – 3 – 2 – 1.
c) 2 – 1 – 3 – 4.
d) 3 – 4 – 1 – 2.
e) 2 – 1 – 4 – 3.
6. (Palhoça 2011) A análise das tendências pedagógicas no Brasil mostra a influência dos grandes movimentos educacionais internacionais, da mesma forma que expressa as especificidades da história política, social e cultural
de nosso país. Vários pesquisadores identificam, na tradição pedagógica brasileira, a presença de grandes tendências:
a. ( ) A tradicional e a crítica dos conteúdos.
b. ( ) A tradicional, a renovada e a cientificista.
c. ( ) A tradicional, a tecnicista e a construtivista.
d. ( ) A tradicional, a renovada, a tecnicista e as marcadas centralmente por preocupações sociais e políticas.
e. ( ) A tradicional, a construtivista e as marcadas centralmente por preocupações sociais e políticas.
Confira também:
- Simulado de Conhecimentos Específicos de Pedagogia para Concurso Público.
- Questões de Legislação Educacional Lei 9.394/96 - LDB
7. (São José SC/2013) A tendência pedagógica chamada de “Pedagogia Liberal” tinha como intenção principal:
a. ( ) Prestigiar a escola por suas iniciativas pedagógicas oriundas de práticas de cooperação, de trocas, onde cada sujeito é considerado no contexto de sua cultura, na história de sua comunidade.
b. ( ) Não reconhecer o indivíduo como protagonista de seus sucessos e fracassos, remetendo as conquistas pessoais à inserção de cada um e de cada uma, nas relações com a coletividade.
c. ( ) Defender o sistema cooperativo entre todos os setores da sociedade capitalista, com base na fraternidade social e na igualdade de direitos para todos os cidadãos que habitem uma mesma nação.
d. ( ) Valorizar as ações pedagógicas altruístas, assentadas em princípios de solidariedade, de caridade, de reconhecimento das diferenças e de respeito às potencialidades dos seres humanos.
e. ( X ) Justificar o sistema capitalista, atribuindo ênfase na defesa da liberdade, dos direitos e dos interesses individualistas de cada pessoa que integra a sociedade, já que a sua forma de organização social é baseada na propriedade
privada dos meios de produção.
8. As diferentes concepções de educação podem ser agrupadas em duas grandes tendências: liberal e progressista.
Relacione as colunas 1 e 2 abaixo de acordo com a concepções pedagógicas da educação brasileira:
Coluna 1 Tendência
1. Liberal
2. Progressista
Coluna 2 Pedagogia
( ) tradicional
( ) tecnicista
( ) libertária
( ) renovada-progressista
( ) libertadora
( ) crítico-social dos conteúdos
( ) renovada não-diretiva
assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
a. ( ) 1 • 1 • 2 • 1 • 2 • 2 • 1
b. ( ) 1 • 1 • 2 • 2 • 2 • 2 • 1
c. ( ) 1 • 2 • 2 • 1 • 2 • 2 • 1
d. ( ) 1 • 2 • 1 • 1 • 2 • 1 • 2
e. ( ) 1 • 2 • 2 • 2 • 1 • 1 • 1
9. (Tijucas 2015/P. Auxiliar) As Tendências Pedagógicas Liberais surgiram no século XIX e foram influenciadas pelas ideias do liberalismo no mundo ocidental e do sistema capitalista. Para os liberais, a educação e o saber já produzidos (conteúdos) são mais importantes que a experiência vivida pelos educandos no processo pelo qual ele aprende. Dessa forma, os liberais contribuíram para manter o saber como instrumento de poder entre dominador e dominado.
As tendências pedagógicas liberais mais importantes são:
- 1. Liberal Tradicional.
- 2. Liberal Educacional.
- 3. Tendência Liberal Renovada.
- 4. Tendência Liberal Formal.
Assinale a alternativa que indica todos os itens corretos.
a. ( ) São corretos apenas os itens 1 e 3.
b. ( ) São corretos apenas os itens 3 e 4.
c. ( ) São corretos apenas os itens 1, 2 e 3.
d. ( ) São corretos apenas os itens 1, 2 e 4.
e. ( ) São corretos apenas os itens 2, 3 e 4.
Publicidade
10. As tendências pedagógicas brasileiras foram muito influenciadas pelo momento cultural e político da sociedade, pois foram levadas à luz graças aos movimentos sociais e filosóficos. Essas formaram a prática pedagógica do país. Pesquisadores do campo educacional apresentam reflexões a respeito das tendências pedagógicas e mostram que as principais tendências pedagógicas, usadas na educação brasileira, se dividem em duas grandes linhas de pensamento pedagógico.
Elas são:
a. ( ) Pensamento Moderno e
Pensamento Transgressor.
b. ( ) Pensamento Conservador e Pensamento Liberal.
c. ( ) Tendências Tecnicistas e Tendências Liberais.
d. ( ) Tendências Liberais e Tendências Progressistas.
e. ( ) Tendências Transgressoras e Tendências Progressistas
11) Sobre as tendências pedagógicas liberais Segundo LIBÂNEO (1990), a pedagogia liberal sustenta a idéia, EXCETO:
a) Que a escola tem por função preparar os indivíduos para o desempenho de papéis sociais, de acordo com as aptidões individuais.
b) Isso pressupõe que o indivíduo precisa adaptar-se aos valores e normas vigentes na sociedade de classe, através do desenvolvimento da cultura individual.
b) Devido a essa ênfase no aspecto cultural, as diferenças entre as classes sociais não são consideradas, pois, embora a escola passe a difundir a idéia de igualdade de oportunidades, não leva em conta a desigualdade de condições.
d) Que a escola tem por função preparar os indivíduos para o desempenho individual e técnico, de acordo com as aptidões pessoais.
12) (IBEMA/PR 2017)As tendências pedagógicas influenciaram as práticas pedagógicas e
buscaram atender às expectativas da sociedade. A Pedagogia Progressista é no Brasil um paradigma educacional que propõe a transformação social por meio da educação. Analise os seus pressupostos abaixo:
I- Surge com a finalidade de contrapor-se as tendências liberais. A educação possibilita a compreensão da realidade histórico-social.
II- Propõe uma analise crítica das realidades sociais, sustentando a parte sócio-política da educação.
III- Considera o indivíduo como ser que constrói a sua própria história onde o professor assume o papel de mediador entre o saber elaborado e o conhecimento a ser produzido.
IV- Propõe um ensino organizado em função de pré-requisitos onde a aprendizagem é simplesmente uma modificação de desempenho.
II- Propõe uma analise crítica das realidades sociais, sustentando a parte sócio-política da educação.
III- Considera o indivíduo como ser que constrói a sua própria história onde o professor assume o papel de mediador entre o saber elaborado e o conhecimento a ser produzido.
IV- Propõe um ensino organizado em função de pré-requisitos onde a aprendizagem é simplesmente uma modificação de desempenho.
Está correto o que se afirma em:
a) II, III e IV apenas.
b) I, II e III apenas.
c) I e II apenas.
d) I, II e IV apenas.
13) No contexto das tendências pedagógicas em relação a tendência liberal tradicional analise os itens:
- I. Quanto aos pressupostos de aprendizagem, a idéia de que o ensino consiste em repassar os conhecimentos para o espírito da criança é acompanhada de outra: a de que a capacidade de assimilação da criança é idêntica à do adulto, sem levar em conta as características próprias de cada idade.
- II. A criança é vista, assim, como um adulto em miniatura, apenas menos desenvolvida.
Estão corretos
a) Somente I
b) Somente II
c) I e II
d) Nenhum
14) Considerando as tendências pedagógicas para a tendência liberal tradicional no ensino da língua portuguesa. È incorreto afirmar que:
a) predomina, nessa tendência tradicional, o ensino da gramática pela gramática, com ênfase nos exercícios repetitivos e de recapitulação da matéria, exigindo uma atitude receptiva e mecânica do aluno.
b) Os conteúdos são organizados pelo professor, numa seqüência lógica, e a avaliação é realizada através de provas escritas e exercícios de casa.
c) predomina, nessa tendência tradicional, o ensino da gramática conforme o contexto do aluno, com ênfase nos exercícios de comunicação eficaz, exigindo uma atitude interativa do aluno.
d) parte-se da concepção que considera a linguagem como expressão do pensamento
15) Na análise das tendências pedagógicas. Segundo a perspectiva teórica de Libâneo, a tendência liberal renovada (ou pragmatista) acentua o sentido da cultura como desenvolvimento das aptidões individuais. Sobre o tema assinale V se verdadeiro ou F se falso
- ( ) A escola continua, dessa forma, a preparar o aluno para assumir seu papel na sociedade, adaptando as necessidades do educando ao meio social, por isso ela deve imitar a vida.
- ( ) Se, na tendência liberal tradicional, a atividade pedagógica estava centrada no professor, na escola renovada progressivista, defende-se a idéia de “aprender fazendo”
- ( ) Está centrada no aluno, valorizando as tentativas experimentais, a pesquisa, a descoberta, o estudo do meio natural e social, etc, levando em conta os interesses do aluno.
Assinale a alternativa que corresponde as afirmações
a) V, V, V
b) V, F, V
c) F, V V
d) F, F, V
16) O Estudo das tendências pedagógicas é fundamental na formação do educador. Sobre a tendência liberal renovada não-diretiva é INCORRETO afirmar quebra-lhe
a) Acentua-se, nessa tendência, o papel da escola na formação de atitudes, razão pela qual deve estar mais preocupada com os problemas psicológicos do que com os pedagógicos ou sociais.
b) Todo o esforço deve visar a um direcionamento do indivíduo, ou seja, a uma adequação ao meio social e seus padrões.
c) Aprender é modificar suas próprias percepções. Apenas se aprende o que estiver significativamente relacionado com essas percepções.
d) A retenção se dá pela relevância do aprendido em relação ao “eu”, o que torna a avaliação escolar sem sentido, privilegiando-se a auto-avaliação.
17) Dentre as tendências pedagógicas temos a escola liberal tecnicista atua, EXCETO
a) no aperfeiçoamento da ordem social vigente (o sistema capitalista),
b) articulando-se diretamente com o sistema produtivo; para tanto, emprega a ciência da mudança de comportamento, ou seja, a tecnologia comportamental.
c) no interesse de produzir indivíduos “competentes” críticos se preocupando com as mudanças sociais.
d) vendo o aluno como depositário passivo dos conhecimentos, que devem ser acumulados na mente através de associações.
18 - (UFPR/2015) Há um conjunto de tendências pedagógicas que predominaram na educação brasileira ao longo da nossa história.Sobre essas tendências, é correto afirmar:
a) A concepção tradicional de educação defende a tradição e a cultura como base do processo formativo, incentivando oregistro histórico e o uso da história como base do ensino.
b) A pedagogia liberal indica que a escola tem o papel de formar as pessoas para desempenhar papéis sociais, com basenas aptidões individuais, as quais devem ser desenvolvidas por meio dos processos de ensino-aprendizagem.
c) O tecnicismo é uma tendência pedagógica voltada ao incremento da técnica, e, por isso, foi a base para a elaboração doscurrículos dos cursos profissionalizantes, nos quais o domínio da técnica é o objetivo principal.
d) A pedagogia libertadora foi elaborada no final do século XIX com vistas, inicialmente, a combater o princípio do escravismopresente na sociedade brasileira. Posteriormente, esta concepção foi utilizada para se defender propostas educacionaisdefensoras da liberdade de ensinar e aprender.
e) A concepção histórico-crítica da educação afirma que a escola tem o papel de contribuir complementarmente com aformação das pessoas, mas reconhece que a principal agência formadora é a família
19 - (Matinhos2011) No Brasil, entre as tendências progressistas do pensamento educacional está a Pedagogia Histórico-Crítica, que temsuas formulações sustentadas no materialismo histórico-dialético. Com relação às proposições da tendênciaeducacional mencionada, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F):
- ( ) A educação é o ato de produzir, direta e intencionalmente, em cada indivíduo, a humanidade que é produzidahistórica e coletivamente.
- ( ) A educação é concebida como mediação no seio da prática social global e deve assegurar a reprodução dasdesigualdades sociais.
- ( ) A prática social é o ponto de partida e de chegada do processo educativo.
- ( ) O método de ensino e aprendizagem baseia-se na memorização dos conteúdos, que são transmitidos aosalunos pelo professor.
Assinale alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
a) V – V – V – F.
b) V – F – V – F.
c) F – F – V – V.
d) V – F – F – V.
e) F – V – F – F.
Publicidade
20 - UFPR-Guaratuba-2008) Numere a coluna da direita de acordo com a coluna da esquerda, associando as tendências pedagógicas com asrespectivas características.
- 1. Tendência tradicional ou conservadora.
- 2. Tendência tecnicista.
- 3. Tendência libertadora.
- 4. Tendência histórico-crítica.
- 5. Tendência escolanovista.
( ) O fundamental na educação é que os educandos sereconheçam como sujeitos capazes de transformar a realidade.
( ) Aprendizagem é modificação do desempenho.
( ) Aprender é uma atividade de descoberta. A aprendizagem é umato individual, uma construção subjetiva do conhecimento.
( ) A interação social é o elemento de compreensão e intervençãona prática social mediada pelo conteúdo.
( ) Valorização do conteúdo, do intelectual, da disciplina e dodiretivismo.
Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.
a) 1 – 3 – 5 – 4 – 2.
b) 4 – 5 – 1 – 2 – 3.
c) 3 – 2 – 1 – 5 – 4.
d) 4 – 2 – 5 – 1 – 3.
e) 3 – 2 – 5 – 4 – 1.
21. (Brusque2013) As tendências pedagógicas brasileiras foram muito influenciadas pelo momento cultural e político da sociedade, pois foram levadas à luz graças aos movi-mentos sociais e filosóficos. Essas formaram a prática pedagógica do país. Pesquisadores do campo educa-cional apresentam reflexões a respeito das tendências pedagógicas e mostram que as principais tendências pedagógicas, usadas na educação brasileira, se dividem em duas grandes linhas de pensamento pedagógico.Elas são:
a. ( ) Pensamento Moderno e Pensamento Transgressor.
b. ( ) Pensamento Conservador e Pensamento Liberal.
c. ( ) Tendências Tecnicistas e Tendências Liberais.
d. ( ) Tendências Liberais e Tendências Progressistas.
e. ( ) Tendências Transgressoras e Tendências Progressistas.
22. (FEPESE/2017) Carl Rogers, psicólogo estadunidense, é um representante de uma das tendências pedagógicas decunho liberal, em que a ênfase dos conteúdos está no desenvolvimento das relações e não na transmissãode conhecimentos que serão buscados pelos alunos.
Assinale a alternativa que corresponde à tendência deRogers.
a. ( ) Tecnicista
b. ( ) Renovadora Não Diretiva
c. ( ) Crítico Social dos Conteúdos
d. ( ) Renovadora Progressista
e. ( ) Libertadora
23. (Fraiburgo2018)A respeito das tendências pedagógicas, podems er considerados desdobramentos da Tendência Liberal:
1. A tradicional
2. A renovada:
3. A renovada não-diretiva
4. A tecnicista
5. A libertadora
6. A libertáriaa
a.( ) São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.
b. ( ) São corretas apenas as afirmativas 4 e 5.
c. ( ) São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 6.
d. ( ) São corretas apenas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.
e. ( ) São corretas apenas as afirmativas 3, 4, 5 e 6.
24.(IDECAN/IFPB/2019) Nos últimos dois decênios do século XX, mais especificamente após o fim da Ditadura Militar no Brasil, com a abertura política, situação econômica desfavorável e resquícios da repressão, surgiram vários movimentos das classes operárias em busca de melhorias sociais. E nesse cenário, os professores sentiram-se também no direito de reivindicar participação junto às políticas públicas educacionais. Sobre esse assunto é correto afirmar, exceto:
A) Esses movimentos foram uma “tentativa de superar a cultura tecnicista instalada no meio educativo e politizar o pensamento pedagógico”.
B) O referencial marxista se firma nas análises do interior da Pedagogia, tornando como princípio a relação entre realidade educacional e realidade social.
C) A ênfase no aspecto cultural esconde a realidade das diferenças de classes da população, pois, embora difundida a ideia de igualdade de oportunidades, não se leva em conta a desigualdade de condições sociais existentes no País.
D) Da Pedagogia Tecnicista até os dias atuais, a Didática desfragmentou o seu fundamento, primeiro coma ruptura da sua função prescritiva e instrumental, depois com a variação entre as didáticas, criando várias didáticas e metodologias, principalmente nos cursos de Pedagogia e de Magistério.
E) A Pedagogia Histórico Crítica é ideal como proposta de ação concreta para a escola pública, pois preconiza a democratização dos conteúdos socioculturais, científicos e artísticos para as classes populares.
25. (IDECAN/IFPB/2019) Faça a correspondência entre as tendências pedagógicas abaixo e o método de ensino utilizado por cada uma delas:
1. Tendência liberal tradicional
2. Tendência liberal renovada
3. Tendência liberal renovadora não-diretiva (Escola Nova)
( ) Por meio de experiências, pesquisas e método de solução de problemas.
( ) Método baseado na facilitação da aprendizagem.
( ) Exposição e demonstração verbal da matéria e / ou por meios
de modelos.
Tem-se como sequência correta, obtida no sentido de cima para
baixo:
A) 2, 3, 1.
B) 2. 1, 3
C) 3, 2, 1
D) 3, 1, 2
E) 1, 3, 2
Leia também
Gabarito das questões sobre tendências pedagógicas
1 B
2 A
3 B
4 B
5 E
6 D
7 E
8 A
9 A
10 D
11.D12.B
13.C
14.C
15.A
16.B
17.C
18.B
19.B
20.E
21.D
22.B
23.D
24.D
25.A
Questões sugeridas para:
- questões sobre tendencias pedagógicas
- tendencias pedagógicas para concurso
- simulado tendencias pedagógicas
- atividades com gabarito sobre as tendencias pedagógicas
- exercícios tendencias pedagógicas com gabarito
- questões discursivas sobre tendências pedagógicas
Questões sobre Tendências Pedagógicas, com gabarito. exercícios resolvidos considerando a tendência pedagógica em questão. Atividades com gabarito sobre concepção pedagógica tradicional, libertadora, tecnicista, liberal, tradicional, nova, renovada, renovadora, libertadora, crítica social dos conteúdos e progressista. Questões de provas de concurso público.
Adquira o Livro Português Esquematizado Gramática, Interpretação de Texto, Redação Oficial e Redação Discursiva. O candidato tem diante de si todo o arsenal de Língua Portuguesa. Clique aqui e confira!
Compartilhe em sua s Redes Sociais!
4 comentários:
Este material é muito útil, muito bom ter esse acesso para que possamos nos interagir com novas propostas principalmente quando se trata de adaptação à construções para um novo conhecimento.
Material excelente, muito útil aos meus estudos !
Na questão 8 - não seria renovada progressivista? Progressista faz parte da
Postar um comentário