Exercícios sobre Interpretação de Texto.
Questões de interpretação de texto
1.
(FEPESE/TIJUCAS/2013) Analise o texto abaixo:
Dia
Mundial do Livro
A
coincidência de 23 de abril de 1616 ser a data da morte de
Shakespeare e Cervantes levou a Conferência Geral da UNESCO a
escolher essa data como Dia Mundial do Livro. Com ele se pretende
render uma homenagem ao livro e a seus autores, além de alentar a
todos, em particular aos mais jovens, a descobrir o prazer da leitura
e a respeitar a insubstituível contribuição dos criadores para o
progresso social e cultural.
OLIVEIRA,
C. D. Atlas Básico de Literatura. São Paulo: Escala Educacional,
2007.
Assinale
a alternativa correta de acordo com as informações do texto.
a.
( ) O Dia Mundial do Livro homenageia somente Shakespeare e
Cervantes.
b.
( ) O Dia Mundial do Livro é comemorado desde 1616.
c.
( ) A data 23 de abril foi instituída como Dia Mundial do Livro.
d.
( ) Os escritores decidiram ensinar aos jovens o prazer da leitura.
e.
( ) No Dia Mundial do Livro somente os livros devem ser homenageados.
2.
(São José/2012) Texto
“Viver
é complicado? É, um pouco. E como tornar a vida mais fácil? Entre
outras coisas, aprendendo que todos nós temos um código e, quando
passamos a conhecer o nosso, e o dos outros, tudo fica mais suave.
Dentro da família podemos ter mãe, pai, dois irmãos, três tias,
cinco primas, marido, filhos... É preciso entender o idioma de cada
um para não viver num planeta em que cada pessoa fala uma língua
diferente. Sabe quando você ouve no telefone a frase ‘Então te
ligo; quem sabe a gente vai jantar?’. Pois isso talvez queira dizer
várias coisas: pode ser apenas uma desculpa para desligar o
telefone, pois o assunto não está interessando; pode ser que a
pessoa esteja esperando uma ligação e não queira ocupar a linha;
pode ser que tenha começado o telejornal, e mais 300 razões
diferentes, algumas inimagináveis. Os horários, por exemplo: um
encontro marcado para nove da noite pode significar nove e meia;
entre dez e meia e onze; e em alguns casos até nove horas mesmo.
Agora, se você conseguir decodificar o idioma da pessoa, não vai se
irritar de ficar esperando duas horas, porque já sabe que, quando
ela diz nove, está querendo dizer onze, certo? São essas filigranas
que desgastam a relação e você deve fazer todos os esforços para
evitar que isso aconteça.”
Danuza
Leão: Para entender os outros. São Paulo: Cláudia. 5 maio 2011.
Assinale
a alternativa correta.
a.
( ) A cronista instrui a respeito de suas ideias, utilizando uma
linguagem denotativa.
b.
( ) A autora chama a atenção para alguns aspectos do cotidiano que
podem prejudicar o relacionamento entre as pessoas.
c.
( ) Com a interrogação, em “E como tornar a vida mais fácil?”,
a autora pede orientação ao leitor, sobre seus problemas.
d.
( ) Para a autora, todos nós temos um código comportamental, que
precisa ser único para que todos se entendam.
e.
( ) Segundo o texto, quem não quer se irritar deve interpretar os
idiomas das pessoas com quem convive.
3.
(Fraiburgo2011) Texto
Até
as décadas de 50 e 60 do século passado,a economia de Fraiburgo se
baseava na indústria extrativa de madeira. Nessa época nasceram os
primeiros plantios de macieiras e, depois de longos anos de pesquisas
e experiências, obtiveram-se as variedades que mais se adaptaram ao
clima do lugar: Gala e Fuji, além de híbridos dessas espécies,
melhoradas geneticamente. 1. Assinale a alternativa correta, de
acordo com o texto.
1.
A expressão “Nessa época” remete às décadas de 50 e 60 do
século passado.
2.
As expressões “Até” e “além de” implicam ideia de
exclusão.
3.
A expressão “depois de longos anos de pesquisas e experiências”
implica ideia de tempo.
4.
O se, em “se baseava” e “se adaptaram”, é pronome relativo.
Assinale
a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
a.
( ) São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.
b.
( ) São corretas apenas as afirmativas 1 e 4.
c.
( ) São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.
d.
( ) São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.
e.
( ) São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.
Sobre
Interpretação de texto analise o episódio e o texto abaixo são
referência para as questões 4 a 7
Duas
estudantes vítimas de furto em um ônibus de transporte
interestadual de passageiros, no percurso São Paulo Florianópolis,
processaram sem sucesso a empresa de ônibus.
Para
o desembargador Luiz Fernando Boller, relator do caso, a ação dos
ladrões teve êxito por descaso das próprias vítimas quanto à
guarda de seus pertences pessoais: elas deixaram a bagagem de mão
sem qualquer vigilância no banco de trás do respectivo assento, que
estava vago. O fato de as mulheres terem deixado as bolsas no banco
vazio evidencia, para Boller, “descaso das próprias vítimas
quanto à guarda da respectiva bagagem de mão, sobretudo diante do
valor econômico que representava. Tal circunstância,
induvidosamente, corrobora o entendimento de que a empresa não deve
ser responsabilizada pelo fato”, escreveu o relator. O
desembargador ressalta que o Código de Defesa do Consumidor
estabelece que, em casos assim, o nexo causal é excluído, ficando
comprovada a culpa exclusiva de terceiros.
(Adaptado
do site Consultor Jurídico, acessado em setembro de 2015.)
4
- Do despacho do desembargador Boller, podemos concluir que:
a)
a culpa pelo furto ocorrido é exclusivamente das mulheres.
b)
não se caracteriza a culpa em razão do baixo valor econômico do
objeto furtado.
c)
as três partes (as duas vítimas e a empresa de ônibus) são
responsáveis pelo furto ocorrido.
d)
nos casos em que não se caracteriza nexo causal, o Código de Defesa
do Consumidor assume o ônus de indenizar as vítimas.
e)
a culpa pelo furto ocorrido é da empresa de ônibus.
5
- A expressão “o nexo”, conforme empregada no texto, significa:
a)
a interpretação.
b)
a penalidade.
c)
a obrigação.
d)
o encaminhamento.
e)
a relação.
6
- A palavra “corrobora” significa:
a)
contraria.
b)
confirma.
c)
corrói.
d)
estabelece.
e)
elimina.
7
- A palavra “induvidosamente” significa:
a)
discutivelmente.
b)
alternadamente.
c)
controvertidamente.
d)
seguramente.
e)
problematicamente.
10
Questões da Interpretação de Texto de Concursos Públicos.
Leia
o texto
Desespero
Não
há nada mais triste do que o grito de um trem no silêncio noturno.
É a queixa de um estranho animal perdido, único sobrevivente de
alguma espécie extinta, e que corre, corre, desesperado, noite em
fora, como para escapar à sua orfandade e solidão de monstro.
in:
Mário Quintana. Sapo Amarelo. São Paulo: Global.
8.
(Palhoça/2015) Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e
as falsas ( F ) feitas sobre o texto.
(
) O autor do texto usa linguagem conotativa.
(
) O autor do texto refere-se ao trem de forma subjetiva.
(
) O texto revela emoções do autor e pode despertar emoções
naquele que o lê.
(
) Todo trem é sempre triste ao percorrer seus trilhos.
(
) Todo monstro é órfão tal qual o trem.
Assinale
a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
a.
( ) V • V • V • F • F
b.
( ) V • V • F • F • V
c.
( ) V • V • F • F • F
d.
( ) F • V • V • V • F
e.
( ) F • F • V • V • V
9
- Considere o texto a seguir:
Presente
no Brasil há 161 anos, desde o reinado de Dom Pedro II, o serviço
estatal de telegramas encontrou na tecnologia uma aliada para
resistir ao tempo. A transmissão via internet, que teve início em
2001, impulsionou o tráfego de mensagens no País, dando sobrevida a
esse braço dos Correios. (...) A atual transmissão eletrônica é
chamada de híbrida: os dados são captados pela Web e depois a
mensagem é impressa e envelopada por máquinas na agência mais
próxima do destinatário, sem a intermediação humana.
(O
Estado de S. Paulo, 26 jul. 2013.)
A
palavra em destaque indica que a transmissão de telegramas
atualmente:
a)
faz uso tanto de meios eletrônicos quanto mecânicos.
b)
depende da intermediação humana em todas as fases.
c)
usa uma combinação de meios eletrônicos.
d)
ocorre integralmente por transmissão mecânica.
e)
combina a ação manual com a eletrônica.
Texto
para ler e interpretar
Falando
de amor
Se
eu pudesse, por um dia,
Esse
amor, essa alegria
Eu
te juro, te daria
Se
pudesse, esse amor todo dia.
Chega
perto,
Vem
sem medo
Chega
mais,
Meu
coração,
Vem
ouvir esse segredo
Escondido
no choro-canção.
Se
soubesse como eu gosto
Do
teu cheiro, teu jeito de flor…
Não
negavas um beijinho
A
quem anda perdido de amor.
Chora
flauta, chora pinho,
Choro
eu, o teu cantor,
Chora
manso, bem baixinho,
Nesse
choro falando de amor.
Quando
passas, tão bonita
Nessa
rua banhada de sol,
Minha
alma segue aflita:
Eu
me esqueço até do futebol.
Vem
depressa, vem sem medo
Foi
pra ti, meu coração
Que
eu guardei esse segredo
Escondido
num choro-canção.
Lá
no fundo
Do
meu coração!
Antônio
Carlos Jobim
10.
(FEPESE/B. Camboriú/2015) Assinale a alternativa correta.
a.
( ) O apaixonado, se pudesse, casaria com a amada.
b.
( ) O apaixonado guardou para a amada um choro-canção.
c.
( ) A amada passa todos os dias pela rua banhada de sol, mas não
olha para o apaixonado.
d.
( ) A pessoa a quem é dedicada a declaração não conhece os
sentimentos do declarante.
e.
( ) A pessoa a quem se destina a declaração de amor não
corresponde ao sentimento do emissor, embora saiba do sentimento.
11.
(Tijucas/2013/FEPESE) Analise o texto abaixo:
Multas
na Paulista começam em 15 dias
A
CE (Companhia de Engenharia de Tráfego) deve começar a multar os
motoristas que desrespeitarem a nova velocidade máxima permitida na
Avenida Paulista em no máximo 15 dias. Ontem, a prefeitura alterou o
limite de 60 km/h para 50 km/h na via. De acordo com o diretor de
planejamento da companhia, Tadeu Leite, a ideia é readequar o viário
e evitar mais acidentes. Os últimos dados disponibilizados pela CET
mostram que em 2012 aconteceram 106 acidentes na Avenida Paulista,
sendo 32 atropelamentos. Três pessoas morreram e 122 ficaram
feridas.
Folha
de São Paul0, 29 de outubro de 2013, Cotidiano
De
acordo com as informações do texto acima, assinale a
alternativa correta.
a.
( ) A CET não contabilizou os dados de acidentes na Avenida Paulista
em 2012.
b.
( ) 125 foi o número total de acidentes na Avenida Paulista em 2012.
c.
( ) A CET já começou a cobrar o novo limite de velocidade e a
multar os motoristas.
d.
( ) O limite de velocidade na Avenida Paulista será aumentado.
e.
( ) O limite de velocidade na Avenida Paulista foi reduzido em
virtude dos acidentes.
Texto
[…]
A
Cidade do Cabo ocupa uma ampla península banhada pelo Atlântico na
região do Cabo Ocidental, a província mais ao sul do país. Essa
região engloba também as Winelands (região produtora de vinhos, a
50 quilômetros) e a Garden Route (a 380 quilômetros). Apesar de ter
3 milhões de habitantes, a cidade se espalha por uma área
gigantesca, o que a torna arejada, leve. O Centro (City Bowl)
fica ao norte, concentrado entre a Table Mountain e o porto.
[…]
A
Table Mountain, ícone-mor da metrópole sul-africana, é um
espanto, erguendo-se na paisagem com seu semblante desenhado com
régua. Um bondinho vertiginoso (e céus, giratório) leva ao topo da
gigante, onde um barzinho esperto proporciona garrafas de vinho e
baldes de gelo, para que você esteja devidamente equipado
quando o sol afundar no mar. Com sorte você verá como a montanha se
transforma numa cachoeira de nuvens. Uma das impressões digitais da
Cidade do Cabo, o fenômeno “catarata” é matador. A Table
Mountain funciona como uma barragem a represar a umidade, que em
certos momentos do dia “transborda” para o lado da cidade, numa
imagem espetacular. Ela se bastaria, mas a deusa em forma de platô
não está só.
[…]
Fonte:
Revista Viagem e Turismo, São Paulo, ano 19, n. 9, ed. 227, p.
101-102, jul. 2015.
12.
(Florianóplois/FEPESE/2015) Identifique abaixo as afirmativas
verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) de acordo com o texto e com as
informações nele contidas.
(
) A Cidade do Cabo é a capital judiciária da África do Sul.
(
) A “Table Mountain” é o maior símbolo da Cidade do Cabo.
(
) A “Table Mountain” não é uma barragem, mas uma montanha.
(
) Em “…a província mais ao sul do país.”, as palavras
sublinhadas se referem ao Cabo Ocidental, que engloba também a
região que produz vinhos.
(
) A Cidade do Cabo é leve e arejada porque tem apenas 3 milhões de
habitantes.
Assinale
a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
a.
( ) V • V • V • V • F
b.
( ) V • F • F • F • V
c.
( ) F • V • V • F • V
d.
( ) F • V • V • V • F
e.
( ) F • F • F • V • V
Leia
o texto
Texto
Uma pesquisa em 27 países mostrou que a biblioteca familiar se
correlaciona mais com bons resultados na educação do que a própria
escolaridade dos pais. Uma biblioteca de 500 livros se associa a
acréscimos de escolaridade que vão de 3 a 7 anos. Segundo os
autores, “uma casa onde os livros são valorizados fornece às
crianças ferramentas que são diretamente úteis no aprendizado
escolar.” E tem mais, leitores mais assíduos visitam mais museus,
fotografam mais e, surpresa, praticam mais esportes. Claudio de Moura
Castro, in Veja, 11 jan. 2012, p. 20.
13.
(FEPESE) Assinale a alternativa correta, em relação ao texto. No
que diz respeito à educação:
a.
( ) a escolaridade dos pais não influencia no desempenho escolar dos
filhos.
b.
( ) para crianças de 3 a 7 anos a escolaridade está associada a
bons livros.
c.
( X ) mais que a escolaridade paterna, o que influencia positivamente
é a existência de
uma
biblioteca familiar.
d.
( ) está comprovado que alunos sem uma biblioteca familiar não têm
condições de obter bons resultados escolares.
e.
( ) segundo pesquisa realizada em 27 países, uma biblioteca familiar
deve ter, no mínimo, 500 livros
Heresia
As
culturas científica e humanística eram separadas, entre outras
razões, pela linguagem. Tinham vocabulários diferentes. Seus
códigos não combinavam. Previa-se até que se distanciariam tanto
que um dia nenhuma comunicação seria possível entre as duas. O
advento da língua comum dos computadores parecia ter diminuído essa
discrepância, mas curiosamente a divisão perdurou, agora entre
facções da mesma cultura, que usam o mesmo vocabulário e não se
entendem. Economistas de um lado e de outro (rudemente, esquerda e
direita) lidam com os mesmos números, analisam os mesmos gráficos,
recebem as mesmas informações e falam todos o mesmo idioma
universal, só variando o estilo – e veem e preveem coisas
diferentes.
A
não ser que se procure a causa da cisão no terreno movediço do
caráter de cada um, ela não tem explicação. Ou tem: o mundo da
ciência econômica, como todos os mundos, está subdividido entre
humanistas e seus contrários, que divergem nos seus pressupostos
antes de divergirem nas suas interpretações e receitas. O que os
separa é o valor que dão à vida humana, o princípio de todas as
equações matemáticas para uns e um dado irrelevante para outros.
Não se trata de ter melhor ou pior coração. Como já disse alguém,
ninguém tem o monopólio dos bons sentimentos. Mas a sua escolha de
lado na divergência entre economistas, no fim, é uma definição de
escolha política. É-se solidário pela mais egoísta das razões,
por uma preocupação elementar com a salubridade do meio em que se
respira, porque uma civilização que sacrifica o ser humano pelo
lucro não é exatamente o ambiente em que se quer viver.
Quando
a Europa submergiu na intolerância religiosa e no obscurantismo da
Idade das Trevas, dominada por uma espécie de pensamento único que
condenava como heresia qualquer forma de desafio dos dogmas da
Igreja, e nem os reis sabiam ler, foi nos claustros da própria
Igreja que a escrita e a cultura clássica foram preservadas e, quase
sem querer, resistiram ao dogma. Hoje, outra vez, uma minoria
herética se vê sitiada por dogmas inquestionáveis. Mas a Idade das
Trevas acabou na Renascença. (Por Luiz Fernando Veríssimo.
Disponível em: http://www.jornalcontato.
com.br/home/index.php/heresia-luis-fernando-verissimo-o-globo/.
Acesso em: 25/06/2019.)
14.
(FSERJ) Esse texto foi escrito com a finalidade comunicativa de:
A)
Defender o respeito à vida humana.
B)
Defender o ponto de vista científico.
C)
Esclarecer as divergências entre economistas de esquerda e de
direita.
D)
Explicar a diferença entre a cultura científica e a cultura
humanística.
15.
(FSERJ) De acordo com o texto, a cultura científica e a cultura
humanística:
A)
Distanciaram-se tanto, que não conseguem mais dialogar.
B)
Representam duas formas diferentes de interpretar o mundo.
C)
Fundiram-se com a globalização das informações, por isso não há
mais divisão de lados.
D)
Mantêm não só suas diferenças bem delimitadas, como também um
vocabulário próprio.
16. Leia o trecho do poema de Gonçalves Dias
Debruçada nas águas dum regato
A flor dizia em vão
A corrente, onde bela se mirava...
“Ai, não me deixes, não!
Não me Deixes de Gonçalves Dias.
Assinale a alternativa correta
a) A corrente se mirava num regato
b) Ás aguas dum regato admiravam a flor
c) A flor se mirava nas águas correntes do regato
d) A corrente levava a flor
Gabarito dos Exercícios de Interpretação de Texto
1.C
2.B
3.A
4 - A
5 - E
6 - B
7 - D
8.A
9. A
10. D
11.E
12.D
13.C
14.A
15.B16.C
1.C
2.B
3.A
4 - A5 - E
8.A
9. A
10. D
11.E
12.D
13.C
14.A
15.B
Outras Questões de Língua Portuguesa
Publicidade
Como ensinar interpretação de texto?
São questões de Língua Portuguesa para treinamento, simulado e prática. Compreensão e interpretação de texto para concurso. Sugeridas, ainda, para aqueles que buscam como estudar interpretação de texto para o ENEM e Ensino Médio.
A interpretação textual, interpretação de cronica, análise e interpretação de texto são atividades fundamentais para preparação. É importante realizar atividades como:
- interpretação de texto do enem
- realizar atividades de interpretação de texto ensino médio
- revisar com exercícios de interpretação de texto ensino médio
- praticar interpretação de texto enem
- resolver muitas questões de interpretação de texto
- enem interpretação de texto
- aula de português interpretação de texto constantemente
Outras Questões de Língua Portuguesa
Como ensinar interpretação de texto?
São questões de Língua Portuguesa para treinamento, simulado e prática. Compreensão e interpretação de texto para concurso. Sugeridas, ainda, para aqueles que buscam como estudar interpretação de texto para o ENEM e Ensino Médio.
A interpretação textual, interpretação de cronica, análise e interpretação de texto são atividades fundamentais para preparação. É importante realizar atividades como:
- interpretação de texto do enem
- realizar atividades de interpretação de texto ensino médio
- revisar com exercícios de interpretação de texto ensino médio
- praticar interpretação de texto enem
- resolver muitas questões de interpretação de texto
- enem interpretação de texto
- aula de português interpretação de texto constantemente
Adquira o Livro Português Esquematizado Gramática, Interpretação de Texto, Redação Oficial e Redação Discursiva. O candidato tem diante de si todo o arsenal de Língua Portuguesa. Clique aqui e confira!
Compartilhe em sua s Redes Sociais!
4 comentários:
Achei a parte de interpretação interessantíssima, acredito que era o que eu esperava, ótimo.
Que bom!
Na questão 9, qual seria a palavra em destaque???????????????Ajuedem-me, caros amigos!
A palavra destacada na questão 9 seria ´´hibrida´´.
Postar um comentário