Simulado para Concursos sobre Luckesi
10 Questões objetivas sobre Luckesi.
1
Depreende-se dessa afirmativa que o autor está falando da Pedagogia:
A) Libertária.
B) Crítico-Social dos Conteúdos.
C) Tradicional.
D) Tecnicista.
2. (Várzea Alegre/CE 2014) De acordo com Luckesi, a avaliação educacional deve:
A) Ser neutra, não tendo nenhuma relação com o projeto pedagógico da escola nem com o seu projeto de ensino.
B) Ter como objetivo principal a aprovação e a reprovação dos alunos.
C) Ter como objetivo principal a classificação dos alunos em ótimos, regulares e ruins.
D) Servir de base para tomadas de decisões no sentido de construir com e nos educandos conhecimentos, habilidades e hábitos que possibilitem o seu desenvolvimento.
3. (IBEMA/PR 2017) Segundo Luckesi (2005), a educação brasileira, pelo menos nos últimos 50 anos, tem se identificado fortemente com as tendências liberais. No que concerne na Tendência Liberal Renovadora não diretiva, é correto afirmar que à relação do professor com o aluno na prática escolar é baseada:
a) Na eficiência do ensino em que o aluno é o treinando e o professor é o técnico responsável.
b) Em um relacionamento de respeito cujo o professor é um especialista em relações humanas.
c) Na relação objetiva em que o professor transmite informações e o aluno vai fixá-las.
d) No predomínio da autoridade do professor que exige atitude receptiva dos alunos.
4 - (Colombo 2016) Com base na abordagem da avaliação escolar apresentada por Luckesi (1996), é correto afirmar:
a) Avaliar implica examinar, ou seja, identificar o que o estudante aprendeu e atribuir uma nota ou conceito. Com isso, identifica-se seu nível de aprendizagem.
b) A prática da avaliação da aprendizagem deve investigar a qualidade do desempenho dos estudantes, motivo pelo qual é diagnóstica.
c) O ato de avaliar exige do professor diagnosticar e classificar. Antes de aferir o que o estudante aprendeu e classificá-lo de acordo com o seu desempenho e competências, o professor deve ter um diagnóstico do que o estudante sabe e de onde pode chegar.
d) A avaliação da aprendizagem possui uma finalidade em si, já que é uma ferramenta fundamental para o progresso do estudante no seu percurso escolar.
e) A avaliação escolar tem como foco identificar o que o estudante sabe no momento atual, sendo secundários o processo anterior e onde se quer chegar.
5. (FEPESE/PALHOÇA/2015) Cipriano Luckesi (1998) afirma que a avaliação da aprendizagem é um mecanismo subsidiário do planejamento escolar e da sua execução.
É uma atividade subsidiária por que:
a. ( ) Serve fundamentalmente para a classificação dos indivíduos num certo estágio de desenvolvimento e dessa forma busca auxiliar a construção de perfis de desempenhos esperados.
b. ( ) Só faz sentido à medida que serve para o diagnóstico da execução e dos resultados que estão sendo buscados e obtidos, ou seja, a avaliação é um instrumento auxiliar na melhoria dos resultados.
c. ( ) Baseia-se na assimilação receptiva de conhecimentos e metodologias, bem como em sua exercitação e aplicação, o que permite ao avaliador elaborar perfis de aquisições conceituais e cognitivas com exatidão técnica.
d. ( ) É um recurso operacional na prática docente não tendo caráter procedimental ou atitudinal. A avaliação, portanto, busca elencar de maneira sistemática as ações educativas assimiladas pelos alunos.
e. ( ) Busca construir os resultados de desempenho do aluno frente às habilidades complexas, dimensionadas no planejamento docente e chancelar suas aquisições.
6. (Araucária/UFPR/2012) “Avaliação tem a ver com ação e esta, por sua vez, tem a ver com a busca de algum tipo de resultado, que venha a ser o melhor possível. (...) A avaliação subsidia, serve a uma ação, tendo em vista, com ela, obter o melhor resultado possível” (LUCKESI, C. C. A base ética da avaliação da aprendizagem na escola, Disponível emhttp://www.luckesi.com.br/artigosavaliacao.htm, acessado em abril de 2012). Acerca da avaliação da aprendizagem escolar, é correto afirmar:
a) A avaliação é o grande horizonte escolar e deve expressar o que se espera de cada aluno. Assim, a razão principal do trabalho pedagógico é levar os alunos a terem bons desempenhos nas avaliações.
b) A avaliação da aprendizagem expressa sempre um julgamento acerca do que foi ensinado e aprendido em dado tempo escolar, diante de certos objetivos propostos, e é um meio que permite conhecer a trajetória educacional percorrida.
c) Por ser uma ação educacional da mais alta importância, é responsabilidade dos dirigentes da escola ou do sistema de ensino, conforme o caso, a organização e condução das avaliações finais, que expressam (ou devem expressar) o nívelde conhecimento e aprendizagem atingido pelos alunos ao final de um tempo escolar.
d) O papel da avaliação da aprendizagem é secundário na organização pedagógica escolar. Por isso, ela deve ser pensada apenas como um recurso à disposição dos docentes, evitando a pressão que historicamente lhe tem sido inerente.
e) A avaliação da aprendizagem conduzida pelo docente deve estar articulada aos objetivos definidos nas avaliações estandardizadas conduzidas pelo Ministério da Educação e/ou Secretaria da Educação (municipal ou estadual), demaneira que se amplie o sincronismo entre os resultados de cada turma com os resultados esperados nacionalmente
7. (CETREDE/JUAZEIRO/2019) Conforme os princípios de Cipriano Luckesi, a avaliação da aprendizagem escolar NÃO é:
a) O ato de avaliar não é um ato neutro que se encerra na constatação;
b) A prática de exames que submete a todos, com fins de classificação e seleção;
c) Uma prática amorosa, inclusiva, dinâmica e construtiva;
d) O ato de avaliar é a disposição de acolher;
e) Um recurso pedagógico útil e necessário para auxiliar cada educador e cada educando na busca e na construção de si mesmo e do seu melhor modo de ser na vida;
8. (IBFC/CONDE/2019) Trata-se de uma avaliação que “deve estar comprometida com uma proposta pedagógica histórico-crítica, uma vez que esta concepção está preocupada com a perspectiva de que o educando deverá apropriar-se criticamente de conhecimentos e habilidades necessárias à sua realização como sujeito crítico dentro desta sociedade que se caracteriza pelo modo capitalista de produção. [...] É condição de sua existência e articulação com uma concepção pedagógica progressista" (LUCKESI, 2003, p.82).
Quanto a esta concepção ou tipo de avaliação, assinale a alternativa correta.
a) Somatória
b) Punitiva
c) Emancipatória
d) Diagnóstica
9. (IFTO/2017) "É um processo que consiste em preparar um conjunto de decisões tendo em vista agir,posteriormente, para atingir determinados objetivos” (Luckesi, 2011, p.130).A definição descrita anteriormente refere-se.
A) Avaliação
B) Currículo
C) Planejamento
D) Didática
E) Ensino
10. (IFPA/2015) Ao discutir sobre a gestão do currículo, Luckesi (2005) questiona a prática escolar de verificação e propõe a avaliação da aprendizagem, a partir do projeto pedagógico e seu consequente projeto de ensino. Nesta prática de avaliação da aprendizagem, o professor deve:
A) Coletar, analisar e sintetizar, da forma objetiva, as manifestações das condutas cognitivas,afetivas, psicomotoras dos estudantes, produzindo uma configuração do efetivamente aprendido.
B) Superar a prática de verificação pela materialização de processos em que a aferição do aproveitamento escolar não será a aprovação ou reprovação, mas o direcionamento da aprendizagem e seu consequente desenvolvimento;
C) Tomar decisão, após o resultado da avaliação da aprendizagem, sobre as condutas a serem seguidas, tendo em vista: i) a reorientação imediata da aprendizagem, caso sua qualidade semostre insatisfatória e o conteúdo, habilidade ou hábito, que esteja sendo ensinado e aprendido, seja efetivamente essencial para a formação do educando; ii) o encaminhamento dos estudantes para os passos subsequentes da aprendizagem, caso se considere que,qualitativamente, atingiram um nível da satisfatoriedade no que estava sendo trabalhado.
D) Apenas as alternativas a e b estão corretas.
E) Todas as alternativas estão corretas
Veja também
Gabarito do Simulado para concursos sobre Luckesi
1.B2.D
3.B
4.B
5.B
6.B
7.D
8.D
9.C
10.E
Adquira o Livro Português Esquematizado Gramática, Interpretação de Texto, Redação Oficial e Redação Discursiva. O candidato tem diante de si todo o arsenal de Língua Portuguesa. Clique aqui e confira!
Compartilhe em sua s Redes Sociais!
0 comentários:
Postar um comentário